Pane elétrica no carro: 7 principais causas


Ter a viagem interrompida por causa de uma pane elétrica no automóvel é o tipo de coisa que ninguém quer passar, certo? Justamente por isso a manutenção preventiva é fundamental.


Ela deve ser realizada na periodicidade correta e por mecânicos especializados, para detectar com antecedência e reparar qualquer falha ou peça defeituosa, garantindo o bom desempenho do carro. Apesar disso, nunca é demais saber o que fazer em caso de pane no veículo — afinal, em algumas situações, o defeito pode ser descoberto e solucionado facilmente.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo as principais causas de pane elétrica no carro. Vamos a elas?

1. Fusíveis

Se houver qualquer fusível quebrado, ou mesmo com um cabo solto, ele pode comprometer o funcionamento da parte elétrica. Logo, mantenha sempre uma caixa reserva desses componentes no seu veículo, para trocá-los caso seja preciso.

Segundo o Diretor da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), Marcos Vinícius Aguiar, se após a sua substituição o fusível vier a queimar novamente, é provável que algum item do sistema correspondente esteja em curto, com a queima da peça servindo para manter a sua integridade. Nesse caso, somente um eletricista de auto pode realizar o conserto.

2. Injeção eletrônica

Caso a luz acenda e o motor continue operando, isso significa que há uma falha na parte elétrica. Porém, se o carro parar assim que a luz acender, o sistema de injeção está com problemas. Nesse caso, não tente mexer nela. Somente uma concessionária ou um profissional especializado poderá solucionar o problema.

3. Bobina

A bobina é responsável pela produção da corrente de alta-tensão que gera faísca nas velas. Às vezes, ela pode superaquecer, parando de gerar a energia necessária. Isso compromete o funcionamento do veículo.

O jeito é esperar a bobina esfriar para que, em poucos minutos, o automóvel volte a ligar. Essa prática, porém, é uma reação de emergência. Logo que possível, leve o veículo em uma oficina.

4. Bateria

Se o indicador da bateria estiver aceso no painel, a falha pode estar no alternador ou na bateria. Com defeito, o alternador não consegue recarregar a bateria, fazendo com que a energia seja consumida totalmente sem repô-la. Existem duas opções para esse caso: fazer a recarga ou trocar a bateria.

5. Correia dentada

Acionada pelo motor e ligada ao comando de válvulas, a correia pode se romper com o veículo em movimento. Por isso, assim que você notar o rompimento, não dê partidas no carro, para evitar que os componentes empenem e danifiquem o cabeçote do motor.

Como prevenção, Aguiar recomenda que a troca deve ser feita a cada 50 mil km rodados, em concessionárias.

6. Bomba de combustível

Ocasionalmente, a bomba de combustível pode apresentar falhas e não conseguir injetar álcool ou gasolina na pressão ideal para o motor. Nessa situação, não há jeito: ela deve ser substituída. O processo, contudo, é rápido e pode ser realizado em
uma empresa especializada.

7. Iluminação

A queima frequente de lâmpadas indica um problema no sistema elétrico. Nunca utilize as de consumo superior ao recomendado pelo fabricante, pois elas podem sobrecarregar o sistema e fundir as fiações. Caso você queira lâmpadas mais intensas, Aguiar sugere a procura de um profissional capacitado para averiguar a melhor forma de fazer essa instalação.

Enfim, esperamos que as causas citadas acima possam ajudá-lo a saber como proceder diante de uma pane elétrica no seu carro. Agora, basta colocar essas recomendações em prática para evitar problemas graves e diminuir o custo do conserto!

Gostou do nosso post? Aproveite para se aprofundar no assunto e conheça também a importância da manutenção preventiva em veículos!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido