Como funciona o carregamento de carros elétricos? Entenda aqui

A utilização de carros elétricos vem crescendo no Brasil. Com isso, as fabricantes inserem novos modelos no mercado. Dessa forma, é importante ressaltar que o carro elétrico funciona por meio da eletricidade, isto é, são carros nos quais a propulsão é feita, podendo ser de forma total ou parcial, com a utilização de um motor elétrico.


Nesse sentido, saiba que o carregador de um carro elétrico conecta o automóvel com uma fonte de energia para que a bateria seja carregada. O processo de carga é algo simples e fácil de ser feito. Continue a leitura e saiba mais a respeito do funcionamento do carregamento de carros elétricos! 

Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico? 

O tempo para realizar um bom carregamento no carro elétrico depende da potência (Kw) disponível na estação em que você realizará o processo, da potência máxima que o automóvel suporta ser carregado, do cabo usado, da capacidade do sistema de bateria do carro e da quantidade atual de carga do veículo ao iniciar a nova carga. 

Geralmente, um veículo com bateria de 40 KWh pode levar cerca de 6 horas para finalizar o carregamento em casa com a utilização de um carregador de 7kw potência, ligado a uma tomada de 220V. E ele pode ser carregado em 60 minutos se for ligado a uma potência de 50 kW. 

Desse modo, é perceptível que diversas situações podem interferir no tempo da carga. Logo, quem deseja carregar de forma mais rápida o seu veículo, deve utilizar uma potência maior. Os eletropostos conseguem oferecer de forma mais eficiente uma carga mais ágil. 

Quais os tipos de carregadores? 

Existem diversos carregadores capazes de realizar a recarga do carro elétrico. Sendo que cada um apresenta determinadas caraterísticas. Confira! 

Carregador básico 

O carregador básico é o que vem de fábrica junto ao automóvel e permite a recarga do veículo em tomadas de 10A e elas devem ser aterradas. É um aparelho muito fácil de ser utilizado, mas apresenta uma menor velocidade por causa da sua baixa potência. 

Carregador residencial 

O carregador residencial consiste em um dos modelos mais procurados, isso por causa de suas vantagens. Ele apresenta uma recarga 3 vezes maior que a emergencial, com mais proteções e sua instalação precisa ser bem-feita. 

O carregador residencial é simples de ser usado, seguro e uma ótima opção para recarregar o carro elétrico na garagem. Saiba que ele pode ser instalado em um totem ou na parede. Para que a instalação seja feita de forma correta, você pode contar com a ajuda de um profissional, como um eletricista.

Carregador comercial 

Os carregadores comerciais parecem com o modelo usado nas residências. A principal diferença entre eles está no monitoramento de consumo, chave de acesso, gestão de energia e cobrança. O comercial é uma ótima opção para empresas comerciais e para uso compartilhado. A carga do automóvel ocorre em corrente alternada de 16 a 32 A e podem ser inseridos fixos no solo, na parede ou no totem. 

Além dessas características, alguns modelos de carregadores comerciais têm duas tomadas, que permitem que dois veículos sejam carregados ao mesmo tempo, o que é muito vantajoso para quem não deseja ficar muito tempo na fila. 

Carregador de carga rápida 

Em algumas situações, é fundamental carregar o carro de forma rápida, para que não existam maiores contratempos. Os carregadores superrápidos apresentam uma potência mais elevada que os outros modelos. É possível encontrá-los em alguns eletropostos. Com eles, o condutor consegue alcançar uma boa carga em poucos minutos. 

Qual o custo médio? 

Passear com veículos elétricos é mais barato. Um automóvel a combustão precisa, normalmente, de 10 litros de gasolina para fazer 100 km. Já o carro elétrico é capaz de percorrer a mesma distância com 20 KWh. Dessa forma, o gasto com carro elétrico ficaria em torno de R $12,00 e a gasolina R$ 50,00. Nesse contexto, quem deseja economizar com combustível pode optar pelo carro elétrico. 

Quais os benefícios de contar com um carro elétrico? 

Os carros elétricos apresentam diversas vantagens para o país e para o proprietário. Por essa razão, sua aquisição vem crescendo de forma significativa no Brasil. Veja seus principais benefícios! 

Baixos gastos com manutenção 

Para um veículo elétrico, movido de forma totalmente elétrica, os gastos relacionados com manutenção são baixos, pois não é preciso substituir filtros de óleo e ar, correia dentada, velas de ignição, entre outros componentes do carro comum.

Além do mais, o desgaste das peças não ocorre com frequência. Geralmente, a manutenção de um carro elétrico leva poucos minutos e está relacionada a limpeza, balanceamento, alinhamento, rotação, suspensão, direção, controle de baterias de íons de lítio.  

Sem emissão de gases poluentes 

A não emissão de gases poluentes ao meio ambiente é uma das maiores vantagens do veículo elétrico. Em comparação aos modelos convencionais, o modelo elétrico reduz mais de 25% a geração de dióxido de carbono. É necessário destacar que os automóveis elétricos não liberam fumaça enquanto são utilizados, pois nem apresentam escapamentos. 

Elevado desempenho 

Os veículos elétricos proporcionam uma maneira mais constante e equilibrada no trânsito. Isso acontece porque o torque do propulsor elétrico ocorre de forma instantânea, ou seja, não eleva a rotação do automóvel. Além do mais, o condutor tem mais estabilidade ao realizar curvas acentuadas. 

Silencioso 

Os veículos elétricos são extremamente silenciosos. Não ocorre a queima de combustível e os motores elétricos executam suas funções sem barulho. Assim, quem está dentro do carro consegue realizar passeios mais confortáveis e prazerosos. É um ótimo benefício para quem não gosta de ruídos e quer fazer viagens mais tranquilas. 

Portanto, o carregamento dos carros elétricos pode ser realizado de forma simples. Para isso, basta escolher a maneira mais eficiente para suas necessidades. Saiba que o mercado oferece diversas opções para que esse processo ocorra de forma otimizada e sem maiores gastos. Logo, é primordial ficar atento à potência utilizada, ao cabo e à carga que deseja inserir no veículo. Assim, você poderá usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo modelo elétrico. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para acessar nossa página do Facebook e conhecer os principais carros elétricos presentes no mercado! 



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido