Central multimídia: saiba o que é e quais as suas vantagens


Assim como a direção elétrica e a hidráulica, a central multimídia era mais comum em carros de luxo, principalmente pela elegância e conforto que ela traz. Contudo, o sistema foi evoluindo, ficando mais barato e, atualmente, já está
disponível, até mesmo, em veículos com um apelo popular.


Por que será que a central multimídia é tão apreciada? Ao longo deste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre esse sistema, algumas de suas funções e benefícios!

O que é e para que serve a central multimídia?

Quando foi idealizada, a central multimídia nada mais era que um aparelho de DVD conectado a uma tela com algumas funções a mais. Contudo, ela evoluiu muito e, hoje, funciona como a interface perfeita entre as funções do veículo e seus ocupantes, deixando de ser um opcional para quem gostava de música e ver vídeos.

Atualmente, a central multimídia é tão apreciada e funcional que, mesmo os veículos que não saíram como ela de fábrica têm recebido o sistema. No entanto, de acordo com o especialista e colunista do portal G1 Mário Marum, é preciso ter cuidado durante a instalação e deixá-la a cargo de pessoas experientes. Um simples erro pode causar uma pane elétrica.

Quais são as principais funcionalidades desse sistema?

Agora, se o carro já vem com a central multimídia, é só aproveitar a infinidade de funcionalidades desse sistema. Total comunicação com dispositivos de segurança do veículo como sistemas de freio e tração, GPS integrado, câmera de ré com sensor de estacionamento, rádio AM e FM, manual intuitivo e muito mais.

Muitas delas trazem TV digital integrada e, principalmente, conexão com smartphones. Que tal atender ao telefone e receber suas chamadas diretamente no sistema de som do carro? Ou melhor ainda, usar o GPS com comandos de voz?

Além de tudo isso, a central multimídia permite realizar várias funções simultaneamente, ou seja, não é preciso parar de ouvir música para usar a câmera de ré, por exemplo.

Quais são as vantagens em ter um veículo com central multimídia?

Além de todos os recursos que mencionamos — e claro, da beleza em ter esse opcional no centro do painel —, as centrais multimídias trazem uma série de vantagens, sendo a principal delas o fato de você ter quase todas as funções do veículo em um único local, de forma simples e intuitiva.

Além disso, existe a praticidade de contratar serviços para integrar mais funções à sua central. Sabia que algumas seguradoras detectam quando o veículo tem um problema e entram automaticamente em contato com você? A conectividade que esse dispositivo traz é fundamental nos dias atuais.

Devo adquirir um veículo com central multimídia ou instalar depois?

Nesse momento, talvez você esteja pensando: é melhor instalar uma central multimídia no meu usado ou comprar um carro que já venha com esse recurso? Como você viu, existem alguns cuidados ao colocar tal sistema em um veículo que não foi projetado para isso e nem sempre a procura pelo modelo que se ajuste a isso será fácil.

Prefira carros que já venham com a central instalada, pois a conectividade com o veículo será muito maior, uma vez que nem todas as funções podem ser utilizadas em um sistema que não veio de fábrica. Além disso, é comum as montadoras oferecerem alguns serviços extras, como assistência em caso de emergências.

A central multimídia ganhou tanto o gosto das pessoas e se tornou tão importante que, em alguns anos, é provável que ela equipe todos os veículos. Um fato é que ela evoluiu bastante com o passar do tempo, e essa tendência vai continuar. Então, espere muitas novidades e recursos ainda mais fantásticos.

Viu como a central multimídia pode trazer muito conforto e entretenimento? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades do mundo automotivo!




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido