Carro híbrido ou elétrico: principais diferenças entre eles (escolha o seu!)

Automóveis passam por constantes mudanças. Afinal de contas, as fabricantes buscam a criação de opções cada vez mais eficientes e menos nocivas aos recursos naturais. Assim surgiram os carros híbridos e elétricos, apresentando ferramentas tecnológicas capazes de reduzir a utilização de combustível fóssil na alimentação dos seus motores.


Entretanto, existem algumas distinções entre os dois modelos de veículos. Deste modo, é preciso ficar atento às características para saber qual se adequa às suas necessidades. No mercado já figuram ambos, ganhando cada vez mais destaque dentro do ramo. Carro híbrido ou elétrico: continue a leitura e conheça as principais diferenças!

O que são carros elétricos e híbridos?

Os carros híbridos possuem motores a combustão e elétrico. Eles realizam um trabalho em conjunto, e a maneira de uso os classifica em híbrido-paralelo, híbrido-série e híbrido misto. Versões híbridas-paralelas utilizam motor elétrico para auxiliar no processo de combustão. Já nas em série ocorre o oposto, pois o motor a explosão funciona com um gerador, ou seja, é capaz de carregar as baterias do veículo.

Enquanto isso, carros híbridos-mistos chegam com motores que garantem a movimentação. Em reduzidas velocidades, o responsável por isso é o motor elétrico. A parte a combustão gera a energia suficiente para recarregar as baterias junto ao sistema de frenagem. Assim que a velocidade aumenta, o propulsor a explosão toma lugar.

Nos modelos de veículos elétricos, os motores são alimentados por baterias recarregáveis. Desta maneira, a eletricidade faz o carro se movimentar nas ruas. Os combustíveis não integram esse tipo de carro.

Quais as vantagens?

Modelos híbridos e elétricos apresentam grandes vantagens. O híbrido utiliza o motor a combustão como auxiliar na carga das baterias e aproveita a energia provocada durante os processos de frenagens, dispensando a necessidade de carregamento. Além do mais, assegura uma manutenção muito parecida com a de um carro normal.

Ainda é preciso ressaltar que o modelo de carro híbrido entrega um ótimo desempenho em congestionamentos. Isso ocorre porque ele permite a condução somente com o motor elétrico e, durante as frenagens, as suas baterias são recarregadas.

Um dos mais importantes benefícios do carro elétrico diz respeito à sustentabilidade: ele não agride a natureza como os convencionais. De quebra, não emite gases poluentes e tem motor bastante silencioso. Portanto, os elétricos representam ótimas opções para quem pensa nos recursos naturais e deseja um automóvel inovador.

Como cada um funciona?

Carros elétricos não queimam combustíveis fósseis, pois o funcionamento se dá por meio de uma corrente elétrica. Para que isso aconteça é necessário que o veículo possua bateria, motor de indução, inversos e sistema de recuperação de energia.

A bateria recarregável armazena energia elétrica, posteriormente empregada no funcionamento do veículo. Já o inversor converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é conduzida até o motor por indução. Assim, a eletricidade liga os mecanismos do motor, que faz as rodas girarem e o automóvel andar.

Sem a queima de combustível, o carro não emite ruídos e nem gera poluentes. Além do mais, a utilização de eletricidade permite que a energia seja melhor usada, já que o mecanismo do motor faz menos atrito em comparação com o motor a combustão.

No modelo híbrido, o sistema central do veículo reconhece quando a bateria no motor elétrico está perto de acabar, e o processo de queima entra inicia até com o carro imóvel ou em deslocamento, ajudando ano processo de recarga. A eletricidade atua para tirar o carro da inércia.

O gerador do carro híbrido é o responsável por transformar a energia cinética do motor a combustão em energia elétrica, que será utilizada pelo outro motor. Essa conversão pode acontecer durante as frenagens ou enquanto o veículo anda sem aceleração.

Qual a diferença entre eles?

O carro elétrico usa apenas o motor elétrico, e não apresenta motor a combustão como o de gasolina e álcool. Assim, existe só a energia elétrica. Os automóveis elétricos têm plug-in, normalmente localizado na parte da frente do veículo, servindo para completar a sua recarga, processo feito pelo eletro posto.

Já o modelo híbrido funciona com dois motores, um a combustão e outro que se vale da eletricidade fornecida pela bateria. A combinação entre esses dois itens é controlada por uma parte do veículo que sabe quando surge a necessidade de acionar o motor a combustão, ou motor elétrico ou a junção dos dois, conhecida como central.

A maioria dos carros híbridos não possui plug-in para inserir na tomada, ou seja, ele é recarregado pelo motor de combustão.  

Quais os carros com essas características no Brasil?

O Toyota Prius é um modelo híbrido comercializado no Brasil, cujo valor gira em torno de R$ 125 mil na versão 1.8 VVT. Em velocidades acima de 50 km/h, o motor elétrico fica responsável por impulsionar o carro. Mais alto que isso, os dois motores são utilizados.

Já o Volvo XC60 T8 Hybrid consiste em um tipo de veículo híbrido elétrico plug-in. Ele pode ser recarregado na rede elétrica e, assim, garante bateria com elevada autonomia e bom desempenho nas estradas. Podemos incluir também o modelo BMW i8 e 530e.

Também há a BMW I3, único modelo elétrico comercializado no Brasil. A sua versão mais básica gira em torno de R$ 160 mil, apresentando autonomia de 300 km, o que corresponde a 60 km/l. O carro vem com motor de 170 cavalos, permitindo ir de 0 a 100 km/h em 7,25 segundos. É uma alternativa atraente por características como rapidez e eficácia.

A probabilidade de encontrar um híbrido ou elétrico no mercado só tende a aumentar nos próximos anos, visto que a população está buscando por veículos que não agridem os recursos naturais e que não prejudiquem as gerações futuras.

O Grupo AB é uma empresa capaz de ajudar você ao longo do processo de escolha da melhor opção. Nossa marca oferece diversas versões para o público, sempre com excelente custo-benefício. Logo, podemos impactar significativamente na sua decisão e ainda gerar economia ao seu bolso!

Gostou do post? Então aproveite para entrar em contato conosco e saber mais a respeito dos carros híbridos e elétricos!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido