Está com a bateria descarregada? Saiba o que fazer para resolver esse problema!


Você tenta ligar o carro e ele afoga. Depois, vem o silêncio. O primeiro pensamento costuma ser de leve desespero, em especial quando há compromissos agendados para o dia. Mesmo assim, em geral, a bateria descarregada volta a funcionar em poucos minutos.


De qualquer maneira, é muito importante conhecer questões como causas comuns e técnicas para reduzir o risco da manifestação desse tipo de problema. Ao longo do post, trazemos dicas a respeito do assunto. Confira e faça boa leitura!

O que causa o descarregamento?

As principais causas do problema vêm dos próprios motoristas, que deixam de conservar e verificar a bateria do carro com frequência. Veja a seguir.

Dispositivos e sistemas sempre ligados

Alarme desconfigurado, chave virada na ignição, faróis acionados, luzes ligadas e som tocando sem o motor rodando forçam a bateria.

Desta forma, a peça não é retroalimentada pelo alternador, como ocorre com o automóvel em movimento, descarregando em seguida. Por isso que ele não liga, já que não tem energia suficiente para fazer o motor girar.

Fuga de carga

Ocorre quando o consumo de energia é maior do que o necessário. Cabos danificados podem sobrecarregar a bateria.

O mesmo acontece no caso de adaptações realizadas em alguns tipos de sons, de forma que a potência é superior à oferecida pelo veículo. Isso leva ao descarregamento do componente.

Carro parado

Colocar o carro em funcionamento constante abastece os sistemas elétricos de maneira uniforme. Dispositivos como alarme, relógio digital e painel consomem uma pequena parcela de energia e, se o automóvel passar muito tempo desligado, a bateria arria.

Frio

É bastante comum que essa peça falhe sob temperaturas baixas. O frio prejudica a vaporização do combustível e deixa o óleo lubrificante mais grosso e viscoso. Assim o motor se esforça demais para ligar, consumindo energia em excesso.

Como evitar bateria descarregada?

Se seu automóvel falhar, a recuperação pode ser fácil e criativa. Na sequência, confira algumas sugestões eficientes.

Ligação direta

Popularmente chamada de chupeta, a ligação direta utiliza um cabo com dois fios, que são plugados ao seu carro e a outro que esteja funcionando.

Primeiro, desligue tudo que consuma energia. Conecte os cabos na seguinte ordem: vermelhos aos polos positivos das baterias e os pretos aos negativos.

Depois, tente dar partida no motor. Se ele pegar, remova os cabos na ordem inversa (primeiro os pretos, depois os vermelhos), cuidando para que não se toquem. Deixe seu veículo funcionando por alguns minutos para recarregar a bateria com eficiência.

Empurrão ou ladeira

Esse método funciona quando o carro está em uma descida e há quem possa empurrá-lo. Então, basta acionar o ponto morto, virar a chave e soltar o freio de mão.

No momento em que o automóvel atingir uma boa velocidade, pise na embreagem e engate a segunda marcha. Solte o pé da embreagem e o motor deve rodar. Porém, evite interrupções ou paradas longas, pois existe o risco de precisar repetir o procedimento.

Corda

Trata-se de uma alternativa para quando o veículo está fora de regiões íngremes e sem ninguém para ajudar. O procedimento é simples:

  1. levante o automóvel pelo lado do motorista com um macaco hidráulico;
  2. puxe o freio de mão;
  3. coloque a terceira marcha;
  4. gire a chave para acender as luzes do painel;
  5. faça quatro ou cinco voltas no pneu dianteiro com uma corda;
  6. puxe a corda com força para que o pneu gire.

Isso faz com que o carro ligue, apesar de representar um processo mais trabalhoso que os anteriores.

E então, aprendeu a lidar com a bateria descarregada? Esperamos que sim! Para evitar que esse problema ocorra com frequência, faça vistorias e manutenções periódicas na peça, como a limpeza dos polos e a checagem dos cabos de alimentação, e priorize a compra de um componente de qualidade.

O conteúdo foi útil para você? Aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter para receber todas as postagens via e-mail!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório