Veja a importância de realizar a limpeza técnica do motor em uma autorizada


O motor de um carro consiste em uma engrenagem muito complexa, formada por várias peças de diferentes origens, entre blocos metálicos, borrachas, fios e velas. Portanto, é essencial zelar pela limpeza dele.


Deixar essa parte do veículo limpa proporciona o aumento de sua vida útil e um conjunto de outras vantagens. Dentro desse cenário, vale destacar que o motor é um item bastante sensível e que não pode ser lavado de qualquer forma, com a utilização de água e sabão.

Afinal, uma higienização mal executada é capaz de afetar o desempenho do motor e, assim, causar prejuízos ao proprietário. Atualmente, existe no mercado um método apropriado para isso: a limpeza técnica de motor. Continue a leitura e saiba a importância de realizar esse processo em uma autorizada!

Qual é a importância da limpeza técnica para o desempenho do carro?

Hoje em dia, os veículos apresentam diversas partes eletrônicas na formação do motor. Esses itens aglomeram sujeiras como terra, poeira, folhas e outros elementos que se juntam por conta do decorrer do tempo.

A sujeira do dia a dia estocada em cima do motor não afeta a durabilidade nem o desempenho dele. Em grande parte das vezes, a limpeza representa apenas uma questão estética, já que os donos desejam manter o veículo sempre com um bom visual. Quando se busca a venda do automóvel, porém, é essencial a realização de uma limpeza no motor, pois isso facilita a tarefa de acelerar a venda. Além do mais, o preço tende a subir.

Afinal de contas, conferir que o carro está bem cuidado é um passo vital para quem tem o interesse de comprar. No entanto, o acúmulo de sujeira pode afetar drasticamente o motor, já que origina o risco de oxidar algumas peças. Desse modo é normal que surjam outros problemas, como perda de tensão elétrica, ruídos, atritos e redução da eficácia.

Os contratempos ainda podem aparecer em escala maior diante de situações de contaminação oriundas de derramamento de óleos e fluídos do próprio carro. Logo, sem depender exatamente da razão, é fundamental organizar a limpeza técnica de motor com quem entende do assunto; por exemplo, uma autorizada.

Não se esqueça de que uma higienização mal feita significa correr o risco de sofrer com uma série de contratempos. Em cenários extremos pode ser necessária a troca de determinado componente, provocando elevados prejuízos.

Quais são os tipos de limpeza técnica de motor?

Existem três maneiras principais para realizar a limpeza dos motores de veículos. A mais conhecida e comum delas é a mistura de água e sabão.

Tempos atrás, o motor apresentava poucas peças eletrônicas e as cidades ainda não eram asfaltadas. Consequentemente, era normal que as pessoas cobrissem os componentes elétricos com um plástico, sobretudo a bateria. Assim, costumavam conseguir finalizar a lavagem de todas as peças debaixo do capô com água e sabão.

Mas o excesso de barro e sujeira nas engrenagens transformava essa prática em algo não muito favorável para os componentes, apesar da eficiência visível depois da conclusão da lavagem.

Vale ressaltar então que, com o decorrer do tempo, os carros evoluíram e a presença de peças eletrônicas aumentou de modo significativo, assim a limpeza do motor também precisou de qualificações nos processos rotineiros. Além de obsoleta, a lavagem tradicional com água não é mais recomendada, e duas novas técnicas apareceram.

Uma das lavagens mais modernas é a feita com vapor de água. A partir da utilização de máquinas capazes de expelir vapor de água a elevadas temperaturas, ela tem a capacidade de retirar sujeiras pesadas sem a obrigação de empregar produtos específicos.

O benefício desse método em relação à lavagem com água comum é que se utiliza pouquíssimo líquido e ainda assim se alcança um ótimo resultado. A limpeza garante maior profundidade e o risco de danificar as partes elétricas é reduzido, por isso todo o processo acontece de forma muito rápida.

O método de limpeza mais comum nos dia de hoje é a chamada lavagem a seco. Ela assegura a economia de água e usa produtos que não diminuem o desempenho do motor. Esse processo faz a higienização com a ajuda de pincéis e produtos específicos, que contribuem para a desoxidação dos componentes eletrônicos e aumentam a durabilidade das partes plásticas e da mangueira.

De quebra, ela também é a melhor maneira de retirar os resíduos que podem afetar o correto funcionamento do motor. Afinal, os produtos empregados são específicos para cada tipo de material e não causam danos aos itens mais sensíveis.

Muitas pessoas se arriscam com algumas alternativas para deixar o motor higienizado. Mas isso é um perigo: o óleo diesel, ou mamona, por exemplo, pode parecer vantajoso por ajudar na remoção da poeira, acrescentando brilho à superfície dos locais usados.

Porém, depois de algum tempo essa substância pode danificar os itens de borracha e plástico, causando problemas irreversíveis ao veículo.

E os benefícios de realizar a limpeza em uma concessionária?

Não é fácil realizar a limpeza do motor do veículo. Prova disso é a quantidade alta de pessoas que não sabem ao certo os produtos mais indicados e benéficos. Muitas optam por fazer a lavagem, mas acabam estragando componentes.

Por essa razão, recomenda-se levar o veículo a uma concessionária autorizada para dar conta do procedimento. Assim, o proprietário não tem prejuízos e a limpeza ocorre de maneira adequada, liderada por profissionais que entendem do assunto e que conhecem métodos de eficácia comprovada para finalizar o processo corretamente.

É muito importante realizar a manutenção e a revisão do carro em concessionárias autorizadas para garantir um maior tempo de vida útil ao veículo. Busque sempre por opções que reduzam os prejuízos para você, sem danificar o automóvel.

Também se lembre de procurar em sua cidade as empresas com maior capacidade de contribuir para a conservação do carro: existem diversas concessionárias no mercado para fazer a limpeza técnica de motor com a responsabilidade necessária.

Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog e baixe nosso guia prático para manter a manutenção do seu carro em dia!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido