Problemas mecânicos em veículos: saiba quais são os mais comuns


É bem provável que você já tenha tido alguns problemas mecânicos com o seu carro, não é verdade? Alguns deles são bem comuns e, prestando atenção a sinais importantes, é possível identificar certas falhas antes que elas causem ainda mais prejuízo ao seu bolso.


Vamos conhecer alguns dos problemas mecânicos mais comuns e como proceder? Então, continue com a gente e evite que eles virem uma dor de cabeça!

Motor

Muitos dos problemas que ocorrem com um carro estão relacionados ao motor e, normalmente, eles dão sinais antes de se agravarem. Os mais comuns costumam ser:

  • barulhos;
  • perda de potência
  • excesso de fumaça,
  • falhas e engasgos;
  • folga ou quebra de correias;
  • superaquecimento.

A melhor forma de identificar e não agravar os problemas no motor é prestando atenção às luzes no painel. Quando elas são vermelhas, raramente é um bom sinal, mas não é preciso se alarmar.

Desligue o carro e veja qual o significado desse alarme — o manual costuma trazer essas informações. Na maioria das vezes, o problema é pouca água no radiador. Com o propulsor frio, complete o nível e pronto.

Perda de potência, engasgos e excesso de fumaça podem ser mais sérios, embora, muitas vezes, uma limpeza e regulagem já resolvam. No caso de falhas e engasgos, pode ser acúmulo de material carbonizado nos eletrodos das velas de ignição, o que é resolvido limpando as peças. Injeção eletrônica desregulada e bicos entupidos também podem causar tais sintomas.

Outro problema que costuma ocorrer são folgas e quebras de correias. Observe e veja se não existe nenhum barulho estranho em seu carro. Em relação à correia dentada, jamais descuide e leve o veículo para inspeções nos prazos recomendados.

De acordo com Denis Marum, formado em engenharia mecânica e colunista do portal G1, a substituição tem de ser feita, em média, a cada 50 mil quilômetros rodados.

Câmbio

Outro sistema do veículo que costuma apresentar problemas quando muito gasto ou mal conservado é o câmbio, em especial a caixa de marchas e embreagem. Alguns dos primeiros sinais de que a embreagem já não está em tão boas condições são a dificuldade nos engates e barulhos ao pisar no pedal. Muitas vezes, basta um ajuste ou a troca do lubrificante.

A perda de potência e um cheiro de queimado ao subir ladeiras também são fortes indícios de que a embreagem está ruim. Em relação à caixa de marchas, costuma acontecer o desengate sem intervenção do motorista, o que geralmente indica que as engrenagens estão gastas. Em ambos os casos, a troca é praticamente certa.

Suspensão

A suspensão também costuma sofrer bastante e apresentar problemas, principalmente quando o veículo anda por vias mais esburacadas. Batidas mais fortes ao passar em um buraco, instabilidade e desgaste irregular dos pneus quase sempre estão ligados a amortecedor defeituoso ou falta de lubrificação.

Buchas desgastadas e pivôs com folgas também podem causar esse tipo de problema. O ideal é você conhecer bem o seu carro e ficar atento aos barulhos que ele faz — como rangidos mais agudos ao virar o volante. Também é uma boa ideia observar os pneus e ver se não existe desgaste acentuado na parte interna ou externa.

Independentemente de quais sejam os problemas mecânicos, é fundamental levar o veículo a um especialista, ainda que você saiba mexer com isso. A suspensão, por exemplo, requer muita atenção a alguns detalhes e, se eles forem ignorados, além de prejuízo no futuro, você colocará a sua vida em risco. Preste atenção aos sinais que o carro
mostra e sempre pratique a manutenção preventiva.

Agora que você já conhece alguns dos problemas mais comuns nos carros, veja nosso texto sobre o que um combustível adulterado pode causar e fuja dessa situação!




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido