Como calcular a depreciação do carro? Nós te explicamos!


A depreciação de um veículo está diretamente relacionada a um conjunto de fatores, que partem da aceitação de um automóvel no mercado até o reconhecimento e a confiança na marca responsável pela produção.


Além disso, existem elementos associados aos custos de manutenção, à durabilidade das peças e também à sua condição de uso. Em geral, os carros mais comercializados enfrentam um processo de depreciação reduzido.

Nesse sentido, vale a pena destacar que os veículos que vendem menos, ou apresentam um design pouco atraente, encaram dificuldades para encontrar peças disponíveis no mercado. Assim, perdem valor com o decorrer do tempo. Continue a leitura e saiba como calcular a depreciação do carro!

O que considerar para realizar o cálculo?

Hoje em dia, é essencial saber calcular a depreciação de um carro em busca de evitar prejuízos. Para isso, leva-se em consideração alguns importantes aspectos, visto que podem interferir no custo final do automóvel. Confira a seguir!

Tabela FIPE

A tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) consiste em uma das fontes de referência para analisar o valor de venda e compra de carros no país. Seus dados recebem atualização todo mês, tendo como base pesquisas de mercado feitas pela própria fundação.

Para calcular a depreciação de carros por meio da tabela FIPE é muito simples: basta deve acompanhar a variação do montante do veículo mês após mês. Desta maneira, você consegue traçar uma média da desvalorização, resultado que marca a taxa de depreciação.

Trata-se somente de uma referência de mercado, sem colocar na balança as especificidades de cada carro. A análise da depreciação precisa considerar também outras características.

Tempo de fabricação

O valor do carro se estabelece por essa variável, aliada ao ano do modelo. Ao realizar o cálculo, é preciso levar em consideração os dois. Compreenda que a diferença de um ano para outro muda de acordo com o tempo de fabricação. Por exemplo, um carro seminovo com dois anos de uso consuma ter uma disparidade de 15%.

Já os veículos com vida superior a cinco anos têm esse valor reduzido, ficando em torno de 10%, enquanto os mais antigos giram na faixa de 5%. Apesar dessa estimativa, a oscilação depende também dos acessórios que o carro apresenta, do seu estado de conservação e do desejo dos consumidores.

Quilômetros rodados

Os quilômetros devem fazer parte do processo de avaliação. De maneira geral, a partir de 60 mil km rodados é necessário ter mais cuidados com as peças dos veículos.

Afinal de contas, isso resulta na chance de gastos mais elevados com manutenção, tanto para serviços envolvendo mecânico quanto para a compra de peças para repor as que estragaram.

Modelo do veículo

No momento de trocar de carro, é primordial analisar os modelos que mais desvalorizam com o decorrer do tempo. Para isso, basta realizar uma pesquisa rápida na internet ou comparar a depreciação mensal na tabela FIPE.

Caso você deseje evitar a compra de modelos que apresentam forte desvalorização, o indicado é escolher os mais buscados pelos compradores. Ou seja, automóveis de montadoras com alta presença no mercado nacional, visto que costumam desvalorizar menos. Isso ocorre porque é fácil encontrar peças de reposição originais e oficinas capacitadas para a manutenção.

Métodos

A depreciação se calcula a partir da diferença do preço do carro ao ser comprado com o valor de venda. Basta dividir o número pela quantidade de meses passados entre a compra e a venda para alcançar o montante final da depreciação por mês.

Como minimizar a depreciação do carro?

Há algumas ações que podem ser usadas para diminuir a depreciação do seu veículo no decorrer do tempo. Na sequência, logo abaixo, conheça as principais estratégias!

Faça limpezas periódicas

Um veículo cheiroso e limpo tem melhor potencial de valorização no momento da revenda, pois um carro limpo normalmente transparece um aspecto mais novo.

Quando chegar a hora de vendê-lo, dê uma atenção especial à higienização do motor, pois os compradores costumam solicitar a abertura do capô para vê-lo e, caso esteja sujo, o carro pode sofrer uma desvalorização.

Cuide da pintura

É essencial realizar polimentos periódicos na pintura e corrigir pequenos amassados presentes na lataria do veículo. Indica-se encerar o automóvel pelo menos uma vez por semana com um produto que tenha proteção contra raios nocivos do sol para proteger a lataria e prolongar o brilho da pintura.

Dessa maneira, é importante ressaltar que o cuidado faz com que o seu carro tenha uma aparência de mais novo e pouco rodado. A consequência positiva é que isso ajuda significativamente no processo da revenda, portanto fique atento ao cuidado.

Dê atenção a pneus e rodas

Os dois itens conseguem chamar muita atenção do cliente. Mesmo que as rodas do seu carro sejam as originais e apresentem calotas, não importa: o cliente vai analisá-las antes de comprar.

Então, deixe os seus pneus sempre novos e limpos. No caso das rodas, existem algumas ceras especiais antiarranhões que protegem a pintura da luz solar, mantendo o brilho.

Promova manutenções preventivas

A manutenção preventiva precisa ser feita de seis em seis meses ou quando o carro alcançar a quilometragem recomendada pelo fabricante. Nesse procedimento, os itens básicos para um bom funcionamento de veículos passam por uma verificação, como o filtro de óleo, ar e gasolina.

O recomendado é que você certifique também a situação das pastilhas de freio, acessórios, equipamentos, escapamento, bomba de ar, jogo de embreagem e as dobradiças das portas. Busque manter tudo em correta operação, assim você ganha a capacidade de cobrar um preço mais justo no momento da revenda.

Conforme observamos, alguns cuidados se fazem necessários para evitar a depreciação do carro, exigindo atenção aos aspectos mencionados no texto. Assim, você evita a queda brusca do preço e não perde dinheiro.

Lembre-se de que tudo começa em uma boa escolha ao investir no veículo. Logo, é primordial entender como realizar o cálculo, especialmente se você pensa em comercializar o automóvel para comprar um novo.

Gostou do nosso post? Então aproveite a visita ao blog para entrar em contato conosco e saber mais a respeito do assunto!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido