O que é sensor de fadiga e por que devo investir em um?


Diversos fatores comprometem a segurança no trânsito, como a falta de manutenção do veículo e a embriaguez, responsáveis por parte significativa dos acidentes. O sensor de fadiga busca eliminar um outro risco, muitas vezes subestimado: o cansaço do motorista, também responsável por colisões.


Não é raro ouvir relatos de pessoas que se acidentaram por terem cochilado ao volante. Além de colocarem a própria vida em risco, geram danos a pedestres, condutores e ocupantes de outros carros. Um cenário bastante indesejável, que agora conta com ferramentas tecnológicas para ser devidamente evitado.

Quer saber mais sobre o funcionamento do sensor de fadiga? Selecionamos as principais informações a respeito desse mecanismo e os motivos para você aderir a ele. Confira!

O que é o sensor de fadiga?

A detecção do cansaço não é tão fácil quanto a da embriaguez. Isso faz com que a fadiga represente um inimigo oculto do condutor: quando ela é de fato notada, pode ser tarde demais. Mas sempre existem sinais, e se eles não forem percebidos de maneira consciente pelo próprio condutor, o sensor faz a leitura.

Para isso são instaladas câmeras no interior do veículo, identificando os sintomas de cansaço emanados pelo condutor em sua postura e forma de dirigir. O objetivo é detectar indícios de sono e distração tempestivamente, para que o motorista tome medidas capazes de excluir o perigo causado pela própria fadiga.

Como funcionam os sensores de fadiga?

Quem gosta de visualizar a evolução da tecnologia certamente acompanha todos os anos os modelos disponíveis no mercado, pois as novidades logo embarcam aparecem. No caso do sensor de fadiga, trata-se de uma tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial, uma das mais promissoras para o futuro próximo.

O recurso mapeia o comportamento do motorista por meio da criação de um padrão, e as oscilações acionam o alerta para o qual ele foi projetado. O sistema promove uma leitura completa das expressões faciais do condutor, além de monitorar a via em que ele trafega.

Dessa forma, bocejos, piscadas e movimentações indesejadas, como pegar o smartphone ou corrigir a direção bruscamente, sinalizam que algo não anda bem com o motorista, e o sistema emite um alerta. Esse sinal é sonoro e visual, orientando a realização de uma pausa para descanso.

Quais as vantagens do sensor de fadiga?

É o tipo de sistema que, quanto melhor funciona, menos parece necessário. Ele não serve apenas para reduzir a gravidade dos danos, e sim para evitar as colisões, reveladas de maneira latente pela forma de dirigir e pela condição do condutor na situação concreta.

A primeira vantagem, mais notável, é a proteção da integridade física e da vida do motorista, ocupantes e demais pessoas no trânsito. Isso faz com que o custo-benefício desse sistema se torne inestimável, protegendo bens inestimáveis sob o ponto de vista financeiro.

Também é um acréscimo de segurança ao patrimônio, pois ao impedir uma colisão não se gasta valores ligados ao conserto do próprio veículo e de terceiros, tampouco com tratamentos hospitalares.

O sensor de fadiga é uma tecnologia revolucionária, que já virou item de série em diversos veículos, a exemplo do Volkswagen Nivus, e também pode ser instalado em vários outros modelos. A instalação ocorre colocando o sistema no painel do carro, como espécie de guardião do estado do condutor.

Gostou de conhecer esse dispositivo? Então aproveite a visita ao blog para conferir quais são as seis principais tendências de tecnologia automotiva!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido