Carros sustentáveis? Conheça 8 modelos disponíveis no mercado!


A sustentabilidade consiste em um assunto cada vez mais presente nas indústrias de todo o mundo, especialmente nas montadoras de veículos, que são as responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Desse modo, as montadoras buscam desenvolver carros sustentáveis, que consigam satisfazer as necessidades humanas sem afetar os recursos naturais.


Sendo assim, as empresas já estão mudando os seus processos de criação, para que exista um consumo mais consciente da sociedade. É necessário ressaltar que vários carros já foram lançados pelas montadoras com características sustentáveis. Continue a leitura e saiba 8 modelos já disponíveis no mercado!

Como ser sustentável?

Primeiramente, é preciso saber que ser sustentável é não afetar os recursos naturais para as próximas gerações. Para ser sustentável é necessário ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto.

Dessa forma, é preciso ressaltar que para um veículo ser considerado sustentável é necessário consideração alguns fatores, como a pontuação verde. Logo, são utilizados alguns parâmetros, por exemplo, emissão de carbono, manufatura, economia de combustível, impacto ao meio ambiente e a fonte de energia usada.

Esses aspectos precisam ser avaliados criteriosamente, pois existem carros elétricos que podem ocasionar um elevado impacto global, isso depende dos efeitos que a sua fonte de energia provoca ao meio ambiente. Logo, para serem considerados sustentáveis os veículos precisam que a sua fonte de energia também seja. Sendo assim, é preciso prestar atenção nas informações relacionadas ao veículo que está adquirindo.

Quais os 8 carros sustentáveis no mercado?

Várias montadoras criaram carros sustentáveis para ajudar na preservação do meio ambiente. Sendo que cada modelo apresenta suas peculiaridades. Mas, o principal objetivo desses carros é emitir a menor quantidade de gás carbônico na atmosfera. Confira os principais lançamentos.

1. Ford Fusion Híbrido

O Fusion Híbrido da Ford emite somente 81 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado. É preciso destacar que o modelo convencional emite 147 gramas, a redução é muito significativa para o meio ambiente. O modelo sustentável é movido a gasolina e eletricidade, com um motor de 2.0. A potência combinada é de 190 cavalos, gasta cerca de 15 km/l na estrada e 16 km/l na cidade.

É necessário destacar que os modelos híbridos são mais econômicos no meio urbano por causa do reaproveitamento de energia cinética de frenagens. Sendo assim, é possível rodar distâncias maiores gastando menos combustível.

2. Volvo S90 T8

A finalidade da Volvo é transferir mais de 50% de suas vendas para veículos elétricos no ano de 2025. Esse percentual já atingiu 17%, correspondendo a mais de 115 mil veículos elétricos plug-in.

O modelo Volvo S90 T8 consiste em um modelo sustentável que já está disponível no Brasil. Ele apresenta um motor a combustão 2.0 turbo que oferece em torno de 320 cavalos comados a um propulsor elétrico que gera 407 cavalos e 62,2 Kgfm. Além disso, o carro tem um piloto automático adaptativo e consome cerca de 25 km/l na estrada. Saiba que emite cerca de 56 gramas de dióxido de carbono por km rodado.

3. BMW 530e

Esse modelo de carro sustentável conta com um propulsor elétrico e com um motor a gasolina de quatro cilindros para alcançar uma elevada potência, que gira em torno de 248 cavalos e 42,8 Kgfm. O automóvel emite cerca de 65 gramas de gás carbônico por quilômetro percorrido. O consumo gira em torno de 21 km/l na estrada e 20 km/l na cidade.

4. Toyota Prius

A empresa japonesa apostou na elaboração de carros sustentáveis e criou uma potência em forma de modelo híbrido, que já é comercializado no mundo. O modelo Toyota Prius emite 71 gramas de gás carbônico e consome somente 17 km/l na cidade e 18 km/l na estrada. Além do mais, o automóvel apresenta um motor de 1.8 com 98 cv de potência e 14,2 kgfm de torque.

5. Porsche Panamera

O automóvel Panamera combina um motor V6 2.9 biturbo de 330 cavalos e 45,8 mkgf. A sua potência combinada gira em torno de 482 cavalos, com 71,4 mkgf. O seu consumo de combustível é de 25,7 km/l na estrada e 17,8 km/l na cidade. Esse veículo é capaz de emitir somente 61 gramas de dióxido de carbono por quilômetro percorrido.

6. e-Hybrid

O e-Hybrid sustentável apresenta um motor V8 4.0 biturbo. Ele é capaz de gerar 136 cavalos e a gasolina ele entrega cerca de 440 cavalos. Caso ele combine, ele pode desenvolver 680 cavalos e 86,7 mkgf. Com um consumo em torno de 34 km/l. Com consumo médio de gasolina de 34 km/l. Esse modelo é capaz de emitir pouco mais de gás carbônico, mais ou menos 66g/km.

7. Leaf

O Leaf foi elaborado pela Nissan e, após uma avaliação a respeito de sua sustentabilidade, recebeu 61 pontos. Com apenas uma carga o condutor pode percorrer em torno de 170 km. Esse modelo de carro é 100% elétrico e é um dos mais comercializados no mundo. A sua carga pode ser feita em tomadas de 110 v ou 220 v e é carregada em 8 horas.

8. e-Golf

O e-Golf foi criado pela Volkswagen com o motor completamente elétrico, ele apresenta uma autonomia de até 120 quilômetros com a realização de apenas uma carga. O automóvel foi avaliado e recebeu a pontuação verde de 61 pontos.

O veículo apresenta faróis de LED atrativos e uma potência de 100 kw. Além do mais, a bateria pode ser carregada rapidamente com uma corrente elétrica contínua, saiba que em apenas 45 minutos é possível carregar a bateria em 80% de sua capacidade.

Portanto, as fabricantes estão buscando deixar seus veículos cada vez mais adequados às novas necessidades do mundo, pois não é nada satisfatório afetar os recursos disponíveis para a sociedade. Essa preocupação é muito válida para conseguir criar carros cada vez mais ecológicos e potentes.  

As montadoras que apresentam essa preocupação se destacam no mercado consumidor, visto que os clientes saberão de sua preocupação com o meio ambiente e com o próximo. Desse modo, a quantidade de frota de carros sustentáveis tende a crescer a cada dia, já que existe uma demanda forte no mercado para isso.

Aproveite a visita e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam quais são os principais carros sustentáveis.



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido