Volkswagen Saveiro ou Chevrolet Montana? Saiba aqui qual escolher!


De antemão, é bom deixar claro que as duas picapes — Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana — são carros excelentes e, não por acaso, ambas estão entre os utilitários mais usados e procurados atualmente. Portanto, se você está em dúvida sobre qual dos dois modelos comprar, saiba que a decisão não será nada fácil.


A Saveiro é um dos automóveis mais tradicionais da VW. Fiel representante da linha Gol, a picape compacta estreou no Brasil no início da década de 80 e já soma 36 anos de história no país. Por sua vez, a Chevrolet Montana é mais recente. Foi lançada em 2003 pela GM e se destaca por ser um modelo desenvolvido especialmente para mercados emergentes.

Sem muitas delongas, vamos ao comparativo entre essas duas picapes tão queridas pelos brasileiros. Continue a leitura e confira as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

Design

Começando pelo básico, podemos dizer que os dois utilitários não surpreendem no design, afinal ambos apresentam uma aparência derivada de outros modelos.

A Volkswagen Saveiro sempre apresentou os traços da família Gol, com pouquíssimas variações exclusivas. Já a Chevrolet Montana estreou com a aparência do Corsa (tanto que é vendida na África do Sul e na Europa com o nome Opel Corsa Pickup). Contudo, em 2010, passou a ser baseada no Agile, design que permanece até hoje.

Espaço e acabamento interno

Assim como no design, a experiência dentro da cabine dos dois utilitários não traz muitas surpresas. Por dentro, a Saveiro conta com um visual mais moderno e um acabamento equivalente ao do Gol. Já a Montana, embora inclua um revestimento de bancos diferenciado, apresenta peças e encaixes mais simples.

Quanto ao espaço interno, a Montana sai na frente na comparação entre os modelos de cabine simples, pois apresenta uma boa área para guardar bagagens e compras atrás dos bancos. Por outro lado, a Saveiro oferece versões com cabine dupla e estendida.

Volume e capacidade de carga

Agora chegamos em um ponto que realmente interessa os consumidores do seguimento: a capacidade de carga das picapes.

A Volkswagen Saveiro tem 4,49 m de comprimento e 2,75 m entre eixos. Essas medidas conferem a ela uma caçamba com 914 litros de capacidade com um limite de 715 kg de carga.

A Chevrolet Montana, por sua vez, apresenta 4,51 m de comprimento e 2,67 m de distância entre eixos. Já o volume da caçamba surpreende: 1.100 litros de carga, com um limite de carga de 768 kg.

Potência

Ambas as picapes são vendidas com motor bicombustível (gasolina ou etanol) e câmbio manual de 5 marchas (ou 6 na Saveiro Highline 2018 e câmbio automático na Saveiro 2019).

O motor 1.6 da Saveiro chega a 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque (com etanol). Com velocidade máxima de 174 km/h, a picape da VW vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.

O motor 1.4 EconoFlex da Montana entrega 99 cv de potência e 14 kgfm de torque (com etanol). Sua velocidade máxima fica em 170 km/h e seu 0 a 100 km/h fecha em 12,3 segundos.

Consumo

As duas picapes apresentam uma média de consumo semelhante, honesta para veículos da categoria. Porém, se a potência do motor da Saveiro vence modestamente a da Montana, no consumo, a Chevrolet sai na frente, mas também de maneira muito pouco expressiva.

A Saveiro possui um tanque de combustível maior (55 litros) e apresenta um consumo médio de 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecida com etanol. Na gasolina, o consumo fica em 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

O tanque da Montana possui 49 litros de capacidade e seu motor 1.4 é mais eficiente do que o antigo 1.8 das versões anteriores, que, apesar de potente, não agradava no consumo. Com etanol, a picape faz em média 7,9 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem um pouco: 11,7 km/l na cidade e 13,4 km/l em rodovias.

Itens de fábrica, opcionais e tecnologia

A Saveiro leva vantagem em relação aos itens de tecnologia, segurança e conforto, destacando-se como um utilitário mais moderno que o da Chevrolet.

A picape da VW traz freios ABS, airbags (motorista e passageiro), tampa com abertura elétrica, distribuição eletrônica de frenagem, banco do motorista com ajuste de altura, freio a disco nas quatro rodas e barra de apoio no teto entre os seus itens de série.

Como opcionais, oferece direção servo-assistida, quadro de proteção, ar-condicionado, iluminação do compartimento de carga, alternador trifásico, entre outros.

Na versão topo de linha, a Cross, o consumidor ainda conta com sistema de controle de tração, controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência, assistente de controle e partida, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e direção elétrica.

Já a GM não trouxe muitas novidades na linha 2019 da Montana em relação à linha 2018. Apenas a capota marítima deixou de ser um item de série para equipar exclusivamente a versão Sport.

A versão básica da Montana, a LS, vem com direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, degrau lateral e protetor de caçamba. A versão topo de linha, a Sport, também conta com rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, rack de teto, adesivos na coluna, alarme, ar-condicionado e rádio com conexão bluetooth e USB.

Versões

A linha 2019 da Volkswagen Saveiro parte de R$53.990 e perdeu versões em relação à linha anterior (a Saveiro Trendline cabine dupla, a Saveiro Highline cabine dupla e a Saveiro Cross com cabine estendida), mas ainda conta com 6 opções
disponíveis:


  • Saveiro Robust Cabine Simples 1.6;
  • Saveiro Robust Cabine Dupla 1.6;
  • Saveiro Trendline Cabine Simples 1.6;
  • Saveiro Pepper Cabine Estendida 1.6;
  • Saveiro Pepper Cabine Dupla 1.6;
  • Saveiro Cross Cabine Dupla 1.6.

A linha Montana 2019 continua enxuta. Com preços a partir de R$ 52.590, a pequena picape da Chevrolet possui apenas duas versões atualmente:


  • Montana LS;
  • Montana Sport.

Por fim, podemos destacar que os dois modelos são muito aquecidos no mercado (seja entre os veículos zero-quilômetro, seja entre os seminovos e usados) e apresentam uma média de desvalorização em torno de 10% para ambas as picapes.

A Chevrolet Montana é focada em seu propósito de ser um legítimo carro de serviço e, por isso, entrega mais simplicidade. A Volkswagen Saveiro, por sua vez, faz jus ao seu papel utilitário, mas também oferece um recheado pacote tecnológico em suas novas versões. Assim sendo, o veredito dependerá das exigências de cada comprador.

Quer saber ainda mais sobre as duas picapes? Então, entre em contato conosco e visite uma de nossas concessionárias para conhecê-las de perto!




Notícias recentes
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Bati o carro, e agora? Te ajudamos!
Bati o carro, e agora? Te ajudamos! Saiba mais...
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui!
Como instalar um ar-condicionado no carro? Descubra aqui! Saiba mais...
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui!
Como proteger a pintura automotiva do sol? Veja aqui! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido