Volkswagen Fox


Embora não seja tão badalado quanto outros modelos da marca, o Volkswagen Fox segue firma em sua jornada que teve início no ano de 2003, há quase vinte anos. Isso é algo comum para a montadora, que tem o costume de oferecer vida longa aos modelos da marca, que sobrevivem por gerações.


Quando entrou no mercado, o Fox já oferecia novidades, como o fato de ter sido o primeiro carro 1.0 com motorização flex combustível. Se hoje esse item é comum a praticamente todos os veículos do mercado nacional, no início dos anos 2000 era algo excepcional.

O tempo não parou desde então, e o Volkswagen Fox também não. Continue a sua leitura e conheça alguns dos segredos do modelo para chegar em 2020 ainda com fôlego. Confira!

Visual

Esse é um aspecto que recebeu algumas reestilizações ao longo dos anos, mas ele mantém grande parte das suas linhas originais. Na dianteira do veículo, destaca-se a grade fina com friso cromado, que se integra aos faróis de dupla parábola com repetidor de direção na parte de baixo.

O novo para-choque contribui para dar ao veículo um ar mais arrojado e contemporâneo, e em algumas versões há o repetidor de direção nos retrovisores. Ainda de acordo com a versão escolhida, o Fox poderá vir equipado com rodas aro 15 ou 16.

A lateral mantém a maior parte do aspecto original do Fox, isto é, não houve grandes mudanças na carroceria nessa parte do veículo, mas o mesmo não se pode dizer da traseira. Ela foi a que sofreu alterações mais notáveis ao longo do tempo e, hoje, conta com lanterna divisível com a abertura do porta-malas, e o logotipo da Volkswagen funciona como uma maçaneta para a sua abertura.

Interior

Desde o seu lançamento o modelo adotou um estilo diferente do usual, ele foi projetado do interior para o exterior, uma técnica chamada "designed around the passenger" (desenho ao redor do passageiro, em uma tradução livre). Isso fez com que seu foco fosse o conforto e a ergonomia dos ocupantes, e isso é algo que se manteve com alguns incrementos tecnológicos.

Seu painel tem o estilo do Golf, um hatch bastante superior. Essa superioridade se nota pela diferença dos materiais empregados, embora o desenho e encaixe das peças seja perfeito. Destaca-se também o acabamento em dois tons.

Há ainda uma mistura entre a instrumentação analógica, com display de computador de bordo e uma central multimídia com tela de 6,5 polegadas. O ar condicionado peca por não ser digital, e sim manual, mas no geral o acabamento é superior ao do Volkswagen Gol, que se solidificou como carro de entrada da marca. Como a diferença de preços não é tão expressiva, o custo-benefício do Fox se destaca.

Sobre a central multimídia, chamada de composition touch, sua tela é sensível ao toque e possibilita o espelhamento com smartphones que adotam o sistema Android e também IOS. Uma forte aliada tecnológica que facilitará a sua rotina.

Pelo seu tipo de projeção, não há contradição, ele oferece bom espaço para os ocupantes e os bancos são muito mais confortáveis que os que eram usados nas primeiras versões. O único item que merece ponderação é o porta-malas, pois deve-se avaliar se os seus 270 litros de capacidade de carga são suficientes para o tipo de uso que você dará a ele. Caso o uso seja majoritariamente urbano, esse não será um impeditivo para a sua compra.

Motores

Esse é certamente o aspecto no qual o Volkswagen Fox está mais defasado, pois são motores utilizados há anos, que não se destacam pela tecnologia empregada e sim pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. Se a idade do projeto mecânico não for o item mais relevante a ser avaliado em sua compra, ele oferecerá desempenho decente e com manutenção bastante acessível.

O Fox chegou em 2020 com apenas uma opção de motorização, o 1.6 de 8 válvulas, que também está presente no Gol, Voyage, Saveiro e SpaceFox. São veículos de entrada e que oferecem outros atributos aos potenciais compradores, por isso, é bastante utilizado por frotistas e outros profissionais que usam o carro como instrumento para o trabalho. A depender das suas prioridades, ele também pode ser o veículo ideal para você.

Seu motor 1.6 rende 101 cv de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol. A partir de 2.500 rpm seu desempenho fica ágil o bastante para oferecer retomadas e ultrapassagens com maior segurança. Ele conta com transmissão manual de 5 marchas ou a automatizada I-Motion, também de 5 velocidades.

Desempenho

A esportividade e alta performance não são as propostas do Volkswagen Fox, mas mesmo assim ele não decepciona. Seu motor 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, marca compatível com modelos com motorização moderna e preços superiores. A velocidade máxima alcançada é de 186 km/h — são números compatíveis com os de motores 2.0 em um passado não muito distante.

Em relação ao consumo, ele também apresenta números satisfatórios. Abastecido com etanol, ele registra 7,4 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada. Com gasolina, são 10,4 km/litro em trecho urbano e 11,8 km/litro na estrada.

Vantagens de se escolher o Volkswagen Fox

O Fox criou uma família com base no seu projeto, a exemplo do CrossFox e do SpaceFox, e a sua continuidade no mercado nacional não é por acaso, tendo em vista que o consumidor brasileiro é cada vez mais exigente. Ele mesmo, com quase 20 anos, ainda consegue ser atraente e oferece ótimo custo-benefício.

A maturidade do projeto também tem outros aspectos positivos, como o melhor acerto mecânico e na suspensão, sendo que essa última era um ponto com ressalvas nas versões antigas.

Sua versão de entrada, a Connect parte dos R$ 51.490, e se o valor do veículo é um fator relevante, certamente a manutenção também será. Nesse caso, por ter uma mecânica conhecida e compartilhada com outros modelos com alta vendagem, a farta oferta de peças e de mão de obra qualificada fazem do seu pós-venda um dos melhores do Brasil.

O Volkswagen Fox oferece inúmeras vantagens e um ótimo custo-benefício. Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco! Nós estamos à disposição para atendê-lo!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido