Veja dicas de como limpar o estofado do carro!

Ter atenção especial na hora de limpar o estofado do carro representa mais conforto ao motorista e aos seus passageiros. Além disso, se a parte interna do veículo estiver bem cuidada em todos os aspectos, ele se mantém valorizado na medida do possível e pode ser vendido por um preço bastante interessante quando você considerar conveniente.


O grande segredo, em uma situação como essa, é deixar de enxergar esse tipo de limpeza como algo complexo e criar um procedimento personalizado. Dentro desse contexto, vale considerar também o que não se deve fazer de jeito nenhum, como usar produtos extremamente abrasivos que causam uma verdadeira bola de neve de problemas.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo 4 dicas de como limpar o estofado do carro e outras informações essenciais sobre o assunto. Acompanhe.

Conheça a diferença entre limpeza e higienização

A higienização do estofado é responsável por evitar fungos causadores de doenças e bactérias e torna as viagens mais confortáveis. Na prática, é um procedimento mais completo e intenso do que a limpeza que consegue preservar características originais do veículo sem agredir os estofados de couro e de tecido.

Já a limpeza costuma ser um pouco mais superficial, porém, muito eficiente na retirada de sujeiras acumuladas pelo uso do veículo e diferentes tipos de manchas somente com água e sabão. O melhor caminho é fazer uma higienização mais pesada de tempos em tempos para que ela impeça o acúmulo de bactérias internas que podem chegar ao sistema automotivo.

E, a partir disso, conservar a parte interna do carro com limpezas mais frequentes que eliminam as sujeiras comuns ao dia a dia. Isso impede que peças funcionais do ar-condicionado, por exemplo, fiquem repletas de poeiras e prejudiquem as vias respiratórias do motorista e dos passageiros.

Veja 4 dicas de como limpar o estofado do carro

Agora que você já conhece as diferenças entre limpeza e higienização, vamos falar sobre algumas dicas essenciais para limpar o estofado do carro com sucesso e deixá-lo sempre agradável para uso.

1. Mantenha a aspiração em dia

O processo de aspirar o estofado é extremamente simples e o próprio motorista consegue realizá-lo com frequência como forma de preservar a limpeza por mais tempo. O aspirador é considerado um excelente acessório, aqui, porque chega até aos locais mais estreitos do estofado e não levanta poeira durante a limpeza.

2. Use toalhas úmidas

Uma solução interessante e prática para quem não tem a possibilidade de usar aspirador de pó é apostar em toalhas úmidas ou simplesmente panos de tamanho médio. O segredo está em borrifar uma solução caseira feita com sabão neutro e água em todas as partes do estofado e encostos e esfregar de maneira gentil que as manchas e resíduos de poeira sairão facilmente.

3. Conheça soluções caseiras de limpeza

E por falar em soluções caseiras de limpeza, é muito importante que você as conheça e tenha sempre à disposição para fazer os processos frequentemente. Assim, sempre que notar alguma sujeira ou simplesmente deixar cair algo no banco, será possível resolver sem deixar que seque ou se espalhe por todas as partes do estofado.

Como acontece com o líquido feito por água e sabão neutro citado acima, existem outras soluções caseiras muito populares e eficientes que são verdadeiras salva-vidas. Inclusive, uma das mais conhecidas é voltada para a remoção de manchas já fixadas ou quando surge aquele temido odor desagradável.

Ela consiste em utilizar um litro de água, meio copo de vinagre de qualquer tipo, um quarto de copo de álcool, amaciante e aproximadamente uma colher de bicarbonato de sódio. Basta colocar a mistura em um borrifador, esperar alguns minutos para deixá-la mais concentrada e aplicá-la nos bancos diretamente.

4. Evite esfregar com muita força

Engana-se quem pensa que esfregar o estofado com muita força é a melhor técnica para eliminar bactérias e manchas de maneira rápida. Nada disso! Ser muito intenso durante o processo de higienização acaba reduzindo a vida útil da parte interna do veículo e danifica o estofado pelo esforço repetitivo. Sem contar que a solução higienizadora deve ficar apenas na parte superficial do estofado.

Entenda a importância da limpeza frequente

Manter uma dinâmica de limpeza dos estofados do carro é um cuidado importante não apenas com a preservação do veículo, mas também em relação ao conforto e a saúde em longo prazo. Isso porque esse processo elimina agentes causadores de doenças respiratórias e preserva os componentes que deixam o ambiente interno mais agradável, como o ar-condicionado.

Como preservar o estofado do carro

Limpar o estofado do carro é um procedimento que pode ser feito tanto por profissionais do segmento ou de forma mais simples pelo próprio motorista. No entanto, torna-se indispensável saber como preservá-lo com alguns cuidados especiais. Assim, ao criar esse tipo de hábito positivo, fica muito mais simples fazer a limpeza mais superficial e cuidar do carro em diferentes aspectos.

Veja a seguir!

Limpe com frequência

Quando você cria uma rotina de preservação e limpeza, identifica imediatamente se algo diferente surge no estofado e procura ajuda especializada para que não se agrave. Dessa forma, faça a solução caseira que considera mais adequada ao tipo de tecido e monte um calendário de limpeza semanal. Capriche na aspiração que remove sujeiras superficiais e, assim, evite higienizações mais agressivas com frequência.

Utilize somente produtos indicados para limpeza veicular

É muito importante priorizar produtos indicados para limpeza veicular na hora de criar sua rotina de cuidados. Soluções que não são usadas para esse fim podem acabar danificado o estofado, trazer cheiros irritantes ao nariz e manchas significativas. Isso, na prática, significa que, após escolher o produto errado, você vai precisar de um trabalho profissional para resolver os danos causados.

Evite produtos químicos

Quem tem estofados em couro precisa de mais cuidado com produtos químicos na higienização. Evite substâncias abrasivas ou solventes, principalmente com alvejantes ou cloro presentes nos produtos comuns de limpeza domiciliar, por exemplo. Lembre-se ainda de deixar o estofado secar bem, antes de passar soluções hidratantes e protetor contra manchas.

Limpar estofado de carro é uma tarefa simples quando o motorista sabe o que é necessário para cuidar das características do seu veículo. Por esse motivo, crie uma rotina que evita ao máximo limpezas muito agressivas com frequência. São hábitos positivos que fazem bastante diferença quando adotados estrategicamente e que também representam uma excelente economia no bolso.

Gostou das dicas de limpeza de estofado? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que os seus amigos e seguidores também saibam o que deve ser feito.



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido