Financiar ou comprar à vista: qual é a melhor opção? Descubra aqui!


Independentemente de financiar ou comprar à vista, o essencial para todo consumidor que pretende investir seu dinheiro em um automóvel é realizar um planejamento financeiro, evitando frustrações e prejuízos no futuro.


O sonho do carro novo ainda é marcante entre os brasileiros e, com tantas opções de pagamento disponíveis, é preciso tomar cuidado para não ser levado pela ansiedade. Existem diferentes maneiras de se adquirir um veículo nos dias de hoje, porém, é imprescindível que o consumidor estude bastante antes de tomar a sua decisão.

Neste artigo, trazemos as principais características das modalidades de pagamento disponibilizadas pelo mercado atualmente, destacando os benefícios e as desvantagens de financiar e de comprar à vista. Se você é um consumidor consciente, que valoriza o seu dinheiro, este artigo, com certeza, vai ser muito útil. Confira!

O que levar em consideração ao comprar um carro?

O carro é, frequentemente, a primeira aquisição de grande valor do brasileiro e, para muitos, é considerado um símbolo de sucesso e conquista. Entretanto, antes que a empolgação nos consuma por completo, é bom lembrar que um veículo traz consigo uma série de custos e responsabilidades que não podem ser negligenciadas pelo seu proprietário.

Dessa forma, algumas considerações, como as que seguem, são fundamentais para saber se a sua compra realmente faz sentido ou se é melhor deixar o sonho para uma próxima oportunidade.

Eu realmente necessito de um automóvel agora?

Como mencionamos, o carro tem um apelo emocional muito forte, o que induz muitos consumidores a investirem nesse tipo de produto, mesmo quando o veículo ainda não é tão necessário.

Os seus desejos e a sua satisfação também devem ser considerados no momento da decisão de compra, porém, quando esse tipo de aquisição coloca em risco outros fatores importantes, como a sua segurança financeira, o ideal é aguardar um pouco mais.

Eu tenho dinheiro suficiente para quitá-lo?

Se você foi capaz de juntar uma boa quantia de dinheiro ao longo do tempo é porque sabe se organizar e, certamente, é um consumidor que tem autocontrole e consome com cautela.

Nesse caso, você terá a oportunidade de comprar um carro à vista, com desconto, ou financiar um modelo melhor oferecendo uma boa entrada para reduzir juros e taxas no financiamento.

Se eu comprar um carro à vista, ficarei sem dinheiro?

Contar apenas com o dinheiro suficiente para quitar o carro não é o bastante. Não podemos esquecer que um automóvel demanda uma série de custos, como impostos, taxas obrigatórias, seguro, manutenção e combustível.

Tudo isso deve ser analisado pelo comprador em sua pesquisa, ressaltando que a variação do preço de impostos e serviços pode ajudar a escolher modelos mais vantajosos.

Do que precisarei abrir mão para comprar o meu carro?

Por fim, não deixe de levar em conta os eventuais custos envolvidos na aquisição de um carro, o que não se restringe ao dinheiro propriamente dito.

Outras oportunidades e investimentos podem ser mais vantajosos no momento, principalmente se a sua renda mensal for relativamente limitada. Considere, portanto, outras possibilidades de usar os seus recursos antes de, finalmente, optar por adquirir um carro ou trocar o seu antigo.

Se após considerar todos os pontos citados, a compra de um veículo continuar sendo uma boa escolha, é sinal de que você está no caminho certo. Agora, voltamos ao tema central do nosso artigo: financiar ou comprar à vista?

Ambas as opções apresentam características próprias e, a seguir, apresentamos os principais aspectos de cada uma delas.

Quais as vantagens de comprar à vista?

Naturalmente, a maior vantagem de comprar um automóvel à vista está no poder de barganha. Além de ficar livre de juros e taxas administrativas, o cliente tem a possibilidade de negociar descontos que podem chegar até os 10%.

Contudo, é importante destacar que essa prática não é muito comum, tendo em vista que a maioria dos brasileiros não é capaz de reunir grandes quantias de dinheiro num curto período de tempo. Assim, a espera seria inviável para quem necessita de um veículo com urgência, como profissionais que o utilizam para se deslocar de casa para o trabalho — e vice-versa — e famílias.

Por outro lado, o consumidor que não tem pressa e não se incomoda de juntar dinheiro lentamente, mês a mês, também pode enxergar alguma vantagem nos consórcios. Embora as administradoras cobrem taxas sobre as mensalidades, nesse tipo de contrato o participante tem a chance de retirar o veículo mais cedo, por meio de sorteio ou lance.

Quais as vantagens de comprar a prazo?

Ainda que as taxas e os juros sejam altos, a maioria dos brasileiros compra seus automóveis a prazo. A maior vantagem dessa opção é que o consumidor tem a chance de sair da concessionária de carro novo sem precisar esperar. É, portanto, a solução ideal para aqueles que precisam de um veículo com urgência e, também, para os ansiosos.

No Brasil, entretanto, além do CDC e do leasing, os consumidores contam com o consórcio, uma opção geralmente mais vantajosa, mas que pode exigir anos de espera. Vamos falar sobre cada uma dessas opções a seguir.

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Nessa modalidade de financiamento, a compra do carro é viabilizada por um banco público ou privado. O cliente sai com um carro em seu nome, mas o veículo permanece alienado até que todas as parcelas sejam quitadas.

Esse é o tipo de financiamento mais comum do mercado, e o que geralmente atrai os consumidores são as pequenas parcelas disponibilizadas pelos bancos. Naturalmente, quanto menor a entrada e quanto maior for a duração do financiamento, mais caro ficará o investimento final.

Além disso, o cliente também precisará arcar com juros e outras taxas como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Tudo dependerá, portanto, das necessidades e do planejamento de longo prazo de cada consumidor.

Leasing

A principal diferença do leasing em relação ao CDC é que o automóvel só é registrado no nome do proprietário após a quitação de todas as parcelas. Dessa forma, essa modalidade de financiamento prevê uma espécie de “locação” durante o período de pagamento.

Esse tipo de contrato está comumente atrelado a programas de fidelidade disponibilizados pelas montadoras. Geralmente são realizados dois pagamentos maiores, na entrada e no fim do financiamento, de modo que os juros e impostos sejam reduzidos nas parcelas intermediárias.

Além disso, algumas empresas também permitem que o cliente entregue seu carro no fim do pagamento e retire um modelo mais novo ou de uma categoria ou versão diferente, dando início a outro financiamento. É, portanto, uma opção interessante para os clientes fiéis de uma montadora e que fazem questão de estar sempre com modelos atuais na garagem.

Consórcio

O consórcio funciona como uma “poupança compartilhada”. Empresas administradoras reúnem pessoas que pretendem adquirir um automóvel de uma mesma categoria ou valor e fixam uma contribuição mensal.

A cada mês, um montante do valor arrecado referente ao prêmio determinado no contrato é sorteado entre os participantes. A má notícia é que se você for “azarado”, pode ter que esperar vários anos até ser contemplado.

A maior vantagem do consórcio é a ausência de juros e impostos financeiros. Porém, as empresas que realizam a administração cobram taxas de serviço que, em alguns casos, chegam a superar os juros cobrados em outros tipos de financiamento. Por isso, é fundamental pesquisar bastante.

Como você vê, existem diversas alternativas para o consumidor que deseja realizar o tão sonhado desejo de comprar um carro. Entretanto, não existe um caminho ideal, são as circunstâncias, as necessidades e o perfil financeiro de cada cliente que determinarão se ele deve financiar ou comprar à vista.

No Grupo AB, você conta com uma enorme variedade de marcas e veículos disponíveis em diversas concessionárias presentes no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Entre em contato conosco para conferir as nossas ofertas e condições exclusivas!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido