Documentação

IPVA 2026: saiba todos detalhes sobre como realizar o pagamento

Publicado:

Tudo sobre o IPVA 2026: confira o calendário de pagamentos por placa, como calcular o valor, datas de vencimento e o passo a passo para emitir sua guia.

IPVA 2026: saiba todos detalhes sobre como realizar o pagamento

Uma das responsabilidades que os proprietários de veículos têm anualmente, com exceção de alguns grupos de condutores, é o pagamento do IPVA, um tributo estadual que abastece os cofres públicos de estados e municípios.

Para apresentar o conceito do IPVA 2026, redigimos um artigo bem completo, diferenciando-o do licenciamento e detalhando datas, formas de pagamento (parcelado ou à vista com desconto) e como é feito o cálculo do valor. 

A intenção é orientar os donos de veículos sobre como consultar o débito, opções de economia, e os critérios de isenção por idade, deficiência ou profissão. Vamos também fazer um alerta sobre as consequências do não pagamento (multas, impedimento do licenciamento). 

O que é o IPVA 2026?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e é um tributo estadual cobrado dos proprietários de veículos terrestres, os carros, motocicletas, caminhões, utilitários e ônibus.

O imposto é direcionado para o próprio estado, e seu uso não é pré-determinado, pode ir para diferentes finalidades, como manutenção e sinalização das vias, ou mesmo construção de empreendimentos. Uma parte do valor arrecadado, 50%, é direcionado ao município onde o veículo está licenciado.

Qual a diferença entre IPVA e licenciamento?

O IPVA é um tributo estadual, cobrado todos os anos sobre a propriedade de veículos automotores, com a finalidade de arrecadar dinheiro para os cofres do Estado e do Município para uso variado, não necessariamente em vias ou no trânsito. O seu cálculo é feito com base no valor do veículo e na alíquota de cada estado.

Já o licenciamento anual é cobrado uma vez por ano e sua finalidade é atestar que o veículo está em perfeitas condições de circular, seguindo as normas ambientais e de segurança definidas pelas leis de trânsito e ambientais. 

É o seu pagamento, e de todos os outros débitos, que permite que o CRLV-e, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, seja emitido, já que sua apresentação é obrigatória e conduzir um veículo não licenciado é uma infração gravíssima, que rende multa, pontos na habilitação e apreensão do veículo.

Calendário de pagamento do IPVA 2026

Vamos apresentar as datas para o pagamento do IPVA 2026:

Datas oficiais de pagamento

O pagamento do IPVA 2026 já tem suas datas marcadas, e cada final de placa tem seu dia limite. As placas de final 1 devem efetuar o pagamento até 12/01/206, as de final 2 até 13/01/2026, as de final 3 até 14/01/2026. 

As placas de final 4 podem pagar o IPVA 2026 até dia 15/01/2026, as de final 5 até 16/01, de final 6 até dia 19/01/2026, as de final 7 até dia 20/01/2026, com final 8 até 21/01/2026, de final 9 em 22/01/2026 e com final 0 até o dia 23/01/2026.

Pagamento em cota única

Caso o proprietário do veículo prefira pagar de uma única vez o IPVA com o desconto do seu estado, no Rio de Janeiro e em São Paulo o percentual é de 3%, basta pagar a cota única no dia de vencimento do final da sua placa em janeiro. Se perder o prazo, perde o desconto.

Pagamento parcelado

Para quem prefere pagar em parcelas, são normalmente de 3 a 10 parcelas, com vencimentos que vão de janeiro a março, ou se estendendo conforme o número de parcelas, com o valor cheio. A divisão do valor varia de acordo com o valor do imposto, e cabe lembrar que as datas e número de parcelas para caminhões são diferentes, então é preciso ficar atento.

Valor do IPVA 2026

O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo, utilizando a Tabela Fipe como referência e através de alíquotas que os estados podem adotar por conta própria, que variam de 0,5% a 4%.

Os percentuais do Rio de Janeiro são:

  • 4% para carros flex ou a gasolina

  • 2% para motos

  • 1,5% para automóveis movidos a GNV ou híbridos

  • 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica

Como consultar o valor do IPVA 2026?

Para saber quanto será o valor do IPVA 2026 do seu veículo basta entrar no site da Sefaz, a Secretaria de Fazenda, ou no site do Sivei, o Sistema de Veículos. Para emitir a guia basta entrar no site do Detran ou no do Sefaz e digitar o Renavam no campo indicado.

Como pagar o IPVA 2026?

Depois de consultar o valor do IPVA 2026, é possível realizar o pagamento online ou através da guia, o Darj, e pagar em alguma instituição recebedora. Para pagar o boleto basta acessar o aplicativo da sua rede bancária credenciada com o número do código de barras ou se encaminhar até o local mais próximo de recebimento do tributo.

Formas de pagamento disponíveis

As opções são pagar a cota única com desconto em janeiro, cota única sem desconto em fevereiro, ou realizar o parcelamento determinado pelo emissor, 3, 5, 6 ou 10 parcelas, com início na data de vencimento respectiva ao final da placa do veículo.

Como economizar no pagamento do IPVA 2026?

Para quem está em busca de uma economia na hora de pagar o IPVA, existem algumas maneiras de conseguir uma redução no valor do imposto, como mostraremos abaixo:

Desconto para pagamento à vista

O desconto para pagamento antecipado, em janeiro, da cota única, oferece uma redução que varia de um estado para o outro, no Rio de Janeiro e em São Paulo o percentual é de 3% sobre o total do imposto.

Mas os motoristas que participam do Registro Nacional Positivo de Condutores, o RNPC, também podem conquistar um desconto sobre o total do imposto, que é cumulativo com o valor oferecido pelo estado. O critério é não ter cometido nenhuma infração no trânsito nos últimos 12 meses. 

Isenção do IPVA 2026

Alguns grupos de condutores podem pleitear a isenção do pagamento do IPVA 2026, como explicaremos a seguir:

Veículos isentos por idade

Os veículos fabricados há 20 anos ou mais têm direito à isenção do IPVA, ficando assim liberados do pagamento. Em alguns estados esse período pode ser diferente, com veículos fabricados há um determinado número de anos sendo isentos, por exemplo.

Isenção para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência, PcD, que tenham veículos adaptados ou que se enquadrem nas necessidades especiais, como paraplegia, tetraplegia, amputação, paralisia cerebral, entre outras condições,  podem solicitar a isenção do IPVA, pois é direito legal.

Isenção para taxistas e frotistas

Os motoristas que usam o veículo para fins profissionais, como taxistas, mototaxistas, condutores de vans escolares, também têm o direito à isenção do imposto, mas ele deve ser solicitado em tempo hábil.

Veículos como ambulâncias, viaturas de polícia, dos bombeiros, de corpos diplomáticos, veículos oficiais e de entidades filantrópicas sem fins lucrativos se enquadram para a isenção do pagamento do IPVA 2026.

Isenções por estado

Apesar da legislação nacional determinar quem tem direito à isenção do IPVA, alguns estados estipulam regras extras, e contemplam um número maior de veículos que não precisam pagar IPVA, como por exemplo carros fabricados há 15 anos.

O que acontece se não pagar o IPVA 2026?

Caso o proprietário do veículo não pague o IPVA ele fica sujeito ao pagamento de multa, perda de pontos na carteira de habilitação, apreensão do veículo, além da inadimplência impedir que o documento de licenciamento anual seja emitido.

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Documentação Como consultar e pagar multas de trânsito e débitos veiculares online Guia completo: aprenda como consultar multas e débitos veiculares pelo Renavam no gov.br ou Detran. Veja o passo a passo para quitar pendências online. Confira!
Atualizado em
26 jan 2026
Documentação Como consultar e pagar o DPVAT atrasado online O DPVAT atrasado pode impedir o licenciamento do seu veículo! Saiba como consultar débitos antigos, emitir a guia de pagamento e regularizar sua situação online.
Atualizado em
19 jan 2026
Documentação Licenciamento anual 2026: valores, prazos e como regularizar sem filas Saiba como fazer o licenciamento 2026 online sem filas. Confira valores por estado, calendário por placa e como emitir seu CRLV-e direto no celular. Evite multas!
Atualizado em
19 jan 2026