O que é câmera veicular e para que ela serve? Confira aqui!

Ter uma câmera veicular torna sua experiência como motorista mais completa. Isso porque o dispositivo pode ser adaptado conforme suas necessidades e aumentar a segurança no trânsito. Normalmente, o equipamento é instalado no para-brisa, mas cabe ao condutor definir sua localização de maneira estratégica.


Além disso, a lente também pode ser direcionada para dentro do carro caso tenha interesse em registrar o que acontece entre os passageiros, por exemplo. Sem contar que são bem resistentes e têm amplo espaço de armazenamento para gravar uma viagem, registrar paisagens ou até mesmo uma colisão.

Ficou interessado? Vamos mostrar neste post o que é uma câmera veicular e seus benefícios. Acompanhe!

Saiba para que serve a câmera veicular

Esse tipo de dispositivo permite monitorar em tempo real o funcionamento do veículo. Cada vez mais populares no mercado automotivo, as câmeras veiculares são extremamente importantes tanto para garantir a segurança quanto para trazer mais praticidade em algumas situações, como com as balizas de ré.

Os modelos disponíveis costumam ser mais avançados que as filmadoras comuns e têm apenas uma lente direcionada para fora do veículo. Dessa forma, torna-se possível registrar tudo o que acontece no trânsito com recursos tecnológicos, como estabilização de imagem, visão noturna, alta resolução e amplo eixo de rotação.

Entenda as principais vantagens

Usar uma câmera veicular pode ser um fator decisivo na hora de comprovar um fato na justiça. Quando um motorista sofre uma colisão, por exemplo, todo o processo para comprovar quem estava errado tende a ser demorado quando o outro condutor não coopera.

Dessa forma, com o registro feito pelo dispositivo, fica muito mais simples avaliar qual foi o problema ocorrido e sua origem. E isso vale tanto para colisões com dois carros envolvidos como também para situações em que seu veículo estava parado e foi atingido sem uma testemunha por perto.

Paisagens

Muito usada na Europa e na Rússia, esse tipo de câmera também é tendência entre os apaixonados por viagens. Afinal de contas, a alta resolução se mostra capaz de fazer registros incríveis de paisagens em diversas condições. Ao pegar a estrada, o motorista precisa ficar concentrado no volante e nos desafios das vias, certo?

Por esse motivo, não consegue apreciar as belezas do trajeto. Com os recursos disponíveis, fica mais simples assistir tudo com calma depois e, quem sabe, até definir qual será o destino da próxima viagem ou qual ponto deve ser revisitado.

Segurança

Dentro do mesmo contexto de uma colisão que pode precisar ser levada até a justiça, a câmera veicular monitora também qualquer questão de violência urbana que possa ocorrer. Como resultado, o dispositivo registra o máximo de informações possíveis da situação e ajuda no trabalho das autoridades.

Diferentes tipos e especificações

Existem diferentes tipos de câmeras veiculares e, para acertar em cheio na escolha, você precisa conhecer a funcionalidade das principais. O mais importante, em uma situação como essa, é contar com um dispositivo que atenda suas necessidades e se encaixe na forma como o veículo costuma ser usado.

Câmera de ré

Esse modelo é o mais popular do segmento e é conhecido também como câmera de estacionamento. Seu principal objetivo envolve auxiliar na realização de manobras de marcha ré, especialmente em vagas que são mais estreitas.

Universal ou específico

Basicamente, as câmeras veiculares se dividem entre modelos universais ou específicos. A principal diferença está no encaixe, que pode ser feito no carro e no preço. Algumas no formato específico são inclusas aos veículos ainda na concessionária e trazem uma série de recursos adaptados, facilitando a experiência do motorista.

Agora ficou claro como a câmera veicular é um excelente acessório para o condutor. Ao incluí-la em sua rotina no trânsito, o carro se torna muito mais seguro e completo também em situações de lazer. Assim, as viagens em família ganham um adicional muito divertido, capaz de contar diferentes histórias ao longo do tempo.

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário e nos conte como pensa em usar a câmera veicular.



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido