Saiba o que é garantia de carro e a sua importância

O carro consiste em um bem que necessita de proteção e, assim, sua garantia proporciona bastante tranquilidade ao consumidor. Problemas mecânicos aparecem com frequência e, tendo essa carta na maga, possíveis contratempos são reduzidos. Afinal de contas, o veículo fica assegurado.


Nesse sentido, é importante ressaltar que a garantia de carro facilita o processo de conserto ou a troca do produto com defeitos de fábrica, sem gasto ao consumidor. Portanto, ela representa uma grande vantagem para quem adquire um transporte, já que evita maiores dores de cabeça. Continue a leitura e saiba mais a respeito do assunto!

Qual é a importância da garantia do carro?

A garantia cumpre papel essencial para o cliente. O automóvel é um produto de alto valor, e despesas envolvendo reparos não são nada vantajosas. Com esse recurso, evita-se uma série de problemas relacionados ao tema. Para quem não deseja contratempos após a aquisição, vale buscar organizações que ofereçam boas garantias, diminuindo gastos futuros.

Algumas dores de cabeça surgem com o decorrer do tempo, o que é inevitável. Mas outras aparecem por conta de algum erro de fábrica, e nesse cenário a garantia mantém o bom desempenho do veículo. Sem falar na facilidade de vender um carro que está na garantia.

Que vantagens ela oferece?

A garantia entrega diversos benefícios aos clientes e às organizações que comercializam os automóveis. Os clientes ficam assegurados de problemas que o carro apresente no passar do tempo, minimizando a necessidade de gastar dinheiro com serviços extras.

Por esse motivo, é preciso ficar atento à garantia e ao que ela pode cobrir. Hoje em dia, cresceu a procura por concessionárias capazes de disponibilizar boas oportunidades, pois comprar um carro que não apresenta nenhum tipo de garantia, além da obrigatória, gera riscos a médio e longo prazo.

Contudo, não é apenas o consumidor que se beneficia: a concessionária também. Afinal de contas, elas conseguem otimizar as vendas, proporcionando mais segurança ao consumidor e reduzindo os gastos com o pós-venda.

Quais os tipos de garantias existentes?

Existem basicamente dois tipos de garantia: a legal e a contratual. Na primeira, todos os clientes têm direito a uma proteção de 30 dias para produtos não duráveis e três meses para os duráveis, sem depender da empresa fabricante oferecer ou não uma garantia. Ou seja, não importa o que o cliente adquire, por lei ele já sai da loja com o serviço.

Já no modelo contratual, o fabricante é quem decide se vai ou não permitir uma outra garantia, o que não figura na lista de obrigações. Caso a instituição deseje disponibilizá-la, há acréscimo dela à garantia legal. O cliente nunca perde a garantia por lei, mesmo que a empresa responsável ofereça uma extra. Isso vale também para os carros usados.

Como funcionam as coberturas?

Cada marca apresenta a própria política de garantia. Porém, recomenda-se que o consumidor certifique os serviços assegurados durante os anos de garantia contratual, verificando ainda se existe alguma ação que permita a perda de direito da cobertura.

Os automóveis zero km têm, geralmente, cobertura de peças mecânicas, suspensão e acessórios originais. As peças que se desgastam com o decorrer do tempo, como pastilhas de freio, pneus, estofamentos, amortecedores e itens de suspensão, assim como itens que precisam ser substituídos rotineiramente, sobretudo filtros, fluidos e correios, estão eliminados dessa garantia.

Qual é a base legal?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia de um carro é do mesmo tipo quando adquirimos um bem durável. Por essa razão, costuma-se receber três meses de garantia ao comprar algo novo, período estipulado por lei.

É necessário mencionar que a garantia pode ser aplicada a serviços que envolvam manutenção, desde que a venda tenha sido realizada por uma empresa autorizada. Nessa situação, qualquer dado ou desgaste no carro prévios à sua entrega ficam sob responsabilidade da empresa revendedora.

O que provoca a perda da garantia?

A não realização dos procedimentos previstos no manual do carro pode invalidar a garantia, ou seja, é fundamental seguir com o cronograma das revisões e a manutenção periódica. Também vale ressaltar que todos os serviços devem estar sob cuidados da rede autorizada da marca.

Qualquer procedimento realizado pelo dono em oficinas não autorizadas pela marca pode causar a perda de garantia do automóvel. A instalação de equipamentos ou acessórios fora da rede de concessionárias da marca também gera o risco de fim do recurso. Se o cliente inserir algum novo equipamento, indica-se fazer uma consulta prévia e solicitar uma autorização por escrito com o fabricante.

O carro usado precisa de garantia?

Todo produto comercializado no mercado está coberto pela garantia legal, e isso abrange os automóveis usados. Contudo, a cobertura é válida para o veículo como um todo, não somente para motor e câmbio.

Dessa maneira, qualquer empresa responsável por vender o carro em ótimo estado de conservação, sem defeitos ocasionados por uma suposta péssima utilização do dono anterior ou mesmo decorrentes de desgaste natural. Se a loja comercializa o veículo com algum problema, o cliente precisa ser notificado de todas as falhas encontradas, que exigem correta especificação na nota fiscal.

Caso o cliente mostre interesse em uma compra dessa natureza, ele precisa tomar cuidado para não aceitar a nota fiscal apenas com o registro “venda no estado”, sem detalhamento. Afinal de contas, contratempos envolvendo peças não relatadas podem ser cobertos pela garantia legal. Sendo assim, os carros usados também ficam assegurados. É preciso abrir o olho no que diz respeito a esse aspecto durante a compra em uma concessionária.

Portanto, permaneça atento com a garantia de carro. O Grupo AB, por exemplo, oferece um recurso de três anos que ajuda a diminuir os custos do cliente, representando um importante diferencial no mercado. Busque uma concessionária responsável e que pense nos clientes, pois não é legal ficar na mão na hora em que o veículo apresenta algum erro. O Grupo AB dá todo o suporte e auxilia no que cada consumidor precisa.

Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog para entrar em contato conosco e saber mais a respeito da garantia de carros! 



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