6 vantagens de comprar um carro com banco de couro


Um carro com banco de couro agrega um alto status ao motorista, pois deixa o interior do veículo moderno, elegante e sofisticado. Não é à toa que esse tipo de revestimento tem aparecido até mesmo em veículos mais acessíveis.


A versão Highline TSI do Volkswagen Polo, por exemplo, oferece bancos em couro como itens opcionais, mostrando que não são apenas os carros de luxo que saem de fábrica com esse diferencial.

Mas você conhece as vantagens proporcionadas por bancos em couro? E os cuidados necessários com ele? Ao longo do artigo, trazemos essas e outras informações importantes para tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e não perca!

Quais são as seis principais de bancos em couro?

Conforme já abordamos, o couro é capaz de tornar qualquer automóvel mais moderno e estiloso. Mas não se engane: as vantagens vão além da parte estética. Acompanhe, a seguir, os seis grandes benefícios assegurados pelos bancos em couro!

1. Acabamento superior e de alto padrão

Os bancos de couro dão um aspecto totalmente diferente ao carro, acrescentando estilo e alto padrão, além de um acabamento impecável. Somente modelos de luxo — como o Mercedes Maybach 6 Cabriolet — contavam com tal acessório, mas devido à redução no custo de produção e a uma infinidade de vantagens, muitos proprietários de veículos têm aderido a esse padrão.

Bancos de couro costumam ser produzidos quase 100% à mão, a partir do uso das melhores matérias-primas. De quebra, passam por um rigoroso teste de qualidade e são pensados para resultar em conforto e beleza. Assim, é quase impossível encontrar um veículo prejudicado por costura mal feita ou design ruim.

2. Conforto e beleza

Os bancos de couro passam por várias fases durante o projeto e são construídos para garantir o máximo conforto ao motorista e demais ocupantes do veículo. O próprio material já auxilia nisso, uma vez que tende a acomodar melhor o condutor, dando uma sensação de aconchego, como o sofá de casa.

Quanto à beleza, os bancos de couro falam por si: basta olhar para perceber a diferença em relação ao modelo de tecido. As formas costumam ser muito mais agradáveis e com um toque esportivo, além de trazerem belos padrões de cores. Em alguns casos, são usados adereços em metal ou bordados, aumentando a elegância.

3. Facilidade para limpar, evitando odores desagradáveis

Uma das principais vantagens de um carro com banco de couro é que o material apresenta bastante facilidade para limpar. Como não absorve líquidos, o processo se torna muito mais simples, exigindo apenas um pano úmido na maioria dos casos.

Graças à superfície encouraçada, farelos e outras partículas também não grudam no material. Assim, uma espanada já é suficiente para resolver o problema. Você só precisa ter cuidado com os produtos que utiliza, pois alguns materiais de limpeza podem causar danos.

O couro também evita odores desagradáveis, sobretudo em dias de chuva ou quando o veículo fica muito tempo guardado em garagem sem ventilação, por exemplo. Além disso, o próprio material tem um cheiro característico, transmitindo a impressão de que o automóvel está sempre novinho em folha.

4. Benefícios à saúde

A praticidade da limpeza também é muito interessante no que diz respeito à saúde, uma vez que poeira e outros materiais não aderem ao banco. Assim, a higienização e a eliminação de bactérias nocivas viram processos bem mais rápidos. Ácaros são enormes inimigos de quem tem alergia, problema complicado de evitar nos modelos de tecido.

De acordo com Yara Mello — diretora da Clínica de Alergia de São Paulo —, passar um pano úmido diariamente no banco de couro já basta para eliminar esses vilões. De fato, isso auxilia tanto no controle das alergias que muitos médicos recomendam que seus pacientes usem o material.

5. Excelente durabilidade e proteção contra pequenos choques

O couro também garante excelente durabilidade. Se bem cuidado, você não deve ter problemas. Outra questão que poucos conhecem diz respeito ao risco de pequenos choques elétricos.

Isso porque o material evita o acúmulo de energia estática, capaz de causar muito desconforto e até incêndios durante o abastecimento.

6. Absorção reduzida de calor

Se você mora em uma região quente, provavelmente já passou pela experiência de estacionar o carro próximo ao sol e, ao voltar, sentir que o veículo está prestes a pegar fogo. No entanto, a situação muda quando se trata de bancos em couro.

Como o material não absorve tanto calor, a direção é muito mais confortável no dia a dia. Além disso, ele também aumenta o aproveitamento do ar-condicionado, pois em dias quentes o couro ajuda o veículo a esfriar com rapidez.

E os cuidados necessários com esse tipo de banco?

Para assegurar que os bancos em couro tenham maior durabilidade, é preciso adotar alguns cuidados muito importantes para a preservação. Confira os principais!

Evite deixar o carro exposto ao sol

Quando exposto longamente ao sol, o material pode ressecar e ficar quebradiço com o tempo. Não à toa, o astro rei é conhecido como o pior inimigo do couro, portanto utilize apenas produtos indicados para limpeza desse material.

Um simples pano úmido já é suficiente durante a limpeza de bancos em couro, mas se você precisar de produtos a mais, empregue somente os indicados.

Vaselina e silicone, por exemplo, oferecem o risco de penetração no couro e consequente estrago, além de soltura da forração. Produtos com base em álcool podem ressecar o material a longo prazo, enquanto querosene e removedores o desgastam após a aplicação.

Tenha cuidado com objetos pontiagudo

Itens como chaves e guarda-chuvas, por conterem partes pontiagudas, não raramente deixam marcas no couro quando pressionados contra o banco.

Por isso, devem ficar alocados em outro local dentro do veículo, como o porta-malas ou o porta-luvas.

Higienize e hidrate os bancos periodicamente

Por fim, vale a pena enfatizar: não se esqueça de higienizar e hidratar os bancos em couro de tempos em tempos, pois isso é essencial para a durabilidade. A periocidade varia de acordo com diferentes fatores, mas o ideal é fazer isso a cada seis meses.

Você mesmo pode realizar o trabalho, apesar de especialistas serem bastante requisitados para isso. E fique atento: jamais use hidratantes de pele humana no couro, pois eles contêm uma oleosidade inadequada para o revestimento.

Além de todas as vantagens que mencionamos no artigo, é importante destacar que um carro com bancos em couro aumenta o seu status e, quando você precisar vendê-lo para comprar outro, a possibilidade de conseguir um bom preço cresce. Afinal de contas, esse item valoriza bastante o automóvel e serve como um diferencial.

Se está pensando em comprar um carro com bancos em couro e aproveitar todos os benefícios oferecidos por eles, lembre-se de que uma concessionária confiável e eficiente cumpre um papel fundamental.

E de confiabilidade e eficiência o Grupo AB entende: há mais de 50 anos no mercado, disponibilizamos produtos de qualidade somados a um atendimento de excelência. Acesse a nossa página e saiba como podemos ajudá-lo na busca pelo carro dos sonhos!









Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido