O que considerar em relação à potência do carro na hora da compra?


Ao comprar um carro novo, é muito importante que todo motorista conheça os dados e as informações básicas relacionadas aos veículos. Caso não esteja por dentro do assunto, você pode acabar se perdendo em meio a tantas siglas e nomes desconhecidos que são usados pelas montadoras para destacar o desempenho dos modelos.


Uma informação que todo motorista deve conhecer é quanto à potência, que nada mais é do que um dos fatores que definem o desempenho do motor, sendo calculada a partir de cavalos e cilindradas.

Neste post, você vai entender o que são esses e outros elementos que definem a potência de carro, além de conhecer o que é o torque e ficar por dentro de dicas para aumentar a potência do motor. Siga com a gente para conferir!

O que considerar no momento da compra quanto à potência de carro?

Existem diversas variáveis e unidades de medidas usadas para definir a potência, o que pode acabar confundindo muitos motoristas. A seguir, explicamos cada uma delas.

Cavalos

Conhecido também como cavalo-vapor, o cavalo é uma unidade de medida de potência calculada nos carros por uma ferramenta chamada dinamômetro. Aqui no Brasil, a potência de todo motor é definida em cavalos — o Jaguar E-Space, por exemplo, tem 300 cavalos de potência.

Como você deve imaginar, os cavalos do carro têm, sim, relação com o animal. Quem teve essa ideia foi o escocês James Watt, que resolveu descobrir quantos cavalos seriam necessários para substituir o trabalho de uma máquina a vapor.

Ao fazer alguns cálculos, ele descobriu que um cavalo seria capaz de transportar 150 quilos por 30 metros em 1 minuto. Com isso em mente, Watt chegou à seguinte conversão: um cavalo-vapor (CV) é igual a 735,4 W.

Cilindradas

Medidas em centímetros cúbicos, as cilindradas referem-se à capacidade dos cilindros do motor de receber um determinado volume de ar e combustível. Um veículo de quatro cilindros com 1.000 cilindradas, por exemplo, tem capacidade de 250 cm³ por cilindro. Já motores de três cilindros de 999 cilindradas, encontrados em modelos mais modernos, têm 333 cm³ por cilindro.

É importante destacar que, quanto maior for a cilindrada, mais combustível você vai gastar para manter o motor funcionando. Dessa forma, se você pretende usar o carro apenas em ambientes urbanos, os modelos com cilindradas baixas, como os de 1.000, são os mais indicados.

Por outro lado, automóveis com mais de 1.600 cilindradas são indicados para quem tem o costume de viajar, pois eles apresentam um ótimo desempenho em altas velocidades, em estradas de terra e em ultrapassagens.

Válvulas

Outro elemento importante da potência de motor são as válvulas, responsáveis pela entrada e saída dos gases de combustão nos cilindros. A denominação 8V e 16V, que você com certeza já viu por aí, indica o número de válvulas no cabeçote do motor — quanto mais válvulas por cilindro, mais rápida vai ser a troca de gases e maior a admissão de ar no motor.

Em ciclos mais lentos, em que o motor está em baixa rotação, a quantidade de ar nos cilindros pode acabar atrapalhando, uma vez que a mistura perde a composição adequada. Portanto, um 8v tem um menor rendimento em rotações mais altas, mas ganha torque em rotações baixas. Em relação ao de 16v, ocorre o contrário.

O mais indicado é usar válvulas 8v nas cidades, pois a rotação geralmente é mais baixa e vai entregar o melhor torque mais rapidamente. Caso você tenha o costume de dirigir em estradas, um 16v é a melhor opção, já que seu pico de torque ocorre em rotações altas, ou seja, haverá mais potência em altas velocidades e ultrapassagens.

Qual a diferença entre torque e potência?

Como você já deve ter percebido, torque e potência são grandezas relacionadas, mas contam com algumas diferenças. Enquanto a potência leva o tempo em consideração, isso não ocorre quando o assunto é o torque. Na verdade, o torque representa a força total que o propulsor pode produzir, enquanto a potência está relacionada à velocidade máxima a que o veículo consegue chegar.

Quanto maior o torque, melhor e mais rápido o carro vai responder às acelerações do motorista, assim como maior será o potencial do motor de trabalhar. Dessa forma, esse é um elemento muito importante para condutores de veículos de transporte, como caminhões e ônibus, pois quanto mais torque for gerado, mais peso o veículo vai conseguir transportar em rotações baixas.

No Brasil, o torque é medido por quilograma força vezes metro (kgf.m), sendo calculado por meio de um dinamômetro, assim como os cavalos. Além disso, sua medição é muito fácil e simples de ser feita.

Como aumentar a potência de carro?

Em seu dia a dia, é possível tirar todo o proveito da potência do motor do carro e aumentar o número de cavalos. Confira algumas dicas para isso:

  • troque o escape do carro por um de maior diâmetro. Caso a dimensão do tubo for muito apertada, os gases serão expelidos com mais dificuldade, influenciando negativamente o desempenho do motor;
  • aumente as entradas de ar do motor instalando um kit de admissão direta. Isso vai reduzir o consumo de combustível e garantir mais energia ao motor. Mas lembre-se: o trabalho deve ser feito por um profissional especializado;
  • reprograme a centralina do modelo, dispositivo responsável por fazer a gestão da entrada de combustível. Quando a centralina deixa passar muito combustível, o carro vai apresentar uma potência maior. Além disso, se você privilegiar uma maior entrada a baixos regimes, o consumo de combustível tende a cair;
  • os filtros de ar e de combustível também devem ser trocados com regularidade, seguindo as instruções do fabricante. No entanto, se você trocar os filtros em um intervalo menor de tempo, a performance do veículo vai melhorar;
  • outra dica é retirar o máximo de peso do carro. Para isso, dê uma limpeza geral no bagageiro e evite acumular objetos em outras partes do veículo.

Depois de conferir este artigo, você conheceu as principais características dos elementos relacionados à potência de carro. Com esse conhecimento em mãos, é possível ter uma visão mais crítica sobre os automóveis e escolher os modelos mais potentes na hora de comprar o carro novo.

Gostou do artigo? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar outras dicas e orientações para melhorar a performance do seu carro no trânsito!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido