Fox ou Sandero: conheça a diferença entre eles!

Quem procura um veículo para usar no dia a dia e para viagens não muito longas certamente já se deparou com o Fox ou Sandero, que são ótimos carros. Mas sempre há um que se encaixa melhor ao seu perfil e expectativas. Por isso, é importante conhecer melhor os modelos em questão antes de decidir.


O Volkswagen Fox está há mais tempo no mercado brasileiro e, mesmo com as reestilizações, ainda lembra bastante o modelo lançado no distante ano de 2003. Já o Renault Sandero é um pouco mais recente e passou por intervenções profundas em seu design, o que dá a ele um visual contemporâneo.

Quer saber mais sobre esses dois clássicos do mercado automotivo nacional? Selecionamos as principais diferenças entre eles para facilitar a sua escolha. Confira!

As vantagens

Ambos são veículos já conhecidos pelos reparadores automotivos, contam com boa liquidez no mercado de usados e cumprem bem o papel de serem carros feitos para o dia a dia nas cidades. Por serem compactos, cabem em vagas apertadas, algo cada vez mais desejado para quem usa o veículo no trajeto entre a casa e o trabalho.

Eles também compartilham peças com outros veículos de suas respectivas marcas, o que garante uma boa oferta de peças de reposição e menos tempo "internado" nas oficinas mecânicas. As revisões também são compatíveis, com valores na faixa dos R$ 500,00.

O Fox tem uma vantagem quanto à credibilidade da marca e número de concessionárias espalhadas pelo país, e isso deve ser considerado tanto no momento da compra quanto no momento da venda, pois implica uma menor depreciação e valorização do seu dinheiro.

Por outro lado o Sandero já está no mercado há quase 15 anos e a marca tem ganhado a confiança do público consumidor, há uma tendência valorização do modelo no mercado de usados e, por ser mais moderno que o Fox, a liquidez tende a ser maior.

Há também diferenças geradas por questões regionais, pois dentro dos grandes centros urbanos o Renault é mais vendido, por contar com um número maior de concessionárias. No interior, o panorama é outro, com vantagem para o Fox, pois a Volkswagen tem uma presença maior nas cidades pequenas e médias.

O público do interior do país tem outras prioridades além da tecnologia, como a confiabilidade do veículo, o que também soma alguns pontos a favor do Fox. Já nas cidades maiores há uma busca pela tecnologia e modernidade do projeto, o que revela uma vantagem para o Sandero.

As particularidades

Quando foi lançado, o Fox surpreendeu bastante o público em razão do seu design "exótico", por ser um veículo compacto monovolume e mais alto que o usual. Aliás, a posição elevada em relação ao chão é um dos seus charmes, tanto que se tornou marca registrada dos SUV's, que são os queridinhos do público há, pelo menos, uma década.

Mas, evidentemente, isso dividiu opiniões à época, embora hoje a maioria tenha se acostumado com seu estilo. O Sandero também não tinha um visual unânime perante o público, era até considerado "feinho", mas a marca soube trabalhar isso nas reestilizações feitas no modelo.

Hoje ele tem boa fama, até mesmo no mercado de usados, pois a mecânica e a adaptação às condições do calçamento brasileiro também foram priorizados pela marca ao longo dos anos. Hoje também há um futuro mais promissor para o Renault, que segue recebendo a atenção da marca, enquanto o Fox se prepara para ceder o seu lugar na linha para o Polo de forma definitiva.

É preciso apontar que a longevidade não é exatamente um problema, são vários os exemplos de veículos que continuam em produção desde os anos 60, a exemplo do Chevrolet Corvette e Ford Mustang. Mas é necessário que haja um esforço por parte das montadoras para que as atualizações, de fato, representem algo novo — e, quanto a isso, a Volkswagen foi menos diligente do que o recomendável.

Ainda assim, o Fox representa um bom investimento em relação ao uso que costuma ser dado a ele e por ser extremamente confiável. Também conta a seu favor os equipamentos que ele tem recebido de série, como forma de compensar as mudanças brandas sobre o seu visual.

Descrição técnica

A essa altura do campeonato, as melhores versões de ambos contam com motores 1.6, que, no caso do Fox, é mais um dos indicativos da pouca inovação sobre o modelo, que vem sendo vendido apenas com o cabeçote de 8 válvulas. Mas isso é bom para quem dirige predominantemente nas cidades, pois ele é mais esperto no "acelera e para", além de ter uma manutenção bem mais acessível.

O Sandero tem motor 16 válvulas, com desempenho melhor na estrada, tanto em termos de velocidade quanto em relação à economia de combustível. A potência do Renault também é maior, são até 118 cv contra 104 do rival, que tem a seu favor o fato de ser um pouco mais leve.

A performance do Fox não é das mais empolgantes, mas é bastante decente. Ele sai da inércia para os 100 km/h em 10,1 segundos e chega à velocidade máxima de 183 km/h. O Sandero, por sua vez, consegue marcas um pouco melhores: são 9,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima.

A economia de combustível também é um pouco superior no Renault, ao menos na versão manual, que tem sido considerada neste texto. Já a versão automática praticamente empata com o Fox.

Como escolher o melhor?

Fizemos uma avaliação transparente sobre ambos modelos, destacando tanto seus pontos positivos quanto os negativos, para você avaliar aquele que merece o seu investimento. O Fox continua uma ótima opção para quem utiliza o carro no dia a dia, enquanto o Sandero é mais versátil e moderno.

Para escolher o Fox ou Sandero, você deve considerar o que gera maior encantamento, qual deles se alinha ao seu tipo de uso e cabe no seu orçamento, considerado também o consumo e revisões. Dessa forma, fica difícil errar e o resultado será uma relação harmoniosa entre você e o seu novo carro.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e conheça as nossas condições para a sua próxima compra!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido