Alinhamento e balanceamento em caminhão: tiramos as principais dúvidas sobre!

Manter os veículos da frota sempre em bom estado de conservação é essencial para garantir a segurança dos motoristas, economizar combustível e evitar custos. Entre os procedimentos mais importantes nesse sentido estão o alinhamento e balanceamento em caminhão.


Esses serviços se mostram ainda mais importantes quando analisamos as estradas brasileiras, marcadas pelas más condições de transporte, como buracos e outros problemas. Portanto, fazer o alinhamento e balanceamento em caminhão quando necessário é imprescindível.

Você sabe o que são esses serviços, para que eles servem e quando procurar uma oficina para deixar a sua frota sempre em bom estado? Continue a leitura para descobrir!

O que é alinhamento e balanceamento de caminhão?

Normalmente, os dois serviços são realizados juntos, o que leva muitas pessoas a confundir alinhamento e balanceamento. No entanto, eles têm aplicações diferentes.

O alinhamento permite identificar se o volante do caminhão está alinhado e ajustar o ângulo dos pneus. Desse modo, ajuda a evitar trepidações na carroceria ou que o veículo fique puxando para um dos lados durante a condução.

O balanceamento, por sua vez, consiste em equilibrar o excesso ou a má distribuição de forças nos pneus. Caso haja um desequilíbrio, como um quilo a mais em uma das rodas, a dirigibilidade ficará comprometida. Portanto, são usados pequenos contrapesos para compensar essa diferença.

Quais são os sinais de desbalanceamento?

Quando é hora de realizar o balanceamento do caminhão, o próprio veículo começa a emitir alguns sinais, principalmente ao atingir velocidades acima de 70 km/h. Entre eles, podemos destacar:

  • trepidação e desconforto ao dirigir;
  • perda de tração;
  • instabilidade do caminhão;
  • dificuldade de manter o veículo em linha reta;
  • desgaste irregular dos amortecedores, bandas de rodagem do pneus, terminais de direção e rolamentos.

Quais são os tipos de balanceamento?

Muitas pessoas não sabem, mas existem dois tipos de balanceamento diferentes: o estático e o dinâmico. Ambos são feitos com a mesma ferramenta, o que muda é apenas a vibração usada. Saiba mais sobre eles, a seguir.

Balanceamento estático

Esse tipo de balanceamento considera a vibração na linha vertical da roda. Ele permite verificar se será necessário ou não aplicar pesos para equilibrar a distribuição. Assim, é evitado o desequilíbrio estático, que faz com que a roda do caminhão comece a pular em velocidades acima de 60 km/h.

Balanceamento dinâmico

Quando o mecânico realiza o balanceamento estático e percebe a necessidade de fixar pesos nas rodas, entra em cena o balanceamento dinâmico. Esse procedimento consiste em verificar se os pesos serão fixados do lado interno ou externo da roda. O procedimento evita que as rodas fiquem cambaleantes para os lados, o que pode ser sentido, em média, entre os 70 e 130 km/h.

Quais são os tipos de alinhamento?

Assim como no caso do balanceamento, o alinhamento pode ser feito de maneiras distintas. Aqui, são três tipos: óptico, computadorizado e 3D, que variam de acordo com a tecnologia utilizada. Abaixo, abordamos as principais características de cada um deles.

Alinhamento óptico

Tipo mais popular de alinhamento, esse serviço é realizado com o auxílio de lasers presos às rodas. Assim, raios de luz ficam apontados para uma régua e mostram o nível de desalinhamento do caminhão.

Alinhamento computadorizado

Ao contrário do procedimento óptico, que prevê o uso de lasers, aqui as rodas recebem sensores. Isso permite um serviço mais preciso, pois eles enviam informações de alinhamento para um software de computador.

Alinhamento 3D

O último tipo é o 3D, o mais tecnológico do mercado. Além de sensores, esse alinhamento utiliza câmeras que reproduzem o caminhão por meio de um desenho tridimensional em uma tela, o que torna possível verificar detalhes sobre todas as reparações necessárias. Portanto, é a modalidade mais eficiente.

Como é feito o alinhamento e balanceamento de caminhão?

Após saber mais sobre o alinhamento e balanceamento em caminhão, chegou a hora de entender como esses serviços são feitos. Veja as principais etapas executadas na oficina:

  • o primeiro passo envolve a avaliação do estado dos pneus. Se o mecânico observar algum desgaste, eles devem ser trocados imediatamente para garantir um trabalho adequado;
  • também é feita uma análise da barra de direção e dos terminais, bem como a inspeção de todo o sistema de suspensão (o que inclui os amortecedores e molas). O objetivo é o mesmo do passo anterior: identificar possíveis desgastes e trocar as peças que apresentarem não conformidades;
  • em seguida, o alinhamento é realizado para ajustar o ângulo dos pneus e alinhar o volante do caminhão;
  • por fim, é feito o balanceamento para complementar o serviço, de modo a equilibrar as rodas e os pneus e evitar excessos ou a má distribuição de peso.

Para verificar se os serviços foram feitos corretamente, muitas oficinas utilizam um scanner de detecção. Esse equipamento coleta informações em tempo real sobre as rodas e pneus e ajuda a identificar possíveis falhas.

Quando realizar o alinhamento e balanceamento de caminhão?

Em geral, a recomendação é alinhar e balancear o caminhão a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados. No entanto, nem sempre esse período é o bastante, pois os procedimentos podem ser necessários mais cedo. 

Como as estradas no Brasil não apresentam boas condições e os caminhões passam por buracos e outras irregularidades a todo momento, as chances de que os serviços sejam necessários mais cedo aumentam. Por isso é importante prestar bastante atenção a qualquer sinal de problema.

Veja em que situações os serviços devem sempre ser realizados:

  • ao trocar ou reparar os pneus;
  • ao desmontar as rodas;
  • ao conservar a câmara de ar dos pneus;
  • ao identificar sinais de desalinhamento e desbalanceamento, como trepidações repentinas, instabilidade na condução, entre outros.

O alinhamento e balanceamento em caminhão podem parecer serviços simples, mas são cruciais para conservar o veículo e contribuir para um bom desempenho no trânsito. Além de adotar cuidados no dia a dia e ter atenção para identificar possíveis problemas, lembre-se de contar com mecânicos especializados para realizar o serviço de maneira adequada.

Para garantir a eficiência da sua frota, buscar formas de melhorar a gestão é muito importante. Deseja se aprofundar no tema? Continue sua visita em nosso blog e entenda mais sobre o controle de frota de caminhões!



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