7 principais vantagens do carro elétrico

O setor automotivo é um dos que mais vêm se adaptando nos últimos anos, de forma que seus produtos agreguem tecnologia e possam estar em melhor sintonia com as demandas, anseios, expectativas e necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente. Pensando nisso, preparamos um post com as principais vantagens do carro elétrico.


Trata-se de uma alternativa que vem ganhando bastante espaço no mercado mundial, inclusive no Brasil, especialmente por contar com a sintonia de um preceito extremamente valorizado no momento, que é o da sustentabilidade. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a sua leitura!

1. Não emite poluentes

Definitivamente, uma das principais vantagens do carro elétrico é que ele simplesmente não emite poluentes. Isso é muito importante em um momento como o atual, no qual os consumidores andam extremamente preocupados com o impacto que os seus hábitos têm no ambiente e preferem consumir produtos em sintonia com os preceitos de sustentabilidade.

Por isso, uma parte considerável da população não hesita em deixar para trás os modelos com motores à combustão, partindo para os de propulsão elétrica, tendo em vista que eles reduzirão muito a geração de gases poluentes, como o CO₂ (Dióxido de Carbono). Além disso, esses não liberam fumaça enquanto circulam e sequer possuem escapamentos.

2. Ótimo desempenho

Outra vantagem que os carros elétricos apresentam e que, por incrível que pareça, é pouco conhecida do público em geral, é os modelos contarem com um ótimo desempenho. Na prática, isso se traduz, por exemplo, em um torque quase instantâneo, que torna sua aceleração invejável até para alguns dos esportivos à combustão mais potentes.

A performance é favorecida, entre outros fatores, por conta de o centro de gravidade ser mais baixo na comparação aos veículos convencionais, o que permite uma disposição diferente das baterias no assoalho e uma dirigibilidade bem melhor. Mesmo em engarrafamentos ou trânsito intenso, o gasto de energia ocorre de maneira mais equilibrada.

3. Mais silencioso

Você já deve ter ouvido falar que o motor dos carros elétricos é muito silencioso, não é mesmo? Isso fez, inclusive, alguns locais considerarem a adoção de práticas bastante curiosas, como colocar um som artificial nos veículos para que os pedestres pudessem perceber mais facilmente quando um deles estivesse se aproximando.

Notadamente, nas cidades grandes, onde a poluição sonora chega a ser estressante, a ausência de ruídos é uma vantagem considerável. A sensação de conforto acústico e bem-estar a bordo é única, tornando qualquer viagem bem mais agradável para o condutor e seus passageiros, que podem conversar ou ouvir músicas sem nenhuma dificuldade.

4. Menor custo de abastecimento

Com as recentes altas do valor do barril do petróleo e do dólar, os preços dos combustíveis sofreram uma grande elevação. Dessa forma, muitos motoristas começaram a considerar outras alternativas de transporte, entre as quais o carro elétrico é, definidamente, uma das mais vantajosas, inteligentes e com potencial de crescimento nos próximos anos.

Isso ocorre porque tais modelos podem ajudar a poupar nas contas do mês, uma vez que o carregamento na tomada sai bem mais barato do que encher o tanque com gasolina, etanol ou diesel. A eficiência se traduz em outro relevante benefício, podendo oferecer um excepcional aproveitamento da energia gerada pelo motor.

5. Manutenção simples

Muita gente acha que a compra de um carro elétrico pode ser bastante dispendiosa por motivos irreais, como as despesas com a manutenção. No entanto, é um erro tremendo, tendo em vista que ela costuma ser mais simples e fácil do que podemos imaginar. Essa realidade, inclusive, deve ser ainda mais palpável nos próximos anos, com o crescimento do mercado.

O sistema de funcionamento de um veículo elétrico é bem inteligente e intuitivo, ao contrário dos complexos motores convencionais à combustão. São equipados com peças móveis, o que faz uma série de itens se tornarem obsoletos, como correias e caixas de transmissão, que passam a ser coisa do passado, assim como trocas de óleo e água.

6. Incentivos dos governos

Considerando que um carro elétrico traz uma série de benefícios para o cidadão e que eles são uma garantia de boa eficiência energética, não é de se espantar que diversos segmentos do poder público pensem em medidas para incentivar o seu consumo, não é mesmo? Por isso, uma das vantagens de ter um modelo do tipo é que ele recebe incentivos do governo.

Em diversos países — entre eles, o Brasil —, existem descontos bem interessantes. Em alguns estados, por aqui, os proprietários dos veículos elétricos têm isenções parciais ou totais de impostos, como o famoso IPVA. Em São Paulo, por exemplo, os elétricos sequer participam do rodízio, o que pode ser bastante interessante para quem precisa se deslocar muito.

7. Eficiência elevada

Por fim, não podemos concluir o post sem falar de um dos mais significativos e relevantes princípios que nortearam a criação da maioria dos carros elétricos que temos disponíveis no mercado de hoje. Eles foram forjados para oferecer o máximo de eficiência, em todos os sentidos, para beneficiar não apenas o proprietário, mas a sociedade de uma forma geral.

Há uma preocupação global com o mundo que deixaremos para nossas crianças, mas ele deve ser bem melhor se trocarmos motores poluentes por opções limpas. O mesmo vale para a poluição sonora, que é completamente atenuada com veículos movidos à eletricidade. Isso sem falar que os ocupantes ganham mais comodidade e conforto, o que é essencial no dia a dia.

Como você pôde ver, não faltam benefícios, e as 7 principais vantagens do carro elétrico que citamos no conteúdo são apenas algumas das que você poderá experimentar ao investir em um modelo do tipo. Considere essa opção, especialmente se você estiver em busca de mais conforto, desempenho ou de reduzir seus impactos ao meio ambiente!

Gostou de aprender mais sobre as principais vantagens do carro elétrico? Quer ajuda para comprar o modelo que melhor atende suas demandas, expectativas e necessidades? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores especializados! Com certeza, terá a orientação certa para escolher o ideal!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido