Qual o tempo de abastecimento do carro elétrico e híbrido plug in?

Nos últimos anos, os carros elétricos têm se tornado cada vez mais presentes nas ruas brasileiras. A tendência é que eles se tornem ainda mais populares no futuro, pois o modelo é uma alternativa sustentável e econômica aos automóveis a combustão.


Como os elétricos estão ganhando espaço no cenário automotivo aos poucos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. É o caso do prazo de abastecimento do carro elétrico e híbrido plug in.

Quer saber quanto tempo é necessário para recarregar um carro elétrico? Continue a leitura para descobrir e aproveite para conferir as melhores dicas para planejar as suas próximas viagens com esse tipo de automóvel!

Descubra quanto tempo demora para recarregar um veículo elétrico e híbrido plug in

No atual cenário brasileiro, em que a gasolina está custando em média R$ 7,27 no país, a possibilidade de recarregar o carro é um grande trunfo. E isso pode ser feito em casa, bastando apenas ligar o veículo elétrico na tomada ou a uma Wallbox.

E a boa notícia é que o tempo de carregamento tende a ser curto, embora varie de acordo com o modelo energético. No Brasil, híbridos plug-in são completamente carregados de 1 a 4 horas. Já os carros 100% elétricos chegam à carga total entre 4 e 8 horas.

Vale destacar, ainda, que a autonomia do carro elétrico pode variar entre 300 e 400 km. Como o brasileiro roda, em média, 13 mil km por mês, isso significa que seria necessário recarregar o carro somente duas ou três vezes ao mês.

Veja como planejar viagens e seu dia a dia com um carro 100% elétrico

Como ainda não há uma ampla distribuição de postos de carregamento de veículos elétricos no Brasil, uma viagem pode ser um desafio — mesmo que o carregamento seja gratuito em locais públicos.

A seguir, listamos algumas dicas para ajudá-lo a se planejar, tanto no dia a dia quanto em percursos mais longos:

  • planeje seu trajeto, dando preferência a locais em que há uma boa distribuição de postos de abastecimento do carro elétrico;
  • faça a recarga total antes de pegar a estrada e evite que o equipamento descarregue por completo;
  • se possível, utilize carregadores especiais para que o carregamento seja feito em menos tempo;
  • otimize a bateria para que ela dure por mais tempo. Há alguns hábitos bastante simples para isso, como evitar o uso do ar-condicionado quando a carga da bateria estiver reduzida, não pisar tão forte no acelerador e dirigir com o modo de condução ECO acionado;
  • mantenha o veículo longe de lugares quentes ou frios demais.

Viu como o abastecimento do carro elétrico pode ser feito em um prazo bastante curto? Nesse sentido, o modelo pode ser uma opção muito vantajosa para quem deseja evitar ir até o posto de combustível com frequência, gastar menos tempo na recarga e economizar no dia a dia.

E não se esqueça de colocar as nossas dicas em prática antes de planejar os seus próximos trajetos! Dessa forma, você evita ser deixado na mão pelo veículo elétrico e contribui para que as suas viagens sejam feitas sempre com tranquilidade e segurança.

Deseja conferir outros artigos interessantes sobre o universo automotivo? Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades no seu e-mail!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido