Quais os cuidados que você deve tomar ao dirigir durante a pandemia?


Nos últimos meses, uma medida se tornou indispensável para nossa rotina: a higienização. Ela deve ir além de lavar somente as mãos, abrangendo objetos de uso contínuo a fim de combater o coronavírus.


Essa prática também vale para quem pretende dirigir durante a pandemia. Existem vários cuidados importantes para limpar e desinfetar seu automóvel com eficiência, diminuindo a probabilidade de contágio.

A melhor atitude é ficar em casa e se prevenir. Mas sabemos que muitas pessoas ainda precisam sair para trabalhar ou cumprir demandas essenciais como ir ao mercado, ao hospital e à farmácia. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de higienização correta do carro. Veja a seguir!

Limpeza geral

De início, realize uma boa limpeza interna do carro. Remova todo resíduo aparente, como embalagens e outros materiais. Para as superfícies, use uma flanela úmida com água e sabão neutro. Passe-a em locais como câmbio, painel, volante, bancos e demais superfícies plásticas.

Depois, aplique desinfetante de uso geral para finalizar o procedimento. Não é preciso usar álcool em gel, pois o desinfetante contém bactericida suficiente para garantir a eficiência da higienização.

Ar condicionado

É muito importante fazer a limpeza periódica do ar condicionado. Afinal de contas, a proliferação de vírus, fungos e bactérias ocorre justamente no filtro de ar, sobretudo se houver acúmulo de sujeira.

Logo, o ideal consiste em fazer a limpeza a cada dois meses. Para isso, procure um profissional especializado.

Carro em estacionamento

Se for preciso deixar seu automóvel em algum estacionamento, manobre-o você mesmo. Evite deixar a chave sob o pneu ou no para-brisa, pois esses locais podem estar contaminados pelo vírus.

Além disso, lembre-se de higienizar chave e maçanetas das portas assim que entrar no carro.

Celular e outros objetos

Antes de dirigir, desinfete seu smartphone com álcool isopropílico. Outros objetos que você pretende levar no carro, como bolsa, carteira, maletas, chaves, óculos e sacolas, também exigem esse cuidado.

Separe uma caixa de papelão para guardá-los, evitando toques na maçaneta do porta-luvas com frequência. Após usá-la, jogue fora.

Máscara e álcool gel

Máscaras que cobrem nariz e boca são obrigatórias para sair de casa, inclusive para quem dirige. Se a autoridade policial avistar alguém sem o objeto, pode aplicar multa. Portanto, não esqueça de colocar uma máscara assim que entrar no automóvel.

Importante: jamais deixe um frasco de álcool gel dentro do seu carro. Se o veículo estiver estacionado sob o sol quente, há risco de incêndio.

Caronas

Evite dar caronas ao dirigir durante a pandemia. Caso seja necessário, oriente o passageiro sobre a realização dos mesmos procedimentos de higienização que você faz: usar máscara, limpar as mãos e objetos e não despejar lixo.

Além disso, segundo o infectologista Adriano Silva, o ambiente fechado pode aumentar o risco de transmissão do vírus. Portanto, quando houver duas pessoas ou mais dentro do veículo, deixe as janelas sempre abertas.

Bateria

Por causa das restrições atuais, pode ser que você fique um tempo sem usar o carro. O recomendado é ligá-lo pelo menos uma vez por semana durante alguns minutos. Assim a bateria não descarrega e você elimina o surgimento de prejuízos.

Mas cuidado: não faça o procedimento em local fechado, dentro do automóvel e com o motor funcionando. Os gases que saem do escapamento podem causar problemas respiratórios e levar à asfixia.

Com as dicas de como dirigir durante a pandemia, você reduz os riscos de infecção graças ao maior cuidado com seu carro. Ao trafegar sozinho por avenidas movimentadas ou semáforos, deixe as janelas fechadas para evitar a troca de ar com outras pessoas. Toda atenção é pouca quando o assunto é um vírus que apresenta alto índice de contágio.

Se você gostou do conteúdo e quer acompanhar as novidades do blog, assine nossa newsletter!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório