Suv ou Sedan: qual é a melhor opção para você?



SUV ou Sedan? A dúvida é pertinente, principalmente por SUVs terem ganhado a preferência de muitos consumidores nos últimos anos, depois de se tornarem mais acessíveis e melhor adaptados ao uso diário. Mas não dá para descartar um Sedan, até porque esse modelo atende tanto quanto o primeiro em conforto, estabilidade, versatilidade e segurança. Lógico, cada um no seu estilo.


É certo que existe a preferência de cada um ao dirigir e muitos outros fatores que devem ser considerados na hora da escolha. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo um comparativo entre pontos relevantes que podem ajudar o leitor a encontrar a resposta para esta dúvida. Acompanhe na leitura!


Preço


Para comprar um SUV, o consumidor terá que desembolsar um pouco mais se comparado com o oponente.
Mesmo que ultimamente a diferença tenha diminuído, o fato é que o Sedan tem oferecido mais tecnologia como itens de série, o que pesa na hora de escolher.


Para quem procura por itens de segurança, como airbags laterais ou de cortina, ou pelo conforto de um teto solar elétrico, alguns Sedans entregam esses acessórios em seus modelos por preços bem menores que os SUVs.


Versatilidade


Neste quesito o SUV se sai melhor. Sua robustez e altura ajudam na hora de enfrentar uma estrada de terra ou encarar a precariedade de um asfalto ruim. A área livre entre o assoalho e o chão é maior que a do concorrente, trazendo mais segurança ao motorista em condições adversas. Além disso, alguns modelos oferecem a opção de tração 4x4 o que proporciona ganho real de força fora de estrada.


Segurança


O privilégio de ter uma posição mais alta na direção proporciona melhor visibilidade e esse detalhe aumenta a sensação de controle do veículo. No entanto, apesar dos novos SUVs serem mais seguros que os seus antecessores, com aprimoramento de sua dirigibilidade que o tornaram tão ágeis quanto um carro pequeno em alguns modelos, ainda sofrem com risco de capotamento em curvas. Embora tenham controle de estabilidade em alguns modelos para melhorar essa questão, os Sedans levam vantagem neste quesito.


Custo de manutenção e consumo


Com pneus maiores que obviamente são mais caros e custo médio de algumas peças e serviços de manutenção superiores aos Sedans, fica evidente que manter um SUV fica mais salgado para o bolso. Somado a isso, por serem maiores e mais pesados, o consumo de combustível torna o orçamento mais dispendioso. Se bem que os irmãos menores da categoria, como a HR-V, apresenta custos semelhantes a um Civic.


Como foi visto, escolher entre um SUV ou Sedan não é uma tarefa objetiva. A decisão ficará por sua conta, que precisa levar em consideração os pontos positivos e negativos de cada estilo, além de definir o que realmente procura em um carro e qual deles atende suas necessidades e desejos. Vale contar ainda com a opinião da família, caso o carro seja para atender a todos.


Gostou do artigo? Que tal assinar a nossa newsletter e receber por e-mail nossas publicações para se manter sempre informado?




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido