Veja quais são os principais carros elétricos a venda no Brasil!


Os carros elétricos vêm se popularizando aos poucos no Brasil, e é provável que você já tenha visto algum andando pelas ruas, não é mesmo? Mas, afinal, que modelos podem ser encontrados por aqui, quais são os seus diferenciais
e, o mais importante, vale a pena comprar um?


Ao longo deste texto vamos responder a todas essas dúvidas, trazendo alguns modelos de carros elétricos que têm se destacado. Continue com a gente!

O que são carros elétricos e quais os seus diferenciais?

Todos já ouvimos falar dos carros elétricos, mas, afinal, o que são esses veículos e o que os torna tão diferentes dos demais? Primeiramente, eles não utilizam nenhum tipo de combustível, apenas eletricidade, sendo que alguns modelos podem ter suas baterias carregadas até mesmo em casa.

Aliás, esse é outro diferencial dos carros elétricos. A energia que alimenta o motor é armazenada em baterias recarregáveis — normalmente de lítio. Outra diferença se dá no tamanho do propulsor, que geralmente é bem menor, mais leve e com menos componentes quando comparado com o modelo à explosão.

Vale a pena comprar um carro elétrico?

Uma das grandes perguntas que ficam é: vale a pena investir em um carro elétrico? Bom, é verdade que eles trazem uma série de vantagens e desvantagens, mas também é fato que muitos dos “problemas” vêm sendo derrubados aos poucos, conforme as pessoas vão conhecendo mais esses modelos.

A grande questão é que esses veículos ainda não são ideais para todos os consumidores, ou seja, é preciso analisar as vantagens, desvantagens e definir se eles atendem às suas necessidades. Vamos conhecer os prós e contras dos carros elétricos para ajudar na sua decisão?

Vantagens

Algumas das vantagens dos carros elétricos são que você não precisa se preocupar com andar com o tanque na reserva ou combustível adulterado. Aliás, a economia nesse quesito é bem grande. Vários modelos têm autonomia de mais de 400 quilômetros com uma única recarga, sendo ideais para viagens mais longas ou trechos curtos.

Com o vai e vem do preço dos combustíveis, deixar de depender deles é uma grande vantagem — além da economia gerada. Outra questão é em relação à tecnologia. Esses veículos estão no topo e costumam trazer o que há de melhor em segurança, conforto e desempenho.

Mas não para por aí. Você não precisaria mais ir a nenhum posto de combustível e nem enfrentar filas ou transtornos em épocas de greves ou aumentos. Com uma tomada especial e de fácil aquisição é possível recarregar o veículo em casa, na hora que quiser e sem complicação.

Desvantagens

É claro que existem algumas desvantagens, sendo que a principal ainda é o preço desses carros. Contudo, com a popularização e incentivos fiscais, isso tem mudado aos poucos e já existem modelos mais acessíveis. Outro problema que muitos indicam é a necessidade de fazer as revisões somente em concessionárias, o que acaba elevando o preço.

Esse é um erro que acabou caindo por terra, já que fazer as revisões nas concessionárias não quer dizer pagar mais caro, e você ainda conta com pessoas especializadas no assunto. Seja o carro elétrico ou convencional, existem muitas promoções que tornam essas manutenções muito mais baratas e acessíveis a todos.

Outro detalhe é a preocupação com o aumento no custo da energia elétrica e se o Brasil estaria preparado para suprir a demanda. Os engenheiros da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu Binacional Paulo Afonso Monteiro Maranhão Faria e Marcio Massakiti Kubo fizeram os cálculos.

De acordo com eles, caso todos os veículos produzidos no Brasil passassem a ser elétricos, isso representaria um aumento de 3,3% no consumo de energia, o que não traz nenhum tipo de risco. Com isso, outra “teórica desvantagem” acaba caindo por terra. Ainda assim, é preciso analisar com cuidado. Podemos dizer que, para quem costuma viajar e rodar bastante, a troca vale a pena.

Quais são os principais modelos à venda no Brasil?

Bom, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens dos carros elétricos, vamos apresentar alguns modelos disponíveis no Brasil e que vão ajudar na sua escolha do veículo ideal para a família, um que não quebre a todo o momento e os leve aonde e quando quiserem.

Nissan Leaf

O primeiro de nossa lista é o Nissan Leaf, um hatch médio ideal para quem precisa de espaço e conforto para viagens mais longas e versatilidade para enfrentar o trânsito pesado das grandes cidades. Esse modelo já está em testes desde 2011 e finalmente chegou para o público em geral.

Equipado com baterias de 40 Kw/h e um motor elétrico com 149 cavalos, ele traz uma autonomia de até 389 quilômetros. O modelo conta ainda com um generoso porta-malas de 435 litros, rodas de liga leve aro 17, faróis e lanternas LED, central multimídia e um visual sofisticado e inovador ao mesmo tempo.

Renault Zoe

O segundo de nossa lista é o Renault Zoe, um hatch compacto que já nasceu com alma de carro elétrico. Apresentado em 2018 no Salão do Automóvel, o modelo surpreendeu pelo seu custo abaixo dos demais. Suas baterias de lítio de 41 Kw/h aliadas a um motor de 92 cavalos trazem números consideráveis.

O Renault Zoe faz de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e tem autonomia de 300 quilômetros. A versão ZE40 conta com ar-condicionado automático, sistema de som premium Bose, central multimídia Easy Link com GPS e câmera de ré, cluster digital, rodas 16” em alumínio e direção elétrica.

JAC iEV40

O último de nossa lista é o JAC iEV40, a aposta da marca chinesa para entrar nesse mercado em crescimento. O modelo é semelhante ao JAC T40, mas traz algumas mudanças estéticas, como detalhes em azul, que trazem uma ideia de ecologicamente correto.

Seu motor com 115 cavalos garante uma autonomia de 300 quilômetros, com um tempo de recarga de 17 ou 2 horas em modo rápido. Ele vem equipado com cluster digital com informações sobre o consumo de energia, câmeras com visão 360°, trio elétrico e rodas de liga leve aro 16, entre outros.

Carros elétricos tendem a ser o futuro e, como você viu, muitas das desvantagens desses modelos já não existem ou estão sendo derrubadas. No entanto, para garantir a máxima satisfação e ter a garantia de que fez a escolha certa, é importante contar com empresas de confiança na hora de adquirir o seu.

Ficou interessado e quer mais informações sobre a aquisição de um carro elétrico? Então entre em contato com o time de especialistas do Grupo AB!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório