Carro com câmbio automático: conheça as principais vantagens


Há alguns anos, o carro com câmbio automático se popularizou bastante no Brasil, principalmente pela redução no custo e pelas vantagens que esse sistema traz. Mas você sabe como ele funciona, quais são os reais benefícios desses modelos e como manter a manutenção em dia?


Ao longo deste texto vamos mostrar como o carro com câmbio automático funciona, as diferenças em relação ao manual quanto à manutenção, as vantagens em investir nesse sistema e como escolher o melhor modelo!

O que é o câmbio automático e como ele funciona?

Como o próprio nome diz, o carro com câmbio automático dispensa uma ação por parte do motorista para trocar as marchas. Tudo o que se faz necessário é selecionar o sentido do movimento — frente ou ré — e acelerar, sem a necessidade de pisar na embreagem. Aliás, esse pedal nem existe nesse modelo.

Mas como será que isso acontece? Existem basicamente três tipos de caixas de câmbio automáticas:


  • automática convencional;
  • automatizada;
  • transmissão continuamente variável (CVT).

A automática convencional é a mais antiga de todas e já equipa carros há muito tempo. A grande diferença desse sistema para o manual se dá pela presença de um componente chamado de conversor de torque. Basicamente, ele monitora o motor e seleciona a marcha adequada sem intervenção do motorista.

No modelo automatizado, existe uma peça popularmente conhecida como “robozinho”, responsável por acionar a alavanca de câmbio e a embreagem automaticamente. Já o câmbio CVT — que é o mais moderno de todos —
utiliza um sistema de polias com tamanhos variáveis em vez de engrenagens. As marchas são alteradas conforme a pressão aplicada ao acelerador.

Quais são as diferenças entre a versão manual e automática quanto à manutenção?

Independentemente do câmbio, sempre faça a manutenção preventiva. Quanto aos automáticos, é preciso ter muito cuidado em relação ao fluido, pois a falta dele pode causar danos e trazer prejuízos. Em uma matéria publicada pela revista Auto Esporte, Mário Sérgio, especialista no setor, diz que o ideal é não ultrapassar os 30 mil quilômetros rodados para os fluidos minerais e 50 mil para os sintéticos.

Outra questão em relação ao câmbio automático são os freios. Isso mesmo, eles são mais usados nesses veículos, principalmente se não forem CVT! Como esses carros não têm o pedal da embreagem para desacoplar o motor da transmissão, você acaba com o pé constantemente no freio para mantê-lo imóvel em um semáforo, por exemplo. Isso acaba acelerando um pouco o desgaste das pastilhas.

Por que comprar um carro com câmbio automático?

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre o carro com câmbio automático, deve estar se perguntando se vale a pena comprá-lo, não é mesmo? Assim como a direção hidráulica e elétrica, a função dessa caixa de marcha é uma só: aumentar o conforto ao dirigir. Quem mora em grandes cidades e costuma pegar trânsito pesado
todo dia sabe que mudar de marcha toda hora pode cansar bastante.

Além disso, principalmente com o desenvolvimento dos câmbios CVT, esses veículos passaram a ter um consumo de combustível relativamente menor quando comparados a modelos manuais. Embora a diferença não seja tão grande, economizar nunca é um mau negócio, não é verdade?

Como escolher o melhor modelo?

Trocar o seu carro usado e comprar um carro novo automático pode ser uma boa opção, principalmente quando se tem aquela ajudinha na hora de escolher. Existem muitos modelos no mercado e, para achar o ideal, conte com empresas especialistas no assunto, como o Grupo AB.

O carro com câmbio automático cresceu bastante em vendas ultimamente e, com as quedas nos preços e a evolução da tecnologia, é provável que essa tendência se mantenha. Como você viu, ele traz algumas vantagens em
 relação ao manual, principalmente no que diz respeito ao conforto e bem-estar do motorista.

Viu como o carro com câmbio automático é uma boa opção? Se você quiser conhecer mais sobre o mundo automotivo, assine agora mesmo nossa newsletter!




Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido