Saiba como dirigir um 4x4 na lama sem atolar!

No país, existem diversas estradas de terra. Caso você decida viajar, pode acontecer de chover e ter lama durante o percurso, e as chances de seu carro atolar serão grandes. Quem reside em locais montanhosos e rurais precisa ter atenção, pois é possível atolar até mesmo um 4x4. 


Essa situação acontece com muita frequência, especialmente com um carro a passeio, que não apresenta capacidade de tração suficiente para sair desse tipo de contratempo. O ideal, para todo tipo de automóvel, é tomar os cuidados necessários. Continue a leitura e saiba como dirigir um 4x4 sem atolar! 

Dirija devagar 

Para evitar maiores contratempos durante uma viagem, é indicado dirigir no percurso de lama devagar. Assim, as chances de atolar ou derrapar com seu 4x4 são reduzidas, já que você conseguirá ter mais controle da direção.

Nunca pise fundo no acelerador 

Caso esteja perdendo tração nos pneus, é preciso tirar o pé do acelerador em situação de descida ou manter pressão constante no pedal se estiver subindo. Ao realizar muita força no motor, os pneus girarão mais rapidamente, deixando-os ainda mais atolados na lama, o que não é nada legal em uma viagem sozinho, por exemplo. Afinal, não é nada simples desatolar um carro.

Prepare o veículo 

É fundamental você saber que um veículo 4x4 não é capaz de passar por qualquer lama ou vencer qualquer obstáculo. Logo, dependendo do desafio a encarar, você precisa prepará-lo para isso. Não esqueça que o uso excessivo do acelerador em uma atolamento pode afetar diversos componentes do veículo. 

Conheça o veículo 

Para conseguir conduzir seu 4x4 na lama, é essencial conhecer a capacidade e limite do carro. Ou seja, a altura que o veículo é capaz de atravessar, visto que ela é definida pela altura livre do automóvel. 

A altura livre também é conhecida como altura máxima do solo. Isso quer dizer que corresponde à distância entre o solo e a parte mais baixa do automóvel. Sendo assim, é necessário sempre ficar ligado com a altura dos obstáculos em um percurso. 

Saiba que a Amarok da Volkswagen apresenta uma altura máxima do solo de 240 mm. Ainda existe a possibilidade de aumentar essa altura, basta escolher pneus com perfil mais alto ou alterar a altura das suspensões. 

Adquira um carro eficiente 

Para conseguir realizar um passeio tranquilo, é recomendado adquirir um carro eficiente. Isto é, capaz de passar por diversos obstáculos com tranquilidade. Uma das melhores opções é o Amarok. Ele foi elaborado para conseguir se sobressair em várias adversidades. Um veículo eficiente proporciona para você e sua família uma viagem mais segura.

Portanto, é essencial saber como dirigir um 4x4 na lama sem atolar. Não se esqueça da necessidade de procurar um carro adequado para viver esse tipo de situação. Não é nada satisfatório ficar parado no meio do nada durante um passeio. O mercado oferece diversos automóveis para viver grandes aventuras. Logo, não deixe de conhecer o melhor para você.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para saber mais a respeito do assunto!


Notícias recentes
Como é dirigir a linha Meteor da VW de caminhões?
Como é dirigir a linha Meteor da VW de caminhões? Saiba mais...
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido