Financiar ou comprar à vista: qual é a melhor opção? Descubra aqui!


Independentemente de financiar ou comprar à vista, o essencial para todo consumidor que pretende investir seu dinheiro em um automóvel é realizar um planejamento financeiro, evitando frustrações e prejuízos no futuro.


O sonho do carro novo ainda é marcante entre os brasileiros e, com tantas opções de pagamento disponíveis, é preciso tomar cuidado para não ser levado pela ansiedade. Existem diferentes maneiras de se adquirir um veículo nos dias de hoje, porém, é imprescindível que o consumidor estude bastante antes de tomar a sua decisão.

Neste artigo, trazemos as principais características das modalidades de pagamento disponibilizadas pelo mercado atualmente, destacando os benefícios e as desvantagens de financiar e de comprar à vista. Se você é um consumidor consciente, que valoriza o seu dinheiro, este artigo, com certeza, vai ser muito útil. Confira!

O que levar em consideração ao comprar um carro?

O carro é, frequentemente, a primeira aquisição de grande valor do brasileiro e, para muitos, é considerado um símbolo de sucesso e conquista. Entretanto, antes que a empolgação nos consuma por completo, é bom lembrar que um veículo traz consigo uma série de custos e responsabilidades que não podem ser negligenciadas pelo seu proprietário.

Dessa forma, algumas considerações, como as que seguem, são fundamentais para saber se a sua compra realmente faz sentido ou se é melhor deixar o sonho para uma próxima oportunidade.

Eu realmente necessito de um automóvel agora?

Como mencionamos, o carro tem um apelo emocional muito forte, o que induz muitos consumidores a investirem nesse tipo de produto, mesmo quando o veículo ainda não é tão necessário.

Os seus desejos e a sua satisfação também devem ser considerados no momento da decisão de compra, porém, quando esse tipo de aquisição coloca em risco outros fatores importantes, como a sua segurança financeira, o ideal é aguardar um pouco mais.

Eu tenho dinheiro suficiente para quitá-lo?

Se você foi capaz de juntar uma boa quantia de dinheiro ao longo do tempo é porque sabe se organizar e, certamente, é um consumidor que tem autocontrole e consome com cautela.

Nesse caso, você terá a oportunidade de comprar um carro à vista, com desconto, ou financiar um modelo melhor oferecendo uma boa entrada para reduzir juros e taxas no financiamento.

Se eu comprar um carro à vista, ficarei sem dinheiro?

Contar apenas com o dinheiro suficiente para quitar o carro não é o bastante. Não podemos esquecer que um automóvel demanda uma série de custos, como impostos, taxas obrigatórias, seguro, manutenção e combustível.

Tudo isso deve ser analisado pelo comprador em sua pesquisa, ressaltando que a variação do preço de impostos e serviços pode ajudar a escolher modelos mais vantajosos.

Do que precisarei abrir mão para comprar o meu carro?

Por fim, não deixe de levar em conta os eventuais custos envolvidos na aquisição de um carro, o que não se restringe ao dinheiro propriamente dito.

Outras oportunidades e investimentos podem ser mais vantajosos no momento, principalmente se a sua renda mensal for relativamente limitada. Considere, portanto, outras possibilidades de usar os seus recursos antes de, finalmente, optar por adquirir um carro ou trocar o seu antigo.

Se após considerar todos os pontos citados, a compra de um veículo continuar sendo uma boa escolha, é sinal de que você está no caminho certo. Agora, voltamos ao tema central do nosso artigo: financiar ou comprar à vista?

Ambas as opções apresentam características próprias e, a seguir, apresentamos os principais aspectos de cada uma delas.

Quais as vantagens de comprar à vista?

Naturalmente, a maior vantagem de comprar um automóvel à vista está no poder de barganha. Além de ficar livre de juros e taxas administrativas, o cliente tem a possibilidade de negociar descontos que podem chegar até os 10%.

Contudo, é importante destacar que essa prática não é muito comum, tendo em vista que a maioria dos brasileiros não é capaz de reunir grandes quantias de dinheiro num curto período de tempo. Assim, a espera seria inviável para quem necessita de um veículo com urgência, como profissionais que o utilizam para se deslocar de casa para o trabalho — e vice-versa — e famílias.

Por outro lado, o consumidor que não tem pressa e não se incomoda de juntar dinheiro lentamente, mês a mês, também pode enxergar alguma vantagem nos consórcios. Embora as administradoras cobrem taxas sobre as mensalidades, nesse tipo de contrato o participante tem a chance de retirar o veículo mais cedo, por meio de sorteio ou lance.

Quais as vantagens de comprar a prazo?

Ainda que as taxas e os juros sejam altos, a maioria dos brasileiros compra seus automóveis a prazo. A maior vantagem dessa opção é que o consumidor tem a chance de sair da concessionária de carro novo sem precisar esperar. É, portanto, a solução ideal para aqueles que precisam de um veículo com urgência e, também, para os ansiosos.

No Brasil, entretanto, além do CDC e do leasing, os consumidores contam com o consórcio, uma opção geralmente mais vantajosa, mas que pode exigir anos de espera. Vamos falar sobre cada uma dessas opções a seguir.

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Nessa modalidade de financiamento, a compra do carro é viabilizada por um banco público ou privado. O cliente sai com um carro em seu nome, mas o veículo permanece alienado até que todas as parcelas sejam quitadas.

Esse é o tipo de financiamento mais comum do mercado, e o que geralmente atrai os consumidores são as pequenas parcelas disponibilizadas pelos bancos. Naturalmente, quanto menor a entrada e quanto maior for a duração do financiamento, mais caro ficará o investimento final.

Além disso, o cliente também precisará arcar com juros e outras taxas como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Tudo dependerá, portanto, das necessidades e do planejamento de longo prazo de cada consumidor.

Leasing

A principal diferença do leasing em relação ao CDC é que o automóvel só é registrado no nome do proprietário após a quitação de todas as parcelas. Dessa forma, essa modalidade de financiamento prevê uma espécie de “locação” durante o período de pagamento.

Esse tipo de contrato está comumente atrelado a programas de fidelidade disponibilizados pelas montadoras. Geralmente são realizados dois pagamentos maiores, na entrada e no fim do financiamento, de modo que os juros e impostos sejam reduzidos nas parcelas intermediárias.

Além disso, algumas empresas também permitem que o cliente entregue seu carro no fim do pagamento e retire um modelo mais novo ou de uma categoria ou versão diferente, dando início a outro financiamento. É, portanto, uma opção interessante para os clientes fiéis de uma montadora e que fazem questão de estar sempre com modelos atuais na garagem.

Consórcio

O consórcio funciona como uma “poupança compartilhada”. Empresas administradoras reúnem pessoas que pretendem adquirir um automóvel de uma mesma categoria ou valor e fixam uma contribuição mensal.

A cada mês, um montante do valor arrecado referente ao prêmio determinado no contrato é sorteado entre os participantes. A má notícia é que se você for “azarado”, pode ter que esperar vários anos até ser contemplado.

A maior vantagem do consórcio é a ausência de juros e impostos financeiros. Porém, as empresas que realizam a administração cobram taxas de serviço que, em alguns casos, chegam a superar os juros cobrados em outros tipos de financiamento. Por isso, é fundamental pesquisar bastante.

Como você vê, existem diversas alternativas para o consumidor que deseja realizar o tão sonhado desejo de comprar um carro. Entretanto, não existe um caminho ideal, são as circunstâncias, as necessidades e o perfil financeiro de cada cliente que determinarão se ele deve financiar ou comprar à vista.

No Grupo AB, você conta com uma enorme variedade de marcas e veículos disponíveis em diversas concessionárias presentes no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Entre em contato conosco para conferir as nossas ofertas e condições exclusivas!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido