Os principais modelos de caminhão Volkswagen

Fundada em 1980, a Volkswagen Caminhões chegou ao mercado brasileiro há mais de 40 anos e trouxe grandes inovações para o segmento. Um deles foi a popularização da cabine avançada, popularmente chamada de “cara-chata”.


Se os primeiros caminhões da montadora eram marcados pela simplicidade e robustez — como o VW 11.130 e o VW 13.130 —, hoje eles chamam a atenção pelo conforto, segurança e alta tecnologia embarcada. Por isso, são uma das melhores opções do mercado atual quando o assunto são caminhões.

Está pensando em adquirir esse tipo de veículo, mas não sabe qual escolher? Então, este post é para você. Continue a leitura para conhecer os 4 principais modelos de caminhão Volkswagen e confira dicas para escolher a opção de veículo ideal para suas necessidades!

Quais os 4 principais modelos de caminhão Volkswagen?

Cada veículo da Volkswagen é único e tem suas particularidades, o que torna essencial conhecer cada um deles para fazer a melhor escolha na hora da compra. A seguir, confira as principais características dos 4 melhores modelos de caminhão da marca!

1. Volkswagen Constellation

A última versão do Constellation chegou ao mercado com uma série de novidades. A principal delas é o motor MAN D26, de 12,4 litros, com 460 cv de potência e torque de 235 mkgf. Isso significa que ele é o primeiro modelo da linha Constellation equipado com motor superior a 11 litros, o que proporciona um maior torque e potência.

Entre os recursos do veículo que mais se destacam, está a transmissão ZF TraXon automatizada de 12 velocidades e o sensor de inclinação para controle da rotação, que proporciona um melhor consumo de combustível.

Há, ainda, bloqueio do diferencial do eixo traseiro e a tecnologia Eco-roll. Graças a esse item inovador, o próprio caminhão identificado quando estiver passando por um trecho íngreme e desabilita a marcha, permitindo descer em neutro de forma eficiente e segura.

Para quem deseja ter mais conforto no dia a dia, o Constellation não vai decepcionar. Afinal, ele tem suspensão com quatro bolsões pneumáticos na cabine, que mantém o caminhão firme mesmo com desníveis na pista, além de ar-condicionado e climatizador.

2. Meteor

É impossível falar nos modelos de caminhão Volkswagen sem citar o Meteor. Isso porque estamos falando dos maiores veículos da marca em todo o mundo. Ele é equipado com motor MAN D26 e transmissão automatizada ZF TraXon, assim como o Constellation.

Em 2021, a montadora anunciou novas versões do Meteor, ampliando sua versatilidade em oito configurações. Além dos modelos VW 28.460 e VW 29.520 — que podem ser adquiridos com oito bolsões de ar —, é possível optar pela distância entre-eixos nas opções 3.200, 3.400 ou 3.600 mm.

Entre os diferenciais do modelo, está a suspensão pneumática, que vem com sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo. Dessa forma, o condutor consegue redistribuir o peso em cada eixo de forma mais equilibrada.

Durante o carregamento ou descarregamento do veículo, também é possível redistribuir os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento. A novidade é que isso pode ser feito por meio de um controle remoto, sem que o caminhoneiro precise sair da cabine.

3. MAN TGX

Para quem viaja pelas estradas do Brasil todos os dias, o conforto e a segurança são elementos essenciais. Nesse quesito, o extrapesado MAN TGX não deixa a desejar. Esse caminhão conta com diversas versões, como o TGX 28.440 (versão 6×2) e os TGX 29.440 e 29.480 (versões 6×4).

O TGX 28.440 é um dos modelos mais comercializados da linha e, em 2019, passou a contar com suspensão pneumática integral como item opcional. Com isso, ele é ideal para quem precisa transportar cargas sensíveis em longas distâncias, como eletroeletrônicos e bebidas.

O caminhão é equipado com motor MAN de 12,4 litros, que apresenta 440 cv de potência e torque de 224,3 kgfm. Sua transmissão é automatizada do tipo TipMatic, com 16 marchas.

Apesar de ter passado por uma renovação em 2021, o MAN TGX deixou de ser fabricado no Brasil em 2022. O modelo era produzido na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, desde 2012. Nesses 10 anos, foram emplacadas 11,5 mil unidades do caminhão no país.

4. Delivery Express

A linha Delivery da Volkswagen conta com modelos ideais para a cidade, podendo ser utilizados tanto para frete de carga quanto para mudanças e entregas. É o caso do Delivery Express, que pode ser conduzido por quem possui habilitação na categoria B.

Este caminhão atende o segmento de 3,5 toneladas e é equipado com motor ISF 2.8l, cuja potência é de 150 cv. Ele oferece diversos equipamentos de conforto e segurança, como computador de bordo, air-bag de série, bancos com altura ajustável e 15 porta-objetos em seu interior.

Para quem preza a questão sustentável, é possível contar ainda com os caminhões elétricos da linha e-Delivery. Eles foram lançados em 2021 e têm concepção totalmente brasileira. São duas versões: e-Delivery 11 toneladas 4×2 e e-Delivery 14 toneladas 6×2.

Como escolher a melhor opção de caminhão?

Por se tratar de um veículo bastante caro e pesado, o caminhão requer um investimento muito maior por parte dos motoristas. O preço sugerido pela Volkswagen para o novo Constellation, por exemplo, é de R$ 598 mil, enquanto um carro da marca apresenta valores bem menores, como o Nivus, que sai por R$ 119.550.

Por isso, a compra de um caminhão requer bastante atenção e cuidado para que você não se arrependa no futuro ou tenha surpresas negativas. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar na hora da aquisição. Confira:

  • entenda qual é o tamanho do caminhão necessário para as funções que você precisa;
  • analise o tipo de carga a ser transportada. Produtos que precisam ser resfriados no transporte, como alimentos, precisam de um caminhão com resfriamento adequado;
  • veja os preços dos modelos, organize suas finanças e opte por aquele com melhor custo-benefício para sua situação financeira;
  • analise as características do caminhão com cuidado. Se o caminhão vai precisar percorrer longas distâncias entre estados, sua potência deve ser maior do que um veículo que vai andar apenas por uma única região;
  • se você optar por um caminhão seminovo, atente-se às condições do veículo.

Assim como a compra de um carro, você deve ter cuidado redobrado durante a aquisição de um caminhão. Apenas assim é possível fazer uma boa escolha, ter sucesso na hora de fechar o negócio e comprar um veículo que atenda a todas as suas expectativas.

Mas depois de conhecer os principais modelos de caminhão Volkswagen, agora você já sabe o que há de melhor no segmento. Ao seguir as nossas dicas, ainda vai pode fazer a sua aquisição com tranquilidade e segurança.

O que achou do nosso artigo? Se acha que as informações que conferiu aqui foram úteis para você, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e levar esse conhecimento também para os seus amigos!



Notícias recentes
Conheça os melhores carros da Volkswagen
Conheça os melhores carros da Volkswagen Saiba mais...
Conheça o novo Jetta e suas características
Conheça o novo Jetta e suas características Saiba mais...
Conheça o New HR-V e seus diferenciais
Conheça o New HR-V e seus diferenciais Saiba mais...
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido