Honda Fit


As montadoras japonesas já gozam da predileção do público brasileiro, pois atendem a um requisito super importante: a confiança extraída do veículo. E o Honda Fit é uma das primeiras opções para quem quer a experiência oferecida por um desses carros.


A Honda tem a tradição de manter seus veículos no mercado por longo prazo. Isso não representa nenhum tipo de acomodação, afinal de contas todos os anos os modelos passam por upgrades significativos ou ganham novas versões.

O zelo da marca, que vive em constante busca por inovação, é um dos seus principais atributos. Continue lendo e conheça cada detalhe do Honda Fit!

Visual do Honda Fit

O monovolume já não é mais o centro da atenção da marca. Por sinal, há maiores investimentos em sedãs e principalmente SUV's, que continuam em alta no mercado nacional. Mas ainda existe um público cativo para o Fit, que busca, além da confiança no projeto, um veículo capaz de se sair bem tanto em trecho urbano quanto em estradas.

O espírito aventureiro é visível em seu exterior, que passou a ostentar um visual mais esportivo com as mudanças pelas quais passou. Embora ele tenha mantido a essência, soube se adaptar muito bem ao longo dos anos, tanto que chamaria a atenção do público da mesma forma se fosse um lançamento recente.

Aliado à boa aerodinâmica, o tamanho compacto afasta qualquer sinal de vulnerabilidade no trânsito. Na dianteira, destacam-se o capô curto e a altura, fazendo um excelente complemento ao amplo para-brisa.

Seus faróis em monoparábola agora apresentam lâmpadas de LED, com boa integração à grade, que tem frisos cromados e um grande logotipo da marca no centro. Os vincos são bem distribuídos, e mesmo que transpareçam alguma esportividade, não afastam o público conservador e que busca linhas mais sóbrias.

O equilíbrio da dianteira também está presente nas laterais, com colunas bem colocadas e integradas e elevação da altura da frente para a traseira. Por falar nela, a harmonia do projeto se caracteriza por lanternas em LED que partem da altura dos para-lamas ao aerofólio superior. Quando aberta, há amplo acesso ao porta-malas do veículo.

Destaques do interior

Não existe uma única parte de um projeto da Honda que não gere expectativas elevadas do público, pois a montadora costuma surpreender pelo bom gosto. No Fit não foi diferente, e apesar da carroceria compacta, há bastante espaço para os ocupantes, tanto nos bancos dianteiros quanto nos da traseira.

O modelo foi desenvolvido com porta-copos em frente ao motorista, à esquerda do volante, e diversos outros espaços disponíveis no interior, a exemplo do amplo porta-luvas. Os mostradores são analógicos e de fácil visualização, assim como o display do computador de bordo.

Nas versões EX e EX-L está disponível a central multimídia, com integração a smartphones Android e IOS, GPS com mapas em 3D, entrada HDMI e hotspot WiFi. Um amplo leque de opções tecnológicas para otimizar a rotina e entreter a família durante viagens.

Mesmo com o visual compacto, não falta espaço no porta-malas, que possui capacidade de carga de 367 litros. Isso faz com que ele não seja bom apenas para o uso urbano, mas também para quem costuma pegar a estrada com frequência.

Motorização

O Honda Fit é equipado com motor 1.5 iVTEC bastante moderno, embora já tenha sido atualizado no exterior. Nesse motor, o diferencial é o funcionamento de apenas duas válvulas por pistão em baixa rotação.

As outras duas válvulas passam a funcionar em maior rotação, quando o carro precisa de mais performance. Ou seja, ele atua com oito e 16 válvulas, dependendo da orientação passada.

Quem mora em regiões nas quais o inverno é mais rigoroso não tende a passar por dificuldades ao dar a partida pela manhã: o sistema FlexOne pré-aquece o combustível e evita qualquer estresse do proprietário. Com um projeto tão enxuto, você pode ter se perguntado onde fica o tanque do Fit: ao centro do veículo, sob os bancos dianteiros.

Desempenho e consumo

O motor 1.5 rende 115 cv de potência quando abastecido com gasolina, e 116 cv com etanol. Por ser um veículo leve e com boa aerodinâmica, o Fit é dotado de boa agilidade no trânsito e em rodovias. Portanto, é capaz de fazer retomadas e ultrapassagens seguras, sempre lembrando que a prudência continua sendo necessária em qualquer situação.

É possível adquirir o Fit na versão manual, de cinco marchas, ou com transmissão automática CVT de sete velocidades, com a possibilidade de realizar as trocas por meio da borboleta localizada atrás do volante, semelhante ao que acontece nos veículos de apelo esportivo.

Ele parte da inércia aos 100 km/h em 11 segundos na versão manual, e em 12 segundos na versão automática. A velocidade máxima é de 172 km/h com o câmbio CVT e 175 km/h com o manual.

Se o desempenho da versão manual é um pouco melhor que o da automática, no quesito consumo essa relação se inverte, com ampla vantagem para o CVT. Na cidade e abastecido com álcool, o rendimento é de 8,3 e 11,6 km/litro. Ainda na estrada e com gasolina no tanque, são 8,7 contra 12,3 km/litro.

Na estrada a maior economia também é da transmissão automática: abastecido com álcool, os números médios são 9,5 e 13,6 km/litro. Com gasolina, 9,9 e 14,1 km/litro. Fazendo a devida ponderação, o Honda Fit automático é uma compra mais vantajosa.

Preços e diferenciais

O Honda Fit parte dos R$ 62.000 na versão DX manual. Todas as outras versões são automáticas, sendo que a topo de linha é a EXL, que custa R$ 85.400.

Tendo por base a versão de entrada, há itens de série como airbags frontais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de frenagem de emergência e direção elétrica progressiva, itens que incrementam substancialmente a segurança dos ocupantes.

Também entram na lista:

  • ar condicionado manual;
  • sistema de som 2DIN com conexão USB, auxiliar e Bluetooth;
  • altura e profundidade dos bancos e do volante ajustáveis;
  • travas, vidros e retrovisores elétricos;
  • conforto e segurança de sobra.

Conforme observamos, o Honda Fit é uma alternativa e tanto para investir. O carro se adapta a diversas circunstâncias e pode cumprir uma série de demandas, entregando conforto, eficiência e segurança. Que tal?

Entre em contato conosco e saiba como o Honda Fit pode ocupar uma vaga na sua garagem!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido