Volkswagen Saveiro ou Chevrolet Montana? Saiba aqui qual escolher!


De antemão, é bom deixar claro que as duas picapes — Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana — são carros excelentes e, não por acaso, ambas estão entre os utilitários mais usados e procurados atualmente. Portanto, se você está em dúvida sobre qual dos dois modelos comprar, saiba que a decisão não será nada fácil.


A Saveiro é um dos automóveis mais tradicionais da VW. Fiel representante da linha Gol, a picape compacta estreou no Brasil no início da década de 80 e já soma 36 anos de história no país. Por sua vez, a Chevrolet Montana é mais recente. Foi lançada em 2003 pela GM e se destaca por ser um modelo desenvolvido especialmente para mercados emergentes.

Sem muitas delongas, vamos ao comparativo entre essas duas picapes tão queridas pelos brasileiros. Continue a leitura e confira as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

Design

Começando pelo básico, podemos dizer que os dois utilitários não surpreendem no design, afinal ambos apresentam uma aparência derivada de outros modelos.

A Volkswagen Saveiro sempre apresentou os traços da família Gol, com pouquíssimas variações exclusivas. Já a Chevrolet Montana estreou com a aparência do Corsa (tanto que é vendida na África do Sul e na Europa com o nome Opel Corsa Pickup). Contudo, em 2010, passou a ser baseada no Agile, design que permanece até hoje.

Espaço e acabamento interno

Assim como no design, a experiência dentro da cabine dos dois utilitários não traz muitas surpresas. Por dentro, a Saveiro conta com um visual mais moderno e um acabamento equivalente ao do Gol. Já a Montana, embora inclua um revestimento de bancos diferenciado, apresenta peças e encaixes mais simples.

Quanto ao espaço interno, a Montana sai na frente na comparação entre os modelos de cabine simples, pois apresenta uma boa área para guardar bagagens e compras atrás dos bancos. Por outro lado, a Saveiro oferece versões com cabine dupla e estendida.

Volume e capacidade de carga

Agora chegamos em um ponto que realmente interessa os consumidores do seguimento: a capacidade de carga das picapes.

A Volkswagen Saveiro tem 4,49 m de comprimento e 2,75 m entre eixos. Essas medidas conferem a ela uma caçamba com 914 litros de capacidade com um limite de 715 kg de carga.

A Chevrolet Montana, por sua vez, apresenta 4,51 m de comprimento e 2,67 m de distância entre eixos. Já o volume da caçamba surpreende: 1.100 litros de carga, com um limite de carga de 768 kg.

Potência

Ambas as picapes são vendidas com motor bicombustível (gasolina ou etanol) e câmbio manual de 5 marchas (ou 6 na Saveiro Highline 2018 e câmbio automático na Saveiro 2019).

O motor 1.6 da Saveiro chega a 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque (com etanol). Com velocidade máxima de 174 km/h, a picape da VW vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.

O motor 1.4 EconoFlex da Montana entrega 99 cv de potência e 14 kgfm de torque (com etanol). Sua velocidade máxima fica em 170 km/h e seu 0 a 100 km/h fecha em 12,3 segundos.

Consumo

As duas picapes apresentam uma média de consumo semelhante, honesta para veículos da categoria. Porém, se a potência do motor da Saveiro vence modestamente a da Montana, no consumo, a Chevrolet sai na frente, mas também de maneira muito pouco expressiva.

A Saveiro possui um tanque de combustível maior (55 litros) e apresenta um consumo médio de 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecida com etanol. Na gasolina, o consumo fica em 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

O tanque da Montana possui 49 litros de capacidade e seu motor 1.4 é mais eficiente do que o antigo 1.8 das versões anteriores, que, apesar de potente, não agradava no consumo. Com etanol, a picape faz em média 7,9 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem um pouco: 11,7 km/l na cidade e 13,4 km/l em rodovias.

Itens de fábrica, opcionais e tecnologia

A Saveiro leva vantagem em relação aos itens de tecnologia, segurança e conforto, destacando-se como um utilitário mais moderno que o da Chevrolet.

A picape da VW traz freios ABS, airbags (motorista e passageiro), tampa com abertura elétrica, distribuição eletrônica de frenagem, banco do motorista com ajuste de altura, freio a disco nas quatro rodas e barra de apoio no teto entre os seus itens de série.

Como opcionais, oferece direção servo-assistida, quadro de proteção, ar-condicionado, iluminação do compartimento de carga, alternador trifásico, entre outros.

Na versão topo de linha, a Cross, o consumidor ainda conta com sistema de controle de tração, controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência, assistente de controle e partida, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e direção elétrica.

Já a GM não trouxe muitas novidades na linha 2019 da Montana em relação à linha 2018. Apenas a capota marítima deixou de ser um item de série para equipar exclusivamente a versão Sport.

A versão básica da Montana, a LS, vem com direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, degrau lateral e protetor de caçamba. A versão topo de linha, a Sport, também conta com rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, rack de teto, adesivos na coluna, alarme, ar-condicionado e rádio com conexão bluetooth e USB.

Versões

A linha 2019 da Volkswagen Saveiro parte de R$53.990 e perdeu versões em relação à linha anterior (a Saveiro Trendline cabine dupla, a Saveiro Highline cabine dupla e a Saveiro Cross com cabine estendida), mas ainda conta com 6 opções
disponíveis:


  • Saveiro Robust Cabine Simples 1.6;
  • Saveiro Robust Cabine Dupla 1.6;
  • Saveiro Trendline Cabine Simples 1.6;
  • Saveiro Pepper Cabine Estendida 1.6;
  • Saveiro Pepper Cabine Dupla 1.6;
  • Saveiro Cross Cabine Dupla 1.6.

A linha Montana 2019 continua enxuta. Com preços a partir de R$ 52.590, a pequena picape da Chevrolet possui apenas duas versões atualmente:


  • Montana LS;
  • Montana Sport.

Por fim, podemos destacar que os dois modelos são muito aquecidos no mercado (seja entre os veículos zero-quilômetro, seja entre os seminovos e usados) e apresentam uma média de desvalorização em torno de 10% para ambas as picapes.

A Chevrolet Montana é focada em seu propósito de ser um legítimo carro de serviço e, por isso, entrega mais simplicidade. A Volkswagen Saveiro, por sua vez, faz jus ao seu papel utilitário, mas também oferece um recheado pacote tecnológico em suas novas versões. Assim sendo, o veredito dependerá das exigências de cada comprador.

Quer saber ainda mais sobre as duas picapes? Então, entre em contato conosco e visite uma de nossas concessionárias para conhecê-las de perto!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido