IPVA carro zero: tire suas dúvidas sobre o assunto


"Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos", dizia Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos da América. Séculos após sua morte, essa premissa ainda é completamente verdadeira, e diversos eventos em nossas vidas geram a incidência de tributos, caso do IPVA de carro zero.


O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é uma cobrança anual, que acompanha o proprietário por anos. Em alguns estados, veículos com mais de 20 anos recebem isenção, mas não se trata de uma regra geral, pois cada um tem autonomia para legislar sobre o tema, observadas as regras constitucionais da matéria.

Quer saber mais a respeito do IPVA de carro zero e dos cuidados que você deve tomar para andar sempre regularizado? Continue a leitura e confira as nossas dicas para evitar maiores gastos ligados ao fisco!

O que é IPVA proporcional?

Conforme observamos, o IPVA incide anualmente sobre a posse de veículos, fato que costuma causar dúvidas entre os proprietários de carros zero. Quem comprou o automóvel em fevereiro ou nos meses seguintes, por exemplo, nem sempre entende ao certo se será cobrado o valor integral ou apenas os meses em que constou como dono.

A resposta dessa questão traz uma notícia boa: para veículos novos adquiridos após o mês de fevereiro, a cobrança é proporcional ao tempo de propriedade. Isso significa que se cobra somente uma fração do valor, desconsiderando os meses anteriores à aquisição.

Mas para se chegar ao montante correto, é necessário conhecer as regras do seu estado. A principal recomendação nesse cenário consiste em consultar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para colher informações precisas a respeito do pagamento do imposto.

Como calcular o valor do tributo?

Novamente entram em cena as particularidades de cada estado, que devem pesar na balança nesse cálculo. Em regra, a alíquota é de até 4% sobre o valor da nota fiscal da compra, mas diversos fatores podem influenciar a cobrança.

A categoria do veículo, por exemplo, reflete no cálculo. Os de motor 1.0, considerados menos poluentes, tendem a apresentar alíquota mais baixa. Já veículos elétricos e híbridos seguem a mesma linha, com descontos e inclusive isenção em estados como São Paulo, representando um incentivo à aquisição desses modelos.

No Rio de Janeiro, há descontos para veículos que aderem ao GNV (Gás Natural Veicular), por serem menos poluentes e mais econômicos. Também existe isenção para diversos proprietários, como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos e carros oficiais.

Quando se quita o IPVA e quais são as formas de pagamento?

Entre as providências do proprietário, deve figurar a emissão do boleto para o pagamento do IPVA nos cinco dias seguintes à emissão da nota fiscal. São três alternativas: a primeira é a cota única com desconto, quando se quita o valor à vista no citado período de cinco dias úteis.

A segunda opção consiste na cota única sem desconto, quando o montante é pago à vista 30 dias após a emissão da nota fiscal. Também é possível parcelar o valor em três vezes, ou seja, o IPVA de carro zero não representa uma objeção à compra, especialmente pelas oportunidades de pagamento proporcional e parcelado.

Agora que já entendeu que o IPVA de carro zero não é um problema, vale destacar a necessidade de não atrasar a quitação do tributo. Afinal de contas, juros e acréscimos moratórios são adicionados ao montante integral quando o proprietário esquece ou simplesmente deixa de pagar. A data de vencimento varia segundo a placa.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite a visita ao blog e confira como se planejar para comprar um carro novo!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido