Saiba mais sobre o LED automotivo!


Hoje em dia, as lâmpadas de LED já viraram tendência no mercado automotivo, sobretudo devido a características como segurança, estilo e durabilidade. O LED (diodo emissor de luz, do inglês Light Emitter Diode) é um semicondutor que converte energia elétrica em luz com mais eficácia.


Mesmo os motoristas que não são fascinados por personalizar o visual do carro vêm se rendendo às vantagens do LED para a iluminação do automóvel. Afinal, existe uma excelente integração de durabilidade, economia, estilo e visibilidade. Tratam-se, portanto, de ótimos produtos, além de alternativas viáveis.

Para que você saiba mais a respeito do tema, nós abordamos ao longo do artigo tudo o que precisa entender sobre o LED automotivo. Continue a leitura e confira!

Como funciona o LED automotivo?

Em termos técnicos, o LED é um componente eletrônico que emite luz e apresenta características tecnológicas semelhantes aos chips dos computadores, adequados para fazer com que energia elétrica se transforme em fonte luminosa.

Ao contrário das lâmpadas convencionais, formadas por descarga de gases, ações ultravioletas, filamentos metálicos e outras propriedades danosas ao meio ambiente, o LED para o mercado automotivo apresenta outra fórmula. É a mesma estrutura de uma lâmpada original do fabricante mas, ao invés de um bulbo com filamento, há um LED de alto desempenho.

Além disso, estão incluídas diferentes bases, formas e cores, substituindo as principais funções de sinalização e luz interna, como luz de seta, luz de freio, lanterna frontal, lanterna traseira, ré, luz de teto, luz de porta-luvas, entre outras.

Qual a diferença para as luzes tradicionais?

As lâmpadas originais de fábrica encontradas no veículo são conhecidas como halógenas. A origem delas é baseada na lâmpada incandescente, que apresenta baixa intensidade luminosa e vida útil, porém um custo menor do que as lâmpadas de LED. 

A grande distinção entre a lâmpada de LED e a lâmpada halógena reside nos filamentos. A primeira não conta com o fio que produz calor e luz e seu desempenho é realizado por meio de um diodo emissor que transforma energia em luminosidade, não sendo necessário aquecer o filamento.

Diante disso, a potência da lâmpada halógena é superior, gerando mais calor. Parte desse calor se dissipa para o ambiente, aumentando significativamente a temperatura interior do veículo.

Além de garantir maior durabilidade do que a lâmpada convencional, o LED é mais resistente a impactos e vibrações, não emite radiações infravermelhas e ultravioleta e não interfere em sistemas eletrônicos.

O que diz a legislação?

Antes de sair trocando as lâmpadas do seu carro pelas de LED, vale a pena avaliar a compatibilidade, verificando se o tipo de LED é o mesmo do item original do veículo.

Isso porque a partir de 1º de janeiro de 2021 fica proibido substituir qualquer lâmpada do sistema de iluminação automotivo por outras de potência ou tecnologia diferentes da original de fábrica, conforme Resolução 667 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2017.

Por isso, para aqueles que pretendem promover a mudança no sistema de iluminação do carro a partir da instalação das lâmpadas de LED, é imprescindível seguir as orientações da legalização.

Outro aspecto da lei que deve ser destacado é a obrigatoriedade da luz de circulação diurna, conhecida por DRL, para carros novos. Refere-se a um sistema de iluminação que fica aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão desligados, o que exclui a necessidade de ligar os faróis baixos na rodovia.

Quais os benefícios desse tipo de iluminação?

As lâmpadas LED oferecem diversos benefícios tanto para os automóveis quanto para os motoristas. Por esse motivo, atualmente têm ganhado destaque no mercado automotivo. Confira, a seguir, as principais vantagens de utilizar esse tipo de iluminação!

Economia

Sem dúvidas, esta figura como a característica mais requisitada quando o assunto é iluminação, e a lâmpada LED apresenta ampla vantagem. Comparada às tradicionais, a LED economiza até 80% de energia, permitindo melhor iluminação e visibilidade do veículo até mesmo para outros condutores.

Isso ocorre devido à estrutura da lâmpada, na qual o diodo tem uma capacidade luminosa mais elevada, o que gera uma quantidade maior de luz com menos energia, sem falar na durabilidade superior. 

Emissão de baixo calor

O excesso de calor produzido é um dos principais problemas apresentados pelos antigos faróis, sejam eles fluorescentes ou incandescentes. Esse calor era produzido por causa do processo de transformação de energia luminosa, que além de luz gerava muito calor, tornando-o bastante ineficiente.

Outra vantagem do LED automotivo é que ele requer baixa manutenção devido à sua eficiente vida útil. De quebra, pode ser produzido para emitir todas as cores do espectro sem precisar de filtros.

Design inovador

Os LEDs também proporcionam maior liberdade no design do veículo. Afinal, não há necessidade de uma área mais ampla para inserir um refletor, dando maior conforto visual ao carro.

Como as peças são produtos modernos, o designer do produto é inovador, garantindo um desenho arrojado e original.

Como funcionam troca e manutenção da iluminação?

Para aqueles que ainda não possuem a tecnologia LED, uma boa noticia: é permitido fazer a troca das lâmpadas tradicionais originais do automóvel. No entanto, o dono do carro deve seguir algumas normas estabelecidas pela Resolução 227 do Contran.

No caso de trocar as lâmpadas de farol, é preciso descrever a mudança no documento do veículo, que apresentará a alteração do tipo de iluminação utilizada. Esse processo é exigido porque o Contran avalia a modificação para o LED como uma mexida na tecnologia do automóvel, e ela precisa constar na documentação.

Seu objetivo consiste em, basicamente, assegurar que a lâmpada de LED obedeça aos padrões estabelecidos, isto é, que ilumine a via sem atrapalhar a visão dos outros motoristas.

Para a troca da lâmpada de LED automotivo, é essencial contar com produtos de qualidade, que sejam certificados e autorizados para veículos. Além disso o serviço, apesar de simples, deve ser realizado por um profissional especializado e habilitado nesse processo.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro de todas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!



Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido