Volvo S90 ou Honda Accord: qual a melhor opção?


Volvo S90 e Honda Accord são a nata do mundo automotivo quando falamos em sedãs de luxo. Esses dois veículos são majestosos, perfeitos para aquele passeio em família e entregam tudo o que se pode esperar de um carro. Contudo, eles apostam em características bem distintas, sendo que a escolha sobre qual comprar pode ser bem difícil, tamanha a perfeição dos modelos.


Para que essa tarefa seja um pouco mais fácil, preparamos este comparativo. Ao longo do texto você vai conhecer as principais características do Volvo S90 e do Honda Accord, seus desempenhos e muito mais!

Design e diferenciais

Primeiramente, falaremos do Honda Accord, ganhador do prêmio North American Car of The Year 2018, entregue no Salão de Detroit, em um dos eventos mais importantes do setor. E tal premiação não foi atoa, pois a décima geração desse carro ficou simplesmente incrível, mostrando um apelo mais esportivo, mas sem descuidar da elegância e requinte.

Na frente, você logo percebe o tom agressivo do veículo, muito pelo seu perfil mais baixo e pela grade dianteira perfeitamente em harmonia com o conjunto de faróis Full Led. A traseira ligeiramente mais baixa lembra bastante o estilo de um cupê, sendo completado pelo belo conjunto de rodas de liga leve 18 polegadas.

Quanto ao design interno, o destaque fica para o excelente acabamento, bancos em couro e painel de instrumentos análogo digital, que traz uma tela de 7 polegadas integrada. Contudo, se você procura por um sedã que traz luxo ao extremo, o Volvo S90 é a opção.

A dianteira dotada de faróis bipartidos mostra imediatamente que esse é um veículo diferenciado, o que se mantém ao observar o design arrojado da traseira. Internamente, o Volvo S90 traz tudo o que você espera de um sedã de luxo, muito conforto, acabamento impecável e, claro, um belo painel de instrumentos totalmente digital.

Dimensões e espaço interno

Quanto ao espaço interno, devemos dizer que, ambos os veículos têm quase cinco metros de comprimento e, aliado a um layout de cabine bem desenhado, você e sua família não vão passar aperto em nenhum dos dois. Afinal, ambos são caracterizados como sedãs grandes, sendo ótimos para pequenos passeios ou aquelas viagens mais longas.

Com 4,96 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de aproximadamente 2,94 metros, o S90 leva uma pequena vantagem quanto ao tamanho. Seu porta-malas é bastante generoso e tem capacidade de 500 litros, o que possibilita uma viagem confortável, levando toda a sua bagagem em segurança.

Apesar de ser um pouco menor em relação ao concorrente — 4,87 metros de comprimento e 2,85 metros entre-eixos —, o Honda Accord compensa no que diz respeito ao tamanho do porta-malas, que tem capacidade de 593 litros. Em relação à altura, os dois modelos são bem baixos — característica de grandes sedãs —, mas isso não afeta o conforto dos passageiros.

Devido ao layout da cabine, ambos acomodam confortavelmente até mesmo os ocupantes mais altos, estejam eles nos bancos da frente ou traseiros. Os veículos também são muito próximos em relação à largura — 1,85 metros contra 1,87 metros —, sendo eficientes ao transportar cinco passageiros.

Versões, itens de série e opcionais

As montadoras resolveram trazer apenas uma versão de cada modelo para o Brasil, mas, devemos dizer que, os dois veículos vêm equipados com o que existe de melhor no que diz respeito a conforto, segurança e tecnologia, mesmo quando são dotados apenas dos itens de série.

A única versão disponibilizada pela Honda é o Accord Touring, que já vem com itens como controle de tração, saídas para ar quente e frio, computador de bordo e central multimídia de 8 polegadas, teto solar, câmeras de ré e no retrovisor direito, farol alto automático, bancos com regulagem elétrica, chave presencial e muito mais!

Porém, o destaque vai para o pacote opcional Honda Sensing, que inclui um sistema de condução semi autônoma, controle de cruzeiro adaptativo e correção automática em caso de mudança de faixas. Mas você acha que o sedã da Volvo fica para trás em alguns desses quesitos?

A versão S90 T8 Inscription também vem com sistema de direção semi autônomo e traz de quebra um magnífico som Premium Bowers e Wilkins com 19 alto-falantes, câmera com visão 360°, alerta de ponto cego e monitor da pressão dos pneus. Esse é um dos carros mais completos que existe e, nesse quesito, ele ganha fácil do Honda, ainda que o Accord seja muito bem equipado.

Motorização e desempenho

Eis que surge a primeira grande diferença entre os modelos, a motorização. No Accord, a montadora deu fim ao veterano V6 3.5 aspirado e o substituiu por uma versão mais moderna e eficiente, o belíssimo e potente motor turbo 2.0, que produz 256 cavalos e 37,7 kgfm de torque.

Perfeitamente integrado a um câmbio automático de 10 velocidades, esse propulsor leva o sedã de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, uma marca incrível se considerarmos o seu tamanho. A Volvo decidiu apostar no “ecologicamente correto” e trouxe uma versão híbrida, que produz cerca de 407 cavalos combinados.

Como resultado, o carro ganha em disparada quando o assunto é economia de combustível, fazendo 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada — contra 9 km/l e 12,3 km/l respectivamente. Ele faz de 0 a 100 km/h em incríveis 5,1 segundos, atingindo a máxima de 250 km/h.

Com tanta velocidade, é preciso parar, e ambos os modelos são bem equipados. Além de sistemas para controle de tração e ABS, os veículos vêm com discos ventilados na traseira, sendo que o Volvo também traz tal característica na dianteira. Isso torna a frenagem muito mais eficiente e garante segurança até nas piores condições.

Suspensão e dirigibilidade

A configuração da suspensão é outra grande diferença entre os veículos. O Volvo S90 vem equipado com um sistema a ar, extremamente macio e confortável. Já o outro traz um modelo McPherson independente com molas helicoidais na dianteira e
multibraço na traseira.

Em ambos os casos, a condução é precisa e você tem a sensação de ter o veículo nas mãos, ainda que em velocidades mais altas, muito devido à direção com assistência elétrica — presente nos dois modelos. O sueco ganha em relação à maciez e bem-estar, pois o Accord tende a ser mais rígido, embora ainda muito confortável.

Tanto o Honda Accord quanto o Volvo S90 cobram o custo de tanta tecnologia, sendo comercializados, em média, por R$ 200 mil e R$ 365 mil respectivamente. Entretanto, como você viu, eles são carros incríveis, confortáveis, potentes e muito bem desenhados. Agora cabe a você escolher entre o mais ecológico ou o esportivo familiar.

Quer saber mais sobre esses veículos fora de série? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido