Quais benefícios de carros compactos? Veja 7 motivos para ter um!

Preços acessíveis, economia de combustível e versatilidade nos principais centros urbanos formam o combo responsável por tornar o carro compacto o grande queridinho do Brasil. E as vantagens não param por aí: o custo de manutenção desse tipo de veículo geralmente é reduzido, além da contratação do seguro costumar sair mais em conta.


Apesar das dimensões reduzidas, os carros compactos atendem muito bem famílias pequenas e pessoas solteiras que precisam do automóvel apenas para se locomover na cidade. Não à toa, a categoria com frequência é escolhida por quem compra um veículo pela primeira vez e não pretende realizar investimentos altos.

Ao longo do post, separamos alguns dos inúmeros e relevantes benefícios que esses “pequenos” automóveis são capazes de oferecer ao consumidor. Confira e faça boa leitura!

1. Economia em todos os sentidos

Em tempos de vacas magras, a escolha de um veículo que cumpre o seu papel básico sem pesar no bolso tende a valer muito a pena. Afinal de contas, sabemos que as despesas de um automóvel vão bastante além do seu preço estipulado na concessionária.

Com relação aos custos envolvendo documentação, seguro, manutenção e combustível, os compactos têm o seu lugar. Em geral, eles consistem em veículos de entrada e, portanto, são planejados justamente para atender o público que preza por economia.

Colocando na balança as despesas médias de compra e uso — preço, revisão, seguro, impostos, consumo, entre outros —, o Volkswagen Up! 1.0 é um dos carros mais acessíveis do país. De acordo com a avaliação da Revista Quatro Rodas, ele fica em primeiro lugar e é seguido por outros dois compactos: o Fiat Mobi Easy 1.0 e o Toyota Etios X 1.3.

2. Pequenos só por fora

Apesar de relativamente pequenos, os compactos não são os menores veículos do mercado. Muita gente não sabe, mas existem categorias para automóveis de tamanho ainda inferior — os chamados minicarros e micro compactos —, que surgiram focados nas necessidades de grandes metrópoles que já lidam com graves problemas de congestionamento.

Os compactos, entretanto, entregam um espaço interno surpreendente, sobretudo considerando o aparente tamanho reduzido. O Renault Sandero, o Chevrolet Onix e o Ford Focus, por exemplo, são modelos que se destacam nesse quesito, pois garantem um espaço confortável para os ocupantes e um porta-malas muito bem aproveitado para um veículo da categoria.

3. Potência escondida

O visual modesto de vários automóveis, não raramente, esconde grandes motores debaixo do capô. As motorizações tradicionais 1.4, 1.6 e 1.8 já apresentavam um desempenho considerável em diversos veículos, mas os novos motores 1.0 turbo chegaram para acabar de vez com a fama de “fracotes” dos carros compactos.

Hoje em dia, os carros turbo são sinônimos de eficiência, pois têm capacidade de oferecer um ótimo desempenho consumindo pouco combustível. O Volkswagen Up! é uma das principais referências entre eles, figurando como o carro turbo mais barato e econômico do país nos últimos anos, com uma economia que pode chegar aos 16,1 km por litro.

4. Facilidade de estacionar e manobrar

Já que os compactos possuem um tamanho menor, são muito mais fáceis de estacionar, dirigir e manobrar.

Essa é uma característica importante, em especial para quem vive em grandes cidades. Afinal de contas, eles se adaptam perfeitamente a pequenas vagas e se dão bem mesmo em meio a um intenso fluxo de automóveis nas ruas. É por isso que representam uma opção ideal para motoristas de primeira viagem.

5. Ideais para trabalhar

Apesar do que muitas pessoas pensam, os carros compactos consistem em alternativas adequadas para quem trabalha como taxista ou motorista de aplicativos de transporte. E os motivos são inúmeros.

Por mais que existam outros concorrentes com versões mais potentes, os compactos são os guerreiros perfeitos para você colocá-los a trabalhar nas ruas, pois unem agilidade e economia. E como já abordamos, contam com um preço altamente competitivo e cabem em qualquer vaga, além de terem uma excelente mobilidade no trânsito pesado das cidades.

Por fim, esses automóveis entregam um dos custos de revisão mais baratos do mercado. Como motoristas precisam encarar uma série de despesas no dia a dia, trata-se de um diferencial e tanto, gerando uma economia considerável ao fim do mês.

6. Ótimo custo-benefício

E não dá para deixar de lado o fato de que os compactos apresentam um dos melhores custos-benefícios do mercado. Eles costumam figurar à venda por um valor inferior ao de outras categorias, como SUVs e sedãs, representando uma opção interessante para os motoristas que estão em busca de um modelo mais barato.

Ainda assim, esses carros apresentam um excelente desempenho, principalmente porque são menores e mais leves que outras categorias, e seu motor não precisa fazer tanto esforço. Isso significa que o automóvel consome menos gasolina para rodar em comparação aos demais e, portanto, você consegue aproveitar uma ótima potência nas ruas ao mesmo tempo em que paga pouco por isso.

7. Os mais queridos do Brasil

Não é difícil entender por que a categoria lidera a lista das que mais fazem sucesso no Brasil. Entre todas as vantagens, a acessibilidade é aquela que torna o carro compacto o grande recordista de venda no país — e em 2021, o resultado não poderia ser diferente.

A seguir, separamos os compactos mais comercializados em território nacional, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), referentes ao mês de março de 2021.

Chevrolet Onix

O Onix é o carro mais vendido do Brasil há cinco anos consecutivos. Impressionante, verdade? Ele prova, de uma vez por todas, que os compactos dominam o mercado atual. O modelo pode ser encontrado nas versões 1.0 aspirado e 1.0 turbo, ambas com motores de três cilindros.

Sua versão 2021 chama a atenção pela central multimídia My Link com internet 4G e o carregador de celular por indução. Além disso, os opcionais incluem assistente de estacionamento automático e sensores de ponto cego.

Hyundai HB20

Atrás do Onix aparece outro compacto, o Hyundai HB20, que também é figura repetida no ranking dos mais vendidos. Atualmente, ocupa a segunda colocação na lista de comercialização do país. Sua versão 2021 chegou com um tamanho um pouco maior, garantindo acréscimo de conforto a motoristas e passageiros.

O HB20 é o único da categoria a disponibilizar frenagem automática de emergência, além de trazer itens interessantes como volante multifuncional, rádio com Bluetooth e direção hidráulica.

Fiat Argo Trekking

O Argo Trekking desembarcou no mercado em 2021 com incríveis diferenciais, buscando se sobressair diante dos concorrentes. Ele ganhou um visual mais robusto e teve a suspensão elevada, atingindo o maior patamar da categoria.

Computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, faróis de neblina, rodas de liga leve e central multimídia com tela sensível ao toque são os acessórios que mais chamam a atenção. Já sua motorização é 1.8 flex de 139 cv, com transmissão automática de seis velocidades.

Volkswagen Polo GTS

O modelo da fabricante alemã pode até não ter vendas tão expressivas quanto os outros carros da lista, mas também está entre os preferidos dos brasileiros. O Polo GTS é equipado com motor 1.4 TSI, câmbio automático de seis marchas e, de quebra, traz equipamentos como piloto automático, painel de instrumentos Active Info Display e controles de tração.

Se gosta de carros esportivos, o GTS carrega todas as credenciais para ser a melhor opção para você. Isso porque diversos itens do modelo, como o para-choque e os bancos, seguem uma linha esportiva.

Renault Kwid Life

Completando nosso ranking chega o Renault Kwid, que apesar de ter aterrissado no mercado automobilístico brasileiro há poucos anos, sempre marca presença entre os mais vendidos. Graças à sua suspensão elevada e às caixas de roda grandes, esse carro compacto parece maior do que realmente é.

O Kwid conta com motor 1.0 SCe de três cilindros e, nos equipamentos de destaque, estão os airbags laterais — ele é o único da categoria que disponibiliza o item.

Honda Fit

Em sua terceira geração no Brasil, o Honda Fit faz um tremendo sucesso por aqui. Ele aposta em esportividade e chama a atenção por seu design moderno e diferenciado, além de agregar alto conforto e segurança para o motorista e seus passageiros.

A versão 2021 do Fit pode ser encontrada com motorização 1.5 com injeção direta e 131 cv e 1.5 híbrido com 109 cv. Há ainda o motor 1.0 turbo de três cilindros e 121 cv. Todas as versões da marca japonesa saem de fábrica dotadas de controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e controle de tração.

Volkswagen Up

Ao falar em carros compactos, não poderíamos deixar de mencionar o Volkswagen Up. Trata-se de um carro seguro, leve e dinâmico, que investe em alta tecnologia e representa uma excelente escolha para quem deseja aproveitar um bom custo-benefício.

A motorização do Up traz toda a expertise da montadora alemã, com motor turbo TSI que proporciona uma condução ágil e eficiente na estrada. Assim, ele oferece um desempenho superior aos clássicos Fox e Gol.

Outros diferenciais desse compacto incluem seu design, com linhas simples e arredondadas, e sua dimensão satisfatória — com 3,68m de comprimento, 1,64m de largura, 1,50m de altura e 2,42m de entre eixos. O interior apresenta um ótimo acabamento nos assentos e revestimentos, com tonalidades que dão experiências satisfatórias ao dirigir.

Não é nenhuma surpresa que o carro compacto seja tão procurado, tanto no mercado de veículos novos quanto no de seminovos ou usados. Com um grande leque de marcas e tipos disponíveis, esses modelos consistem em escolhas certeiras para quem precisa de um automóvel funcional para o dia a dia e não quer abrir mão de praticidade e economia.

Agora que você conferiu os benefícios do carro compacto, que tal entrar em contato com o Grupo AB e adquirir logo o seu? Aproveite a visita ao blog, acesse a página e conheça os modelos do nosso salão virtual para saber como podemos ajudá-lo!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...