Motor flex: entenda como funciona e quais as suas vantagens


Atualmente, quando se procura por carros econômicos, os primeiros modelos que vêm em mente são os equipados com motor flex, pois eles são bem versáteis e permitem a escolha do melhor combustível. Mas, afinal, você sabe como eles funcionam, suas principais características e vantagens?


Acabe com todas essas dúvidas de uma vez por todas. Ao longo deste texto, explicaremos tudo isso e muito mais. Continue com a leitura e não perca!

O que é um motor flex e com ele funciona?

Há pouco mais de 15 anos, ao comprar um carro, você tinha a difícil tarefa de escolher entre um modelo movido a etanol ou a gasolina. Contudo, em 2003, a Volkswagen lançou o primeiro automóvel flex do país — Gol 1.6 Total Flex —, que podia ser abastecido com ambos os combustíveis. Atualmente, veículos bicombustíveis representam mais de 60% da frota brasileira.

O funcionamento de um motor flex é relativamente simples e o segredo se dá devido à regulagem automática da mistura e à quantidade de combustível injetado. Diferentemente de um veículo tradicional, os bicombustíveis usam uma série de sensores para manter esses parâmetros controlados.

Quais são as principais diferenças entre um motor flex e um convencional?

Devido a essa variação na mistura e na quantidade de combustível fornecido ao motor, os bicos da injeção eletrônica são ligeiramente maiores — aproximadamente 30% — e têm mais vazão. A compressão do propulsor também é diferente quando comparada à de modelos convencionais.

Enquanto a taxa de compressão de um motor a gasolina mais básico é de 9:1, as versões flex têm uma razão de 11:1. Isso varia bastante entre os modelos, mas, em grande parte, esse valor é intermediário entre veículos movidos somente a gasolina ou etanol.

O sensor responsável por enviar os dados de controle ao módulo do propulsor é a Sonda Lambda, instalada no escapamento do automóvel.

Existe uma proporção ideal e padrão entre gasolina e etanol?

Um dos problemas relacionados ao motor flex são os vários mitos que surgiram ao longo dos anos, como abastecer somente com um combustível nos primeiros quilômetros rodados; ou que existe uma proporção ideal e padrão para todos esses veículos. Nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

De acordo com o especialista Fábio Ferreira, diretor de produtos da Bosch, um dos fatores que determina a eficiência de um motor é a taxa de compressão. Se ela for maior, o etanol traz melhor desempenho e, se menor, a gasolina é mais eficiente. Como isso varia bastante entre os diversos modelos de veículo, não é possível estimar um padrão para todos.

Quais são as vantagens de um veículo equipado com motor flex?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o motor flex, vamos falar sobre as vantagens de adquirir um veículo equipado com ele. Além da versatilidade e da economia, podemos citar redução do impacto ambiental, preços mais convidativos — devido aos incentivos fiscais — e, principalmente, melhores condições na hora da revenda, visto que esses
automóveis sofrem menos desvalorização.

Embora tenha causado muita desconfiança no seu lançamento, o motor flex tende a equipar cada vez mais veículos e, mesmo com o crescimento dos híbridos e elétricos, essa tecnologia promete permanecer por um bom tempo. Coloque as despesas na ponta do lápis e veja se como essa é uma boa opção para o seu dia a dia.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este em primeira mão? Então siga nossas redes sociais agora mesmo! Estamos no Google Plus, Linkedin, Youtube, Twitter, Instagram e Facebook!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido