Caixa de marcha: saiba como funciona e os principais cuidados necessários


A caixa de marcha é uma parte muito importante do sistema de transmissão de um veículo e alguns cuidados são necessários para que não haja desgaste prematuro e quebras. Dependendo do modelo, os custos de manutenção podem ser bem altos e colocar em risco o seu planejamento financeiro.


Ao longo deste texto, mostraremos como funciona, qual a função da caixa de marcha e que cuidados devem ser tomados com esse sistema!

Como funciona e qual é a função da caixa de marcha em um veículo?

Independentemente do tipo de caixa de marcha, ela tem basicamente duas funções. A primeira é controlar a força e a velocidade que serão transferidas às rodas. Em um veículo manual, quando a primeira marcha é engatada, é selecionado um sistema de engrenagens que garante máximo torque.

Quando o veículo ganha velocidade, outras marchas vão sendo selecionadas e a relação das engrenagens é modificada. Com isso, o automóvel perde força, mas fica mais rápido. A segunda função da caixa de marcha é alterar o sentido de rotação das rodas, o que acontece quando a ré é engatada.

Quais são os tipos de caixa de marcha?

Existem basicamente quatro tipos de caixa de marcha, sendo eles:

  • manual;
  • automática;
  • automatizada;
  • CVT.

O câmbio manual é o mais conhecido, no qual é usada uma embreagem e uma alavanca para selecionar a marcha desejada. Já na versão automática, cabe ao motorista apenas selecionar entre neutro, movimento para frente ou para trás. Esse modelo é bem confortável, mas os custos de manutenção são maiores.

Os câmbios automatizados são uma mistura entre os manuais e automáticos. Nesse caso, as trocas são feitas manualmente ou automaticamente, mas não existe pedal de embreagem. Os câmbios de Transmissão Continuamente Variável (CVT) não utilizam engrenagens para controlar a força transmitida às rodas, mas sim um conjunto de correias com tamanho variável.

As principais vantagens desse sistema são a redução dos trancos durante as trocas de marcha e uma melhora no rendimento de combustível dos automóveis. Quanto à utilização, câmbios CVTs são semelhantes aos automatizados, trazendo a opção de mudanças manuais sem embreagem ou totalmente automáticas.

Que cuidados são necessários para não danificar o câmbio e quais manutenções devem ser feitas?

Principalmente se a caixa de marcha for CVT, os custos de manutenção podem ser bem altos em caso de quebra. Por isso, é muito importante ficar atento a sinais de desgaste e evitar práticas que prejudiquem o câmbio. Sabe os famosos trancos durante as trocas em veículos manuais? Eles são muito nocivos ao sistema.

Fique atento à velocidade do carro quando trocar as marchas e a reduções muito bruscas. Esse sistema foi feito para trabalhar em rotações específicas e, se você forçá-lo demais, a possibilidade de quebra ou desgaste prematuro é muito maior. Além disso, os coxins do motor sofrerão bastante, entre outros componentes.

Quanto à manutenção, é muito importante prestar atenção em relação à lubrificação do sistema. Em uma matéria publicada na Revista Auto Esporte, o especialista Mário Sérgio, da Mariomatic, recomenda que a troca seja feita a cada 30 mil quilômetros rodados para fluidos minerais e 50 mil para os sintéticos, principalmente em veículos automáticos e automatizados.

Ignorar o período de troca pode causar sérios danos à caixa de marcha e até mesmo o travamento do sistema por excesso de impurezas. Dependendo do local e como esse travamento vier a acontecer, além dos gastos com manutenção, você pode acabar se envolvendo em um sério acidente.

Qual é a melhor forma de manter o câmbio em bom estado?

Preste atenção aos sinais de desgaste dos componentes da transmissão, como dificuldade de engatar as marchas e ruídos excessivos. Verifique se não existem vazamentos e, em veículos manuais, perceba se acontecem algumas mudanças na embreagem, como endurecimento ou pedal muito baixo.

Manter os cuidados necessários com a caixa de marcha é muito importante, uma vez que vários acidentes ocorrem por falha mecânica. Além disso, é essencial praticar a manutenção preventiva, afinal, por meio dela, você mantém não só a transmissão em ordem, mas todo o veículo.

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