Entenda o que é, para que serve e como funciona o filtro cânister

Saber o que é e para que serve o filtro cânister é muito importante para que o motorista possa perceber se o funcionamento do veículo está dentro do esperado, bem como se há algum problema nesse equipamento tão essencial para uma direção segura e consciente. O cânister é um filtro que tem a finalidade de coletar o vapor gerado no tanque do carro e diminuir suas impurezas para, em seguida, liberar a versão limpa para o sistema de admissão do motor do veículo.


Como o vapor do motor não só é um poluente atmosférico, mas também é prejudicial à saúde humana, o filtro cânister é fundamental para garantir a diminuição de substâncias tóxicas, como o benzeno, entre outros componentes. Foi, a partir da década de 90, que todos os veículos passaram a sair de fábrica com esse dispositivo.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar a relevância de fazer a manutenção do filtro cânister, a fim de evitar diversos tipos de danos individuais e coletivos. Continue a leitura e entenda!

Como o filtro cânister funciona?

O filtro cânister é um reservatório responsável pelo armazenamento de gases de combustível que evaporam quando o carro está em funcionamento. Ele possui carvão ativado, que promove a reutilização do vapor absorvido pelo motor do veículo.

Quando o motor está em atividade, acontece a canalização do vapor do combustível até o coletor. Nesse processo, o filtro do cânister absorve o que for produzido e filtra os componentes nocivos ao meio ambiente e à saúde, liberando, assim, um ar puro na atmosfera.

Por que o filtro cânister é importante?

O cânister é importante, pois, sem ele, os níveis de poluição aumentariam significativamente. Problemas no funcionamento do cânister podem também gerar prejuízos financeiros, já que, de acordo com o código de trânsito brasileiro, transitar com veículo que emite gases poluentes além do tolerável por lei resulta em punição.

“Artigo 231 - Item III – Produzindo fumaça, gases ou partículas em níveis superiores ao permitido; (infração grave com multa e retenção do veículo)”.

Como deve ser feita a manutenção do filtro cânister?

A limpeza e a manutenção do filtro cânister deve ser feita periodicamente, a fim de verificar e prevenir possíveis danos. Também é indicado ficar atento a possíveis sinais de defeito, entre os quais estão:

  • falsa batida do motor: som que a válvula solenóide emite e que pode ser erroneamente confundido com o motor que raja no torque;
  • cheiro forte e constante de combustível sem identificação de vazamento.

De acordo com a revista Quatro Rodas, é importante ter alguns cuidados e evitar maus hábitos — inclusive na hora de abastecer — para não danificar o filtro e o seu correto funcionamento.

Caso alguma irregularidade seja identificada, o ideal é buscar ajuda profissional imediatamente e garantir o reparo o mais rápido possível.

Nesse artigo falamos o que é e para quê serve o filtro cânister, assim como a sua importância para promover a preservação ambiental e também a saúde humana. Ter consciência socioambiental é fundamental para minimizar os efeitos causados pelo desenvolvimento industrial e, por isso, é necessário que cada um assuma esse compromisso e faça a sua parte.

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos, veja o artigo em nosso blog e saiba mais sobre o motor TSI. Confira: O que é o Motor TSI?



Notícias recentes
Conheça os melhores carros da Volkswagen
Conheça os melhores carros da Volkswagen Saiba mais...
Conheça o novo Jetta e suas características
Conheça o novo Jetta e suas características Saiba mais...
Conheça o New HR-V e seus diferenciais
Conheça o New HR-V e seus diferenciais Saiba mais...
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido