Filtro de combustível: para que serve e quando trocá-lo?

Embora seja uma peça relativamente barata e de fácil substituição, o filtro de combustível tem um papel muito importante em um veículo e é preciso ter atenção quanto a esse componente. Se ele estiver em mau estado, um simples conserto pode acabar virando uma grande dor de cabeça e lhe custar muito dinheiro.


Para que isso não aconteça, preparamos este texto explicando qual a função do filtro de combustível, quais sinais indicam que ele deve ser trocado e qual o seu prazo médio de substituição!

Qual é a função do filtro de combustível?

O filtro de combustível é um componente descartável, construído com uma estrutura normalmente de plástico, aço ou alumínio e dotado de um material filtrante, geralmente um papel à base de fibras de celulose. Apesar de ser simples e barato, ele tem uma função extremamente útil em um veículo.

Para que a queima da mistura entre ar e combustível seja a melhor possível, é preciso que o material esteja livre de qualquer impureza, e esse é justamente o papel desse filtro, reter qualquer detrito que venha do tanque. Ferrugem, poeira e até pequenos grãos podem causar muitos problemas e prejudicar o desempenho do carro.

Que sinais indicam problema no filtro de combustível e por que trocá-lo?

Quando o filtro está saturado, ou seja, com muita sujeira, ele pode impedir o fluxo de combustível para o motor e trazer uma série de consequências. Dentre as principais estão:

  • a partida fica mais difícil ou o carro simplesmente não pega;
  • o veículo perde desempenho;
  • podem ocorrer engasgos e mudanças no comportamento da marcha lenta;
  • é possível que o combustível se misture com ferrugem e prejudique o motor;
  • o carro pode perder potência nas arrancadas;
  • dependendo do modelo de veículo, podem ocorrer alterações no consumo de combustível.

Em alguns casos mais extremos, a redução do fluxo causa problemas na bomba de combustível, uma vez que ela terá de fazer mais força para transportar o material. Também pode ocorrer de algum detrito chegar aos bicos da injeção eletrônica e, nesse caso, uma limpeza não costuma ser barata.

Por esse motivo, ao menor sinal de que algo está errado, leve o veículo para uma revisão. Não saia trocando peças por conta própria, uma vez que outros componentes defeituosos podem causar esses sintomas e somente um profissional qualificado está apto para realizar o correto diagnóstico.

Qual é o prazo de substituição deste componente?

O prazo de troca do filtro de combustível é de 10 a 15 mil quilômetros rodados. Contudo, de acordo com André Gonçalves — consultor técnico da MANN+HUMMEL, uma das maiores fabricantes desse componente —, o local em que o veículo trafega também tem de ser levado em consideração. O especialista diz que o ideal é consultar a recomendação do fabricante e o manual do veículo.

Independentemente do prazo, para manter o filtro de combustível sempre em bom estado e seu carro andando como novo, faça revisões constantes e pratique a manutenção preventiva. Como você viu, um componente barato pode levar a uma série de problemas ao perder eficiência.

Agora que você já conhece o filtro de combustível, que tal aprender sobre outro componente? Leia nosso texto e veja para o que serve a vela de ignição do carro!

 



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido