Pensando em viajar à noite? Veja 10 dicas para garantir a segurança na direção


Guiar um carro demanda muita atenção e responsabilidade, afinal de contas se trata de uma máquina pesada e perigosa que não pode perder o controle. Viajar à noite, então, não é para todo condutor, e os inexperientes na direção são os que mais correm riscos nesse momento.


Felizmente, se você praticar a condução defensiva e tomar alguns cuidados extras quando pegar estradas no período noturno, consegue reduzir os riscos e encarar com mais confiança as adversidades.

Pensando no assunto, reunimos dicas essenciais para você aumentar sua segurança durante as viagens. Veja!

1. Atenção à estrada e aos veículos

Certamente você está habituado a essa norma, independentemente do horário do dia em que dirige. Mas quando é necessário enfrentar a estrada à noite, a atenção deve ser redobrada. Portanto, mantenha vigilância constante.

Nossa visão fica limitada pela falta de luz natural. Ao fazer uma viagem noturna, a capacidade de enxergar à distância diminui bastante. Diante dessa condição, há grandes chances de você não notar pontos perigosos da estrada, ou que só os perceba quando estiverem muito perto. Logo, reconheça sua dificuldade para ver detalhes, concentre-se e observe as sinalizações para evitar problemas.

2. Cuide da iluminação do carro

Inúmeras estradas oferecem pouca iluminação aos condutores, prejudicando a segurança de todos que trafegam por ela no período noturno. Se você costuma dirigir nesse horário, cuide dos faróis — eles representam os olhos do seu automóvel.

Caso as luzes apresentem falhas, é impossível viajar sem a presença do sol, pois as lanternas mostram o caminho e previnem acidentes.

Aqui, vale citar que a luz do carro é muito forte e pode incomodar quem se depara com ela diretamente nos olhos. Portanto, se ao cruzar com outro carro o farol dele estiver alto, olhe para o acostamento da pista.

Dessa forma, você não sofre da famosa cegueira repentina ocasionada pela luz direta. Por fim, quando identificar um veículo na direção oposta, baixe a intensidade do farol para impedir que o mesmo aconteça com o outro motorista.

3. Observe os indícios de chuva

A viagem noturna pode ficar ainda mais perigosa sob chuva. É preciso observar a mudança de tempo, a fim de planejar pausas para retornar à estrada quando o clima estiver firme. A pista molhada prejudica a rotação e a frenagem do carro, causando a perda de controle do veículo.

Além disso, se for passar por metrópoles ao longo do trajeto, pesquise sobre pontos de alagamento para não colocar o carro e sua segurança em risco. Nesse cenário, os aplicativos de GPS (Waze) e previsão do tempo (Climatempo e Tempo Vivo) podem esclarecer as informações em tempo real.

4. Pratique direção defensiva ao viajar à noite

Dirigir com cautela previne acidentes e evita infrações de trânsito. Também é importante reforçar que, durante o período noturno, especialmente na madrugada, o risco de se deparar com motoristas alcoolizados ou cansados cresce bastante.

Com o campo de visão comprometido, manter uma boa distância em relação ao veículo da frente é a melhor estratégia. Além disso, deixe os automóveis próximos da traseira do seu carro passarem para garantir segurança caso tenha de frear de forma brusca. Outra recomendação indispensável consiste em respeitar o limite de velocidade das vias.

5. Mantenha o cuidado nas curvas

Curvas perigosas aparecem de maneira muito frequente em algumas estradas. Se geralmente elas já são arriscadas à luz do dia, é muito provável que o perigo aumente sem a iluminação adequada.

A principal recomendação orienta que o condutor diminua a velocidade e entre com cuidado nelas, sem dar chance para o azar.

6. Evite dirigir com cansaço

Passar a noite em claro não é tão simples como aparenta. Ao fazer isso, você prejudica o funcionamento do seu corpo, gastando muita energia para se manter desperto. O organismo está adaptado a usar o período noturno em busca de recuperação, portanto os sinais de exaustão ficam bem claros nesse horário.

Antes de fazer viagens longas, alimente-se bem, beba água o suficiente e relaxe durante o dia. Se sentir sono no meio do trajeto, pare em um estabelecimento seguro e descanse. Jamais “estacione” em acostamentos tentando fugir de assaltos ou colisões graves.

7. Desconfie de quem pede carona

No passado, a prática de oferecer carona era muito comum. Porém, devido ao intenso e evidente aumento da violência nas estradas, é bom que essa camaradagem não seja feita por ninguém. Afinal de contas, o risco de assaltos e golpes é cada vez maior.

Caso você perceba que alguém necessita de ajuda na pista, ligue para a Polícia Rodoviária Federal (191) e informe a situação e a localidade da pessoa.

8. Mantenha a manutenção do veículo em dia

Você certamente não quer passar por uma pane mecânica ou elétrica ao viajar à noite. Para fugir disso, as revisões do seu automóvel devem estar em dia. Siga o cronograma e resolva qualquer falha com rapidez. Às vezes, problemas pequenos não solucionados causam quebras que levam a manutenções muito caras.

Inspecione itens essenciais de segurança regularmente, como bateria, buzina, cinto de segurança, espelhos retrovisores, limpador de para-brisa, pneus (inclusive o estepe), níveis de água e combustível.

9. Use óculos escuros

O entardecer e o amanhecer são situações críticas. Nesses momentos, há pouca claridade e a eficiência dos faróis fica comprometida, pois não iluminam o caminho corretamente.

A posição do sol também atrapalha, já que ele fica na linha dos olhos, prejudicando a visão do motorista. Logo, nesses horários use óculos escuros, que filtram os raios solares e tornam a viagem mais agradável e segura.

10. Contrate uma proteção veicular

Embora você tome todas as precauções comentadas acima, não está livre de ter de parar na pista por causa de algum imprevisto. Sabe o que fazer caso seu automóvel pare de funcionar?

Poder contar com uma equipe de suporte é indispensável. Ao contratar o seguro auto, você garante direito a serviços 24 horas para seu veículo, além de cobertura em caso de acidente. Isso deixa suas corridas noturnas menos complicadas.

E então, o que achou das dicas para viajar à noite? Esperamos que tenham sido úteis pra você chegar aos seus destinos com segurança, sem resultar em acidentes por desatenção, falta de manutenção ou cansaço excessivo.

Se você gostou do artigo, aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter para ficar por dentro das próximas novidades!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido