Carros elétricos: quais são os impactos ambientais do seu uso?

Nos últimos tempos, vivenciamos um grande debate a respeito de como os consumidores e empresas devem adotar medidas em prol da sustentabilidade, aprimorando a forma pela qual interagem com o meio ambiente. Pensando nisso, resolvemos preparar um post falando sobre quais são os impactos ambientais do uso dos carros elétricos.


O setor automotivo, historicamente conhecido por ser muito poluente, vem adotando medidas para mudar esse cenário, minimizando sua dependência de combustíveis fósseis e apostando em modelos mais eficientes, sobretudo em longo prazo.

Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que são carros elétricos?

Os carros elétricos, como o próprio nome já diz, são aqueles que funcionam por meio de eletricidade, minimizando ou eliminado completamente a necessidade do uso de algum tipo de combustível, como gasolina, álcool, diesel e assim por diante. Por isso, vêm ganhando muito espaço no mercado recentemente, tendência que deve crescer nos próximos anos.

O seu mecanismo de funcionamento depende, de maneira resumida, de quatro componentes básicos, que são a bateria, o inversor, o motor de indução e um sistema de recuperação de energia. Dessa maneira, não são emitidos ruídos incômodos nem poluentes, além da manutenção ser mais econômica, especialmente em longo prazo.

Quais os impactos ambientais dos carros elétricos?

A indústria automotiva vem apostando nos modelos elétricos exatamente para diminuir seus impactos ambientais. Algumas marcas, por exemplo, já começam a adotar medidas nesse sentido desde a fabricação, o que confere um diferencial competitivo em termos de marketing e faz com que os clientes mais antenados deem preferência para modelos assim.

Além disso, como o motor não produz ruído, automóveis do tipo aliviam a poluição sonora em meio ao trânsito, um problema grave para os maiores centros urbanos. Gases tóxicos, como o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, também são coisa do passado, pois eles só advêm da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.

Quais os maiores benefício dos carros elétricos?

Como dissemos, os carros elétricos vêm ao encontro de uma demanda relevante da sociedade atual, que é a de diminuir nosso impacto no meio ambiente. No entanto, nem de longe essa é a única vantagem, pois tais modelos são benéficos em muitos sentidos. A sua tecnologia, por exemplo, permite mais eficiência por meio do melhor aproveitamento energético.

Os custos menores de abastecimento são outro ponto alto da categoria, assim como o alívio tributário, pois há incentivos fiscais, como descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em alguns estados. Como o motor é bem mais simples do que a versão tradicional, é muito mais difícil que o proprietário enfrente algum problema como quebras.

Como você pôde ver, os impactos ambientais do uso dos carros elétricos são muito menores do que os veículos tradicionais. Eles são uma forte tendência para um futuro próximo e devem, em pouco tempo, começar a dominar o mercado automotivo.

Gostou de aprender mais sobre os carros elétricos? Então, compartilhe livremente o conteúdo em suas redes sociais!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido