Veja os 5 carros que mais consomem combustível e que são vendidos no Brasil


O consumo de combustível pode ser um fator determinante na escolha de um automóvel, principalmente para os consumidores de modelos populares que precisam de um veículo para as tarefas do dia a dia. Mas, afinal, quais são os carros que mais consomem combustível no pais?


Existem muitas listas e comparativos gerais disponíveis na web, no entanto, há vários outros aspectos que precisam ser levados em conta em uma análise como essa, tais como o perfil do veículo, seu público-alvo e motorização.

Neste artigo, optamos por apresentar os mais beberrões das principais categorias comercializadas no país para deixar esta lista um pouco mais justa. Confira, então, os carros que mais consomem combustível no Brasil de acordo com dados do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro. Boa leitura!

1. Hatch: Fiat Argo Precision e HGT 1.8 Flex

Os hatchs são campeões de venda no país devido ao seu conjunto de vantagens claras: mobilidade, preço acessível e economia de combustível. Entretanto alguns modelos, por apostarem em uma motorização mais robusta, acabam pecando no último quesito.

É o caso do Fiat Argo, que teve a pior avaliação de consumo em 2019 pelo Inmetro. Confira seus números a seguir:

  • etanol — 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada;
  • gasolina — 10 km/l na cidade e 12,8 k/l na estrada.

2. Sedã compacto: Hyundai HB20S 1.6 Premium Flex

A versão família do elogiado hatch HB20 infelizmente não surpreendeu em eficiência, segundo Inmetro. Mesmo adotando um câmbio automático de seis velocidades, o sedã registra números pouco convidativos para sua categoria, principalmente quando é abastecido com etanol. Veja só:

  • etanol — 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada;
  • gasolina — 10km/l na cidade e 11,7km/l na estrada.

3. Picape: Toyota Hilux 2.7 4x4 Flex

Quem compra uma grande picape com motor flex já espera um consumo de combustível elevado, mas a Toyota Hilux realmente deixa seus consumidores de queixo caído. O preço atrativo e a confiabilidade da marca continuando pesando a seu favor, porém o custo no dia a dia certamente incomoda até os fãs mais devotados. Confira os dados do Inmetro para esse modelo:

  • etanol — 4,8 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada;
  • gasolina — 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada.

4. SUV: Renault Duster 2.0 Dynamique 4x2 Flex

O Renault Duster é um velho conhecido entre os “beberrões” do mercado. O carro segue sendo uma proposta interessante da montadora devido a sua simplicidade e seu preço acessível. Entretanto, quem deseja levar o compacto SUV para casa, precisará engolir a sua nota C no Inmetro. Confira seus dados:

  • etanol — 6,1 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada;
  • gasolina — 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

5. Premium: Mercedes-Benz G 63 5.5 A7 Gasolina

O novo Mercedes Classe G chegou ao Brasil em 2018 com todo o requinte, tecnologia e potência que só a sua marca oferece. O belo jipe conta com motor V8 4.0 de 585 cv com um consumo não tão atraente, mas compatível com seu desempenho. Convenhamos, porém, que quem compra um veículo como esse não se importa com as despesas no posto de combustível. Confira seus dados a seguir:

  • gasolina: 4,8 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada.

Como comentamos, o consumo de combustível é apenas um dos critérios que você deve utilizar na hora de escolher um veículo. Muitos proprietários, por exemplo, não se importam em gastar um pouco mais no cotidiano para guiar um automóvel com maior desempenho. Tudo depende, portanto, dos seus interesses e necessidades.

De qualquer forma, é imprescindível conhecer os carros que mais consomem combustível para entender melhor a eficiência dos veículos que estão sendo oferecidos no mercado. Ainda que você seja um consumidor premium, certamente verá vantagens em economizar algum dinheiro no dia a dia.

Gostou do artigo? Então não perca mais nenhuma novidade! Siga-nos nas redes sociais e acompanhe tudo que postamos por aqui. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório