Descubra o que fazer para preservar a saúde da bateria do carro

Não importa se vamos pegar a estrada para uma esperada viagem de lazer, sair para mais um dia de trabalho ou apenas levar as crianças à escola: ficar na mão no meio do caminho é sempre um tremendo contratempo! Por isso, preparamos um conteúdo para que você possa descobrir o que fazer para preservar a saúde da bateria do carro.


Trata-se de um componente imprescindível para o funcionamento de qualquer automóvel, mas que nem sempre é tratado com o devido cuidado pelos proprietários, especialmente em períodos nos quais o veículo pode ficar parado por longos períodos.

Continue sua leitura e descubra como evitar esse tipo de problema!

Como a bateria do carro funciona?

De forma bastante resumida, podemos dizer que a bateria de um veículo automotivo tem a função de armazenar energia e alimentar os diversos componentes eletrônicos, sendo recarregada por uma peça chamada alternador. O armazenamento é feito quimicamente, uma vez que o interior tem placas com óxido de chumbo, banhadas por ácido sulfúrico.

Na prática, a bateria serve para dar partida, acender os faróis e deixar os sistemas elétricos em standby quando o carro estiver desligado. Por isso, se ela estiver em más condições, é bastante provável que você sequer saia do lugar. Para evitar dores de cabeça, o recomendável é usar marcas de qualidade e fazer a manutenção preventiva sempre que necessário.

O que pode influenciar a vida útil da bateria?

Em média, podemos dizer que as baterias automotivas dos dias de hoje duram cerca de 2 a 5 anos, com alguma variação de acordo com a marca, a frequência de uso e, sobretudo, o perfil do motorista. Afinal, não é novidade para ninguém que diversos fatores podem influenciar a sua vida útil, fazendo com que seja mais ou menos resistente.

O clima, por exemplo, tem forte influência, pois o calor excessivo de motores em funcionamento constante tende a reduzir sua durabilidade. Usar os faróis e o rádio com o veículo desligado também é algo a ser evitado. A manutenção, como dissemos, é fundamental, pois sujeiras nas conexões podem causar uma série de problemas no seu funcionamento.

O que fazer para preservar a saúde da bateria do carro?

Agora que você já está mais familiarizado com a forma como uma bateria funciona e descobriu alguns dos fatores que podem influenciar sua vida útil, podemos seguir para uma parte mais prática, trazendo dicas para preservar a saúde de um componente tão importante para o seu carro. Acompanhe.

Use peças originais no carro

Uma das principais dicas para preservar a saúde da bateria do carro consiste em usar apenas peças originais. Isso não apenas mantém a garantia do veículo, no caso dos mais novos, como também assegura que as especificações para o modelo e demais características da marca serão plenamente respeitadas, evitando problemas desnecessários.

Vale ressaltar que, nos dias de hoje, muitos automóveis vêm alcançando níveis avançados de uso de tecnologia, com vários recursos diferentes. Quando você deliberadamente coloca itens que não são originais, isso também pode afetar a bateria, diminuindo a sua vida útil. Portanto, não aposte em economias que podem custar caro depois.

Não deixe o veículo parado

Outra situação muito comum na qual as baterias dos carros podem experimentar problemas é quando o motorista fica muito tempo sem usar seu automóvel. Recentemente, vivenciamos um período no qual isso foi bastante recorrente, que foi a demanda de distanciamento e isolamento social, com eventuais lockdowns.

Quando isso acontece, a bateria descarrega aos poucos e, infelizmente, não é possível precisar de maneira exata uma quantidade de dias que seja segura sem andar. O recomendável, então, consiste em dar algumas voltas pelo quarteirão ou pelo seu bairro de vez em quando, mesmo que você não precise sair com o veículo.

Observe as falhas de partida

Você já experimentou a desagradável sensação de tentar sair com o carro e não conseguir dar a partida? Isso era mais comum com modelos antigos, mas pode acontecer até hoje, especialmente se a sua bateria não estiver nas melhores condições. Quando isso ocorre, é bem provável que a vida útil já esteja se esgotando.

Por isso, não caia na tentação de simplesmente ignorar e fazer o veículo pegar no tranco para carregar. Vale ressaltar também que insistir muito para dar a partida é uma ação potencialmente perigosa e que pode prejudicar outros componentes essenciais. Portanto, o ideal quando isso ocorrer sempre será procurar por uma oficina de confiança.

Realize revisões periódicas

Falando em oficina de confiança, temos que ressaltar a importância das revisões periódicas. Não importa se você tem um compacto popular ou um tremendo modelo de luxo: o fabricante estipula períodos nos quais algumas peças e componentes precisam ser checados e, eventualmente, trocados, para manter a total segurança e performance do veículo.

Nesse contexto, a bateria também é checada, bem como o próprio sistema elétrico. Será verificado o quanto de energia é exigida para manter tudo funcionando, serão observadas variações nas luzes, alterações na partida e outros sinais de problema. Com isso, tudo pode ser sanado antes de qualquer contratempo. Venha e agende conosco a sua revisão: acesse o link e perceba diferença!

Desligue as luzes ao sair

Por fim, uma das dicas mais óbvias para preservar a saúde da bateria do carro, mas que nem sempre é seguida à risca, está em desligar as luzes e outros componentes eletrônicos sempre que o veículo estiver desligado. Dessa forma, você conseguirá evitar desgastes desnecessários e fazer com que a durabilidade atinja o seu máximo.

Portanto, quando o motor não estiver funcionando, nada de faróis, lâmpadas internas, rádio ou ar-condicionado: tente fazer uso deles apenas depois de dar a partida e com a chave virada. Como a bateria é a fonte de energia para todos os aparelhos eletrônicos, quanto mais apetrechos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los, não é mesmo?

Pronto! Agora você já sabe como preservar a saúde da bateria do carro!

Gostou de descobrir o que fazer para preservar a saúde da bateria do carro? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter, no LinkedIn e no Google Plus!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido