Fox ou Sandero: conheça a diferença entre eles!

Quem procura um veículo para usar no dia a dia e para viagens não muito longas certamente já se deparou com o Fox ou Sandero, que são ótimos carros. Mas sempre há um que se encaixa melhor ao seu perfil e expectativas. Por isso, é importante conhecer melhor os modelos em questão antes de decidir.


O Volkswagen Fox está há mais tempo no mercado brasileiro e, mesmo com as reestilizações, ainda lembra bastante o modelo lançado no distante ano de 2003. Já o Renault Sandero é um pouco mais recente e passou por intervenções profundas em seu design, o que dá a ele um visual contemporâneo.

Quer saber mais sobre esses dois clássicos do mercado automotivo nacional? Selecionamos as principais diferenças entre eles para facilitar a sua escolha. Confira!

As vantagens

Ambos são veículos já conhecidos pelos reparadores automotivos, contam com boa liquidez no mercado de usados e cumprem bem o papel de serem carros feitos para o dia a dia nas cidades. Por serem compactos, cabem em vagas apertadas, algo cada vez mais desejado para quem usa o veículo no trajeto entre a casa e o trabalho.

Eles também compartilham peças com outros veículos de suas respectivas marcas, o que garante uma boa oferta de peças de reposição e menos tempo "internado" nas oficinas mecânicas. As revisões também são compatíveis, com valores na faixa dos R$ 500,00.

O Fox tem uma vantagem quanto à credibilidade da marca e número de concessionárias espalhadas pelo país, e isso deve ser considerado tanto no momento da compra quanto no momento da venda, pois implica uma menor depreciação e valorização do seu dinheiro.

Por outro lado o Sandero já está no mercado há quase 15 anos e a marca tem ganhado a confiança do público consumidor, há uma tendência valorização do modelo no mercado de usados e, por ser mais moderno que o Fox, a liquidez tende a ser maior.

Há também diferenças geradas por questões regionais, pois dentro dos grandes centros urbanos o Renault é mais vendido, por contar com um número maior de concessionárias. No interior, o panorama é outro, com vantagem para o Fox, pois a Volkswagen tem uma presença maior nas cidades pequenas e médias.

O público do interior do país tem outras prioridades além da tecnologia, como a confiabilidade do veículo, o que também soma alguns pontos a favor do Fox. Já nas cidades maiores há uma busca pela tecnologia e modernidade do projeto, o que revela uma vantagem para o Sandero.

As particularidades

Quando foi lançado, o Fox surpreendeu bastante o público em razão do seu design "exótico", por ser um veículo compacto monovolume e mais alto que o usual. Aliás, a posição elevada em relação ao chão é um dos seus charmes, tanto que se tornou marca registrada dos SUV's, que são os queridinhos do público há, pelo menos, uma década.

Mas, evidentemente, isso dividiu opiniões à época, embora hoje a maioria tenha se acostumado com seu estilo. O Sandero também não tinha um visual unânime perante o público, era até considerado "feinho", mas a marca soube trabalhar isso nas reestilizações feitas no modelo.

Hoje ele tem boa fama, até mesmo no mercado de usados, pois a mecânica e a adaptação às condições do calçamento brasileiro também foram priorizados pela marca ao longo dos anos. Hoje também há um futuro mais promissor para o Renault, que segue recebendo a atenção da marca, enquanto o Fox se prepara para ceder o seu lugar na linha para o Polo de forma definitiva.

É preciso apontar que a longevidade não é exatamente um problema, são vários os exemplos de veículos que continuam em produção desde os anos 60, a exemplo do Chevrolet Corvette e Ford Mustang. Mas é necessário que haja um esforço por parte das montadoras para que as atualizações, de fato, representem algo novo — e, quanto a isso, a Volkswagen foi menos diligente do que o recomendável.

Ainda assim, o Fox representa um bom investimento em relação ao uso que costuma ser dado a ele e por ser extremamente confiável. Também conta a seu favor os equipamentos que ele tem recebido de série, como forma de compensar as mudanças brandas sobre o seu visual.

Descrição técnica

A essa altura do campeonato, as melhores versões de ambos contam com motores 1.6, que, no caso do Fox, é mais um dos indicativos da pouca inovação sobre o modelo, que vem sendo vendido apenas com o cabeçote de 8 válvulas. Mas isso é bom para quem dirige predominantemente nas cidades, pois ele é mais esperto no "acelera e para", além de ter uma manutenção bem mais acessível.

O Sandero tem motor 16 válvulas, com desempenho melhor na estrada, tanto em termos de velocidade quanto em relação à economia de combustível. A potência do Renault também é maior, são até 118 cv contra 104 do rival, que tem a seu favor o fato de ser um pouco mais leve.

A performance do Fox não é das mais empolgantes, mas é bastante decente. Ele sai da inércia para os 100 km/h em 10,1 segundos e chega à velocidade máxima de 183 km/h. O Sandero, por sua vez, consegue marcas um pouco melhores: são 9,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima.

A economia de combustível também é um pouco superior no Renault, ao menos na versão manual, que tem sido considerada neste texto. Já a versão automática praticamente empata com o Fox.

Como escolher o melhor?

Fizemos uma avaliação transparente sobre ambos modelos, destacando tanto seus pontos positivos quanto os negativos, para você avaliar aquele que merece o seu investimento. O Fox continua uma ótima opção para quem utiliza o carro no dia a dia, enquanto o Sandero é mais versátil e moderno.

Para escolher o Fox ou Sandero, você deve considerar o que gera maior encantamento, qual deles se alinha ao seu tipo de uso e cabe no seu orçamento, considerado também o consumo e revisões. Dessa forma, fica difícil errar e o resultado será uma relação harmoniosa entre você e o seu novo carro.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e conheça as nossas condições para a sua próxima compra!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido