Entenda bem os modelos de carro Volvo XC90 vs Audi Q7


Volvo XC90 vs Audi Q7 é uma disputa entre o melhor da tecnologia alemã contra o primor sueco, e quem se beneficia é o público brasileiro, que tem a chance de escolher um dos dois grandes expoentes do luxo automotivo. Ambos são concorrentes diretos, por isso a definição da alternativa ideal costuma gerar uma série de dúvidas.


Os dois modelos pertencem à mesma categoria: são SUV's, uma das mais cobiçadas no mercado mundial durante os últimos anos, tendência que não deve mudar em curto ou médio prazo. É justamente a tentativa de conquistar um público cada vez maior o que trouxe ambos os gigantes ao país, com preços para quem pode optar pela exclusividade.

Para ajudar quem está com essa dúvida, que é o sonho de qualquer amante de automobilismo, fizemos um comparativo. Assim, você identifica o melhor para o seu perfil. Continue a leitura e confira!

Visual externo

Ambos apresentam robustez compatível, são veículos grandes e conseguem facilmente se impor no trânsito em ruas e estradas. A dianteira do Volvo exala um pouco mais de requinte e sofisticação, enquanto o Audi aposta em uma jovialidade sóbria.

O XC90 entrega bastante singularidade em seu design, com uma ampla grade que destaca o logotipo da marca e faróis de Led divididos por um feixe de luz. O Q7 também tem uma grade vistosa, com seis verticais cromadas que cruzam largas entradas de ar do motor. Ambos se caracterizam por linhas harmônicas e vincos bem empregados, o que se espera dessa categoria e faixa de preço.

Os mencionados vincos fluem de forma natural para as laterais dos carros, demonstrando um belo acerto aerodinâmico em ambos. A traseira do Volvo é mais atraente em comparação ao Audi, por conta da distribuição da lanterna traseira e da manutenção da altura.

O Q7 possui um leve rebaixamento, lembrando um pouco as saudosas peruas, e isso também pode chamar a atenção, de forma positiva, de um público mais nostálgico. Mas por carregar o DNA completo de um SUV, o Volvo merece certa vantagem devido ao seu visual externo.

Interior e acabamento

O Audi parece visualmente mais tecnológico, mas não é nada que não esteja devidamente equiparado no Volvo. Quanto ao acabamento, os dois modelos oferecem o que há de melhor nesse quesito, privilegiando o conforto.

Ambos disponibilizam sete assentos, número ideal para famílias grandes que viajam com frequência. A capacidade de carga de ambos varia, pois é aumentada quando os bancos da última fileira estão rebatidos. No Volvo, a capacidade de carga do porta-malas fica na casa dos 262 litros com a terceira fileira ocupada e dos 721 litros usando os bancos rebatidos.

No Q7, a capacidade é um pouco maior: são 295 litros com todos os lugares ocupados e 890 litros sem ocupantes na terceira fileira. Um destaque está na possibilidade de se rebater também os bancos da segunda fileira, o que aumenta o limite de carga do porta-malas para impressionantes 1.925 litros.

Um diferencial oferecido pelo Volvo reside nos sistemas de som de acordo com as versões adquiridas. Na versão Premium Sound, há um amplificador de 12 canais, com 19 alto-falantes, que totalizam a potência de 1.400 watts, um sistema bastante completo para quem privilegia a música no trânsito ou em viagens.

Outra exclusividade do Volvo é o modo concert, um ajuste feito pelos engenheiros da marca buscando reproduzir a mesma experiência sonora obtida na sala de concerto de Gotemburgo, na Suécia.

Itens de segurança

Nesse quesito, a maior referência do mercado é a própria Volvo, e o XC90 reúne o que há de melhor para a preservação da segurança no trânsito. Tudo está integrado no sistema IntelliSafe, que funciona o tempo inteiro com o objetivo de garantir a integridade de todos em qualquer situação.

O Volvo faz a leitura inteligente dos sinais de trânsito, indica mudanças de faixa e entrega controle eletrônico de estabilidade, além de estacionamento automático. De quebra, projeta informações relevantes no para-brisa, na altura dos olhos do motorista, permitindo que ele saiba tudo sem precisar desviar o olhar da via.

O Q7 certamente renderia melhor se a disputa não fosse contra a maior referência em segurança no mercado mundial, mas também não decepciona. Assim como o Volvo, oferece múltiplos airbags, sensor de fadiga, controle eletrônico de estabilidade, monitor de pontos cegos e outros itens esperados para veículos dessa faixa de preço e categoria.

Motor e desempenho

Ambos são modelos grandes e pesados, demandando uma motorização possante o suficiente para garantir um bom desempenho. Nos dois modelos essa característica marca presença, sendo que o Volvo investe no Downsizing, um motor potente mas enxuto, enquanto o Audi usa o clássico V6.

Mas o motor turbo de 2.0 litros com quatro cilindros não é um aspecto negativo para o XC90, pois garante 320 cv na versão a gasolina e 235 cv na versão a diesel. A transmissão também merece destaque, já que ambas as motorizações contam com o câmbio automático Geartronic de oito velocidades.

Há ainda uma terceira motorização, a híbrida T8, que une um motor elétrico a um motor a combustão, entregando 407 cv e tração sempre integral. A ida de 0 a 100 km/h acontece em 6,5 segundos no motor a gasolina, subindo para 7,8 na versão a diesel e despencando para 5,6 segundos na motorização híbrida.

Já o Q7 conta com o motor V6 de 3.0 litros TFSI, que assegura 340 cv de potência. Assim como o Volvo, ele apresenta câmbio automático de oito velocidades, mas traz tração integral em todas as versões.

Atualmente não há a opção de motorização híbrida ou diesel, sendo disponibilizado apenas um modelo a gasolina. Seu 0 a 100 km/h é feito em 5,9 segundos, o que acirra a disputa entre o Volvo XC90 e o Audi Q7.

Porém, considerando todos os itens apontados no comparativo Volvo XC90 vs Audi Q7, há uma boa vantagem para a alternativa sueca, que merece um test-drive de quem ainda está em dúvida. De qualquer maneira, vale ressaltar: se a compra ocorrer em uma concessionária experiente e de credibilidade, como o Grupo AB, você certamente garante um grande investimento.

Quer saber mais sobre o Volvo XC90? Entre em contato conosco e venha conhecer o seu próximo carro!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido