Afinal, vale a pena investir em um carro esportivo?


O sonho de quase todo garoto é ter um carro esportivo na garagem quando crescer. As prioridades da vida adulta não eliminam esse desejo, que pode muito bem virar realidade e ainda reservar diversos benefícios para o proprietário. Mas a compra exige bastante ponderação, e alguns mitos devem ser afastados antes da tomada de decisão.


Isso garante segurança para que você faça a própria escolha, prevendo como será a relação com o seu automóvel esportivo. Vale lembrar que o investimento feito na compra de um veículo dessa categoria costuma ser expressivo, portanto é necessário saber muito bem o que esperar.

Quer ficar por dentro de mais informações a respeito da compra de um carro esportivo e se ela vale a pena atualmente? Selecionamos os principais pontos que você precisa analisar antes de bater o martelo. Confira!

Diferenciais de um esportivo

A categoria dos veículos esportivos figura entre as que reservam maiores peculiaridades aos proprietários, pois o desempenho é sempre uma questão relevante. Se um sedã consegue ser empregado no mesmo tipo de utilização de um SUV, embora cada um tenha uma vocação, com os esportivos a questão ganha mais complexidade.

Os diferenciais de um veículo esportivo não aparecem apenas na carroceria invocada e no motor potente. Nem todo esportivo é indicado para o uso no dia a dia, enquanto alguns podem tranquilamente ser inseridos no cotidiano, como se vê bastante em países da Europa e nos EUA.

No Brasil é mais comum ver carros esportivos aos finais de semana, e fatores como o asfaltamento irregular em grande parte das cidades, além das preocupações com a segurança, inibem o uso cotidiano desses veículos. A maior exceção está nas cidades turísticas litorâneas, por exemplo, nas quais os esportivos aparecem com maior frequência.

Também é importante destacar que esportividade nem sempre está atrelada a conforto. Afinal, a pouca distância do solo e a suspensão mais dura tendem a transferir as imperfeições do asfalto aos ocupantes. Alguns trabalham essa questão com maior afinco, mas ainda assim não se pode esperar o mesmo conforto oferecido por um sedã médio ou por um SUV.

Grande parte dos esportivos tem foco no transporte do motorista e de um carona. Portanto, não são ideais para os passeios em família. Ainda assim, alguns entregam espaço interno condizente com os veículos convencionais, o que também vale para a capacidade de carga do porta-malas.

A tração dos veículos esportivos, ou ao menos dos que seguem a fórmula clássica, é traseira. Isso significa arrancadas mais agressivas, algo muito apreciado pelo público da categoria.

Diversão

Quem opta por um carro esportivo quer mais do que ir de um ponto a outro; busca um desempenho empolgante, daqueles que fazem o motorista grudar no banco na aceleração. Para quem já se cansou de dirigir um automóvel comum, a categoria pode ser uma forma de se recuperar a paixão pela condução.

Toda a sua forma de encarar a direção é transformada com um esportivo, e isso ocorre mesmo com as limitações em nossas ruas e rodovias. Se você optar por um modelo conversível, tudo fica ainda mais divertido, pois não há nada melhor do que o vento nos cabelos, deixando para trás qualquer dia ruim.

Os esportivos modernos disponibilizam inúmeros modos de direção, capazes de deixá-los mais mansos ou agressivos, possibilidade ideal para quem pretende rodar nas cidades e estradas. Em trechos urbanos, com as imperfeições do asfalto, valetas e lombadas, o melhor é preferir um modo de condução calmo.

Já nas rodovias, sobretudo nas que apresentam bom asfaltamento, podem entrar em ação os modos mais esportivos, respeitando os limites de velocidade, claro. Se usado do modo adequado, um veículo esportivo oferece ótima segurança no trânsito, seja pelos itens que o equipam, seja por garantir força em retomadas e ultrapassagens.

Designs arrojados

Muitas pessoas sentem falta da época em que as montadoras entregavam modelos singulares, que não lembravam outros de marcas diferentes. Essa questão, que até faz sentido nos veículos de entrada e em algumas categorias, não se confirma em relação aos carros esportivos.

Vale apontar que há alternativas para todos os gostos. Alguns guardam semelhanças com modelos de décadas atrás, pois o estilo clássico segue mantendo o apelo para o público alvo, e nesse caso as estilizações respeitam o design celebrado das gerações anteriores.

É o mesmo que acontece com as guitarras clássicas ou com as motocicletas Harley Davidson, que ganharam maior qualidade mas continuam muito semelhantes às vendidas nos anos 50 e 60.

Essa não é a única regra, pois há também marcas que investem em inovação e modelos futuristas, o que também combina com os esportivos. Se existe uma categoria capaz de comportar inúmeras outras subcategorias, certamente é a dos esportivos, englobando uma gigante diversidade de projetos.

Chance de mostrar sua personalidade

Se algum dia você olhou com admiração para um carro esportivo, saiba que não se trata de um caso isolado. Esses modelos contam com a incrível capacidade de gerar olhares por onde passam, e não há nenhum problema nisso.

As pessoas amam carros, especialmente no Brasil, tornando impossível não ser notado quando se dirige um esportivo. E isso mesmo nos tipos mais sóbrios, já que também são atraentes e capazes de mostrar que existe alguém com bom gosto na direção.

Talvez alguns dos seus personagens favoritos na ficção dirigissem carros esportivos, e isso ajuda a compor tudo o que há à sua volta. Um exemplo é o personagem de David Duchovny na série Californication, que tinha em seu Porsche um companheiro inseparável.

O pós-venda não é muito diferente dos veículos de outras categorias, e o mesmo vale para a revenda. Alguns modelos são bastante procurados no mercado de usados, e os mais clássicos também contam com baixa desvalorização. No consumo de combustível, são plenamente compatíveis aos demais tipos, em razão da alta tecnologia empregada nos projetos mecânicos.

Buscar por um carro esportivo em uma concessionária, considerando todas as informações do post, pode ser a melhor alternativa. Ao fazer sua pesquisa, opte por aquela que apresentar a maior diversidade de veículos à disposição, como o Grupo AB!

Se você gostou de ler sobre carros esportivos e pensa em ter um, aproveite para conhecer o Nissan GT-R!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido