Veja a importância de realizar a limpeza técnica do motor em uma autorizada


O motor de um carro consiste em uma engrenagem muito complexa, formada por várias peças de diferentes origens, entre blocos metálicos, borrachas, fios e velas. Portanto, é essencial zelar pela limpeza dele.


Deixar essa parte do veículo limpa proporciona o aumento de sua vida útil e um conjunto de outras vantagens. Dentro desse cenário, vale destacar que o motor é um item bastante sensível e que não pode ser lavado de qualquer forma, com a utilização de água e sabão.

Afinal, uma higienização mal executada é capaz de afetar o desempenho do motor e, assim, causar prejuízos ao proprietário. Atualmente, existe no mercado um método apropriado para isso: a limpeza técnica de motor. Continue a leitura e saiba a importância de realizar esse processo em uma autorizada!

Qual é a importância da limpeza técnica para o desempenho do carro?

Hoje em dia, os veículos apresentam diversas partes eletrônicas na formação do motor. Esses itens aglomeram sujeiras como terra, poeira, folhas e outros elementos que se juntam por conta do decorrer do tempo.

A sujeira do dia a dia estocada em cima do motor não afeta a durabilidade nem o desempenho dele. Em grande parte das vezes, a limpeza representa apenas uma questão estética, já que os donos desejam manter o veículo sempre com um bom visual. Quando se busca a venda do automóvel, porém, é essencial a realização de uma limpeza no motor, pois isso facilita a tarefa de acelerar a venda. Além do mais, o preço tende a subir.

Afinal de contas, conferir que o carro está bem cuidado é um passo vital para quem tem o interesse de comprar. No entanto, o acúmulo de sujeira pode afetar drasticamente o motor, já que origina o risco de oxidar algumas peças. Desse modo é normal que surjam outros problemas, como perda de tensão elétrica, ruídos, atritos e redução da eficácia.

Os contratempos ainda podem aparecer em escala maior diante de situações de contaminação oriundas de derramamento de óleos e fluídos do próprio carro. Logo, sem depender exatamente da razão, é fundamental organizar a limpeza técnica de motor com quem entende do assunto; por exemplo, uma autorizada.

Não se esqueça de que uma higienização mal feita significa correr o risco de sofrer com uma série de contratempos. Em cenários extremos pode ser necessária a troca de determinado componente, provocando elevados prejuízos.

Quais são os tipos de limpeza técnica de motor?

Existem três maneiras principais para realizar a limpeza dos motores de veículos. A mais conhecida e comum delas é a mistura de água e sabão.

Tempos atrás, o motor apresentava poucas peças eletrônicas e as cidades ainda não eram asfaltadas. Consequentemente, era normal que as pessoas cobrissem os componentes elétricos com um plástico, sobretudo a bateria. Assim, costumavam conseguir finalizar a lavagem de todas as peças debaixo do capô com água e sabão.

Mas o excesso de barro e sujeira nas engrenagens transformava essa prática em algo não muito favorável para os componentes, apesar da eficiência visível depois da conclusão da lavagem.

Vale ressaltar então que, com o decorrer do tempo, os carros evoluíram e a presença de peças eletrônicas aumentou de modo significativo, assim a limpeza do motor também precisou de qualificações nos processos rotineiros. Além de obsoleta, a lavagem tradicional com água não é mais recomendada, e duas novas técnicas apareceram.

Uma das lavagens mais modernas é a feita com vapor de água. A partir da utilização de máquinas capazes de expelir vapor de água a elevadas temperaturas, ela tem a capacidade de retirar sujeiras pesadas sem a obrigação de empregar produtos específicos.

O benefício desse método em relação à lavagem com água comum é que se utiliza pouquíssimo líquido e ainda assim se alcança um ótimo resultado. A limpeza garante maior profundidade e o risco de danificar as partes elétricas é reduzido, por isso todo o processo acontece de forma muito rápida.

O método de limpeza mais comum nos dia de hoje é a chamada lavagem a seco. Ela assegura a economia de água e usa produtos que não diminuem o desempenho do motor. Esse processo faz a higienização com a ajuda de pincéis e produtos específicos, que contribuem para a desoxidação dos componentes eletrônicos e aumentam a durabilidade das partes plásticas e da mangueira.

De quebra, ela também é a melhor maneira de retirar os resíduos que podem afetar o correto funcionamento do motor. Afinal, os produtos empregados são específicos para cada tipo de material e não causam danos aos itens mais sensíveis.

Muitas pessoas se arriscam com algumas alternativas para deixar o motor higienizado. Mas isso é um perigo: o óleo diesel, ou mamona, por exemplo, pode parecer vantajoso por ajudar na remoção da poeira, acrescentando brilho à superfície dos locais usados.

Porém, depois de algum tempo essa substância pode danificar os itens de borracha e plástico, causando problemas irreversíveis ao veículo.

E os benefícios de realizar a limpeza em uma concessionária?

Não é fácil realizar a limpeza do motor do veículo. Prova disso é a quantidade alta de pessoas que não sabem ao certo os produtos mais indicados e benéficos. Muitas optam por fazer a lavagem, mas acabam estragando componentes.

Por essa razão, recomenda-se levar o veículo a uma concessionária autorizada para dar conta do procedimento. Assim, o proprietário não tem prejuízos e a limpeza ocorre de maneira adequada, liderada por profissionais que entendem do assunto e que conhecem métodos de eficácia comprovada para finalizar o processo corretamente.

É muito importante realizar a manutenção e a revisão do carro em concessionárias autorizadas para garantir um maior tempo de vida útil ao veículo. Busque sempre por opções que reduzam os prejuízos para você, sem danificar o automóvel.

Também se lembre de procurar em sua cidade as empresas com maior capacidade de contribuir para a conservação do carro: existem diversas concessionárias no mercado para fazer a limpeza técnica de motor com a responsabilidade necessária.

Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog e baixe nosso guia prático para manter a manutenção do seu carro em dia!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido