Abastecer carro elétrico e híbrido: veja como funciona!

Enquanto os veículos a combustão tradicional precisam ser abastecidos com gasolina, álcool ou diesel, os elétricos têm esse modo de energia como fonte de alimentação. Com isso, abastecer carro elétrico e híbrido proporciona diversos benefícios aos motoristas e seus veículos.


Como a eletricidade é uma fonte de energia mais barata e acessível, a economia é significativa em relação aos carros a combustão. Além disso, o abastecimento é mais fácil e conveniente, já que é possível realizar o carregamento em casa ou em postos específicos.

Quer saber como funciona o abastecimento desses modelos e seu custo em relação aos automóveis a combustão? Continue a leitura e tire essas e outras dúvidas sobre o assunto!

Como funciona o abastecimento de carro elétrico e híbrido?

Enquanto os veículos elétricos são equipados com um motor 100% alimentado por bateria, os híbridos funcionam com dois tipos de motores: um elétrico e outro movido a combustão, seja gasolina, álcool ou diesel. Por isso, há diferenças no abastecimento entre os modelos.

A seguir, confira como é feito o carregamento de carros elétricos, híbridos tradicionais e híbridos plug-in.

Elétrico

Ao contrário dos carros a combustão, os elétricos têm baterias no lugar do tanque de combustível. Isso significa que o abastecimento não é feito enchendo o tanque com gasolina ou diesel, mas sim, conectando-o a uma estação de carregamento para que a bateria seja carregada.

O processo é bastante simples: utilizando um carregador, basta conectar o carro a uma fonte de energia elétrica. Os pontos de recarga podem ser encontrados nas versões residencial, comercial ou de carga rápida, além de serem disponibilizados nos modelos portáteis, fixos na parede/suporte ou instalados diretamente no chão.

Híbrido tradicional

Este modelo é aquele cuja bateria não pode ser recarregada de maneira externa. Nesse caso, o próprio carro carrega a bateria, o que é feito pelo próprio motor a combustão e também pelos freios regenerativos, que alimentam o equipamento no momento da frenagem.

Além disso, como o híbrido tradicional conta com um motor a combustão, é necessário que o motorista abasteça o carro com gasolina, etanol, diesel ou uma combinação entre esses combustíveis.

Híbrido plug-in

O diferencial do híbrido plug-in é sua capacidade de ter o motor elétrico recarregado com um plug, que permite a conexão do veículo com uma tomada doméstica ou pública. Sua vantagem é uma maior autonomia em relação ao híbrido tradicional, além de ser mais econômico.

O abastecimento, além de demandar o uso da tomada, segue a forma tradicional de outros híbridos, como o uso do motor, freio regenerativo e inércia. Além disso, é necessário abastecer o motor a combustão com combustível.

Como é calculado o tempo de recarga?

Para fazer uma estimativa do tempo de recarga de um automóvel elétrico ou híbrido, basta utilizar a potência do carregador e o tamanho da bateria. O cálculo deve ser feito dividindo a capacidade da bateria pela potência de carregamento.

Vamos pegar como exemplo o Nissan Leaf, na opção de bateria de 40 kWh. Se a estação de carregamento tem uma potência de 7 kW, a bateria será totalmente carregada em até 6 horas. Já com um carregador rápido com potência de 50 kW, o equipamento estará pronto para funcionar em menos de 1 hora.

Qual é a duração da bateria de modelos elétricos e híbridos?

O desenvolvimento de novas soluções para as baterias de carros elétricos e híbridos tem contribuído para o aumento da autonomia dos modelos nos últimos anos. Hoje, a maioria dos automóveis são equipados com baterias capazes de rodar por mais de 200 quilômetros.

Entre os elétricos, os carros com baterias de maior durabilidade incluem o Mercedes-Benz EQB (474 km), o EQA (495 km) e o EQE Sedan (645 km). Já entre os híbridos, destacam-se o Volvo XC-60 T8 (75 km) e o XC-90 Recharge (71 km).

Mas vale destacar que, assim como acontece com veículos movidos a combustível, a autonomia pode variar dependendo da forma como ele é usado. Rodar em alta velocidade e usar excessivamente o ar-condicionado, por exemplo, pode reduzir a capacidade da bateria.

Como funciona o gasto de energia de carros elétricos e híbridos?

Cada empresa fornecedora de energia cobra uma tarifa diferente no Brasil, o que significa que motoristas em estados diferentes não pagam o mesmo valor na hora de abastecer.  

Para entender como funciona o gasto ao abastecer carro elétrico e híbrido, vamos pegar o exemplo que usamos nos últimos tópicos, do Nissan Leaf, com bateria de 40 kWh. Nesse caso, vamos levar em consideração um tempo de carregamento de 6 horas e o valor do kWh praticado na cidade do Rio de Janeiro, que é de R$ 1,03.

O primeiro passo é saber qual é o gasto do Nissan Leaf a cada 100 quilômetros e, a partir dessa informação, encontrar o valor exato de kWh que ele gasta a cada carga. O cálculo é simples:

  • multiplique a capacidade da bateria (40 kWh) por 100 (km);
  • divida o valor pela autonomia total do modelo (270 km);
  • o resultado é 14,81 kWh, valor gasto pelo Leaf a cada 100 quilômetros rodados.

Como 14,81 kWh é o gasto a cada 100 quilômetros, isso significa que, em 270 km, o gasto em kWh é de 39,98 kWh. Uma vez que cada kWh na capital do Rio custa R$ 1,03, o preço que o motorista terá que pagar para recarregar o Nissan Leaf e rodar sua autonomia total é de R$ 41,17.

Agora vamos analisar o gasto para abastecer carro elétrico e híbrido com um modelo a combustão. Levando em consideração que o preço do litro da gasolina no Brasil atualmente é de R$ 5,51, e que o tanque do Nissan Leaf tem capacidade de 50 litros, o custo de abastecimento seria de R$ 275,50. Ou seja, dirigir um elétrico sai muito mais em conta.

Como você deve ter percebido, abastecer carro elétrico e híbrido vem se tornando cada vez mais acessível. Com a expansão da infraestrutura de carregamento e a evolução das tecnologias de baterias, a expectativa é que os proprietários desses veículos possam desfrutar de uma experiência de condução ainda mais econômica e sustentável nos próximos anos.

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