Qual a infraestrutura para carros elétricos atualmente?

Entre as medidas estabelecidas por diversos países para combater as mudanças climáticas no mundo — que vêm provocando situações como o aumento das temperaturas e das secas —, está a promessa de que, até o anos 2050, as emissões de carbono sejam zeradas.


Para atingir esse objetivo, os países vêm promovendo mudanças profundas em suas atuações, sendo a eletrificação dos transportes uma das soluções mais importes para isso. Afinal, muito das causas das mudanças climáticas está ligado aos veículos a combustão, por conta da alta emissão de poluentes.

Nesse cenário, os carros elétricos têm um papel fundamental. O problema é que diversos desafios ainda impedem que o número de carros elétricos cresça no mundo. Para que você saiba mais sobre esse assunto, explicamos, neste post, qual a infraestrutura para carros elétricos atualmente e os principais desafios presentes no setor.

De qualquer maneira, vale dizer que os resultados de vendas do primeiro trimestre de 2022 nos permitem chegar a algumas conclusões interessantes sobre o mercado de veículos eletrificados no país. Eles mostram, por exemplo, que o consumidor tem dado cada vez mais preferência a esse modelo e prova disso é o seu crescimento exponencial em vendas!

Acompanhe em mais esse conteúdo de nosso blog!

Conheça a infraestrutura para carros elétricos

A praticidade é uma da principais vantagens quando se usam veículos elétricos. Isso ocorre porque a energia deles vem de baterias elétricas recarregáveis. Para abastecê-lo, é necessário apenas recarregar o carro com um carregador especial, o que pode ser feito tanto em postos quanto na garagem de casa.

Para que essa praticidade e liberdade na hora de recarregar o automóvel seja possível na prática, será possível que o governo e empresas privadas invistam em projetos de infraestrutura nas cidades. E o principal fator para isso é disponibilização em larga escala de pontos de recarga nas ruas e rodovias.

Não à toa, existem projetos e iniciativas para esta nova realidade, como aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 e criar 10.000 novas estações públicas de carregamento em todo o território nacional, também nesse mesmo período.

A tecnologia da informação também é de grande ajuda para que a infraestrutura para carros elétricos seja mais inteligente e inovadora. Entre as soluções a serem implantadas, está a disponibilização de painéis solares, de modo a atender o aumento da demanda por energia, e a adaptação de gerenciadores inteligentes de energia, que são capazes de fazer a leitura e o direcionamento adequado do consumo.

Frente a esse cenário, é muito importante que casas, prédios e a própria cidade sejam adaptados para essa nova realidade, de modo a atender a infraestrutura para carros elétricos, mas sem deixar a sustentabilidade de lado.

Os automóveis elétricos são uma inovação que veio para ficar. Por isso, países de todo o mundo já estão investindo em novas medidas para tornar os desafios menores e garantir a popularização dos automóveis. E cabe a cada condutor analisar esse cenário e refletir sobre as vantagens de comprar um carro elétrico, de modo a entender se isso realmente vale a pena.

O que você acha dos modelos elétricos? Está pensando em adquirir esse tipo de automóvel? Deixe seu comentário e compartilhe com os nossos leitores!



Notícias recentes
Sedan ou hatch? Descubra, agora, qual modelo é o ideal para você!
Sedan ou hatch? Descubra, agora, qual modelo é o ideal para você! Saiba mais...
Abastecer com álcool ou gasolina? Veja como escolher!
Abastecer com álcool ou gasolina? Veja como escolher! Saiba mais...
Entenda qual a diferença entre consórcio e financiamento
Entenda qual a diferença entre consórcio e financiamento Saiba mais...
Sim, vale a pena o investimento em carro elétrico. Pense nisso!
Sim, vale a pena o investimento em carro elétrico. Pense nisso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido