Saiba qual é a postura correta ao dirigir para evitar dores na coluna


Alinhar o banco e os retrovisores são duas das orientações iniciais passadas na autoescola, mas como saber a postura correta ao dirigir? Muito mais do que conforto, fazer esse tipo de ajuste garante a segurança e o bem-estar do motorista e dos passageiros. Uma ergonomia inapropriada gera fadiga muscular e pode levar a lesões vertebrais graves.


Existe mais de uma posição ideal, especialmente para condutores que passam horas ao volante. Nesses casos, pequenas alterações são necessárias para trocar a área de esforço, a fim de não sobrecarregar outros lugares do corpo. O melhor de tudo é que as mudanças acontecem de maneira quase automática, desde que a posição inicial esteja correta.

Pensando no assunto e nas possíveis dúvidas, reunimos as melhores dicas ergonômicas para motoristas. Confira!

Cuide da região lombar

Muita gente se queixa de lombalgia, com dores na região lombar. Um dos motivos que causam esse incômodo é o desleixo ao sentar. Para contornar o problema, apoie toda a coluna no encosto do banco.

Não é fácil permanecer nessa posição por muito tempo, sobretudo para quem não tem o hábito. Nosso corpo tende a se inclinar para a frente em busca de relaxamento, mas a dor surge logo depois.

Algo por vezes imperceptível é a frequência com que se conduz veículos portando objetos no bolso traseiro, desalinhando vértebras e prejudicando a circulação sanguínea. Então, mantenha a coluna ereta se pretende ter uma postura correta ao dirigir.

Apoie o pescoço

Seguindo a dica anterior, o apoio precisa ficar no mesmo nível da cabeça e em inclinação favorável, para não sobrecarregar a coluna. Esse ajuste evita uma reação chamada de “chicote”, que ocorre em batidas, deslocando a cabeça para a frente e para trás de forma brusca.

Outro fator necessário é a regulagem dos espelhos. Se não estiverem alinhados, passa a ser necessário forçar o pescoço e a coluna para enxergar melhor. Eles devem permitir que os movimentos do motorista fiquem leves o suficiente para visualizar a área externa sem dificuldades. Faça isso antes de sair com o carro, principalmente se o uso for compartilhado.

Alinhe braços e pernas

Ainda que você tenha um veículo com câmbio automático e não precise mudar de marcha durante a direção, deixe os pés a uma proximidade confortável dos pedais. Cotovelos e joelhos devem estar ligeiramente dobrados para garantir maior agilidade e firmeza nos movimentos.

Alguns motoristas gostam de dirigir com apenas uma mão, hábito proibido pela legislação de trânsito. Nesse caso, segure o volante com as duas mãos no sentido dos ponteiros do relógio quando marca 9h15 ou 10h10. Isso facilita a visualização do painel, o acionamento de botões de comando e a movimentação do carro.

Alongue-se

O alongamento melhora as suas corridas diárias no trânsito e evita tensões na articulação e nos músculos.

Portanto, antes de entrar no automóvel, faça uma série de alongamentos nos braços, mãos, pescoço, pernas e tronco. Essa prática melhora a circulação e gera bem-estar.

E então, o que achou das dicas de postura correta ao dirigir? Ao segui-las, você faz uma direção segura e confortável, sem prejudicar sua saúde. Lembre-se de sempre reposicionar o corpo de forma periódica para não sobrecarregar a coluna. Transforme as boas práticas em hábitos para fugir de dores e lesões desnecessárias!

Se curtiu o conteúdo e quer acompanhar as novidades do Grupo AB, assine nossa newsletter. É rápido: basta informar seu nome e e-mail!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido