Financiamento verde: condições e vantagens para carros sustentáveis
Financiamento verde: compre seu carro elétrico ou híbrido com juros reduzidos! Conheça os requisitos, vantagens e o passo a passo para solicitar.
Para quem sonha em comprar um híbrido plug-in ou um elétrico, ou quer ampliar sua frota com veículos mais sustentáveis, o financiamento verde pode ser a solução ideal para a realização da compra de forma mais assertiva.
E se você ainda não conhece o conceito de financiamento verde, aqui vamos detalhar o que é, os requisitos para sua aprovação, como tipo de veículo, documentação e perfil do cliente, falar sobre as linhas de crédito disponíveis e quais instituições financeiras oferecem este incentivo.
Vamos também destacar as vantagens, incluindo redução de juros, benefícios fiscais e incentivos ambientais, e orientar como solicitar, desde a simulação até a retirada do veículo, além de fornecer dicas práticas para maximizar os benefícios, como planejamento financeiro, escolha do carro e manutenção sustentável.
O que é financiamento verde?
O financiamento verde é um programa de incentivo financeiro que oferece uma linha de crédito diferenciada para quem tem interesse em adquirir veículos com uma emissão menor de poluentes, que são os elétricos, híbridos ou os que são movidos por biocombustíveis, de forma a incentivar a economia verde.
O financiamento verde permite a compra de veículos sustentáveis, mas também pode ser solicitado para a instalação de infraestrutura de recarga para híbridos plug-in e elétricos, já que seu objetivo é promover a mobilidade urbana sustentável e reduzir o impacto ambiental da indústria automobilística e do setor de transporte, público e privado.
Quais são as condições para obter um financiamento verde?
Como o programa do financiamento verde é uma linha de crédito diferenciada, sua liberação depende de alguns pré-requisitos, como veremos abaixo:
Requisitos do veículo
Para que o veículo seja aprovado pelo financiamento verde, ele deve contribuir significativamente para a redução da emissão de gases poluentes, como os híbridos, os elétricos e os que funcionam à base de biocombustíveis, esses últimos em um número bem reduzido.
Mais uma das regras do financiamento verde é que o programa seja destinado à compra de veículos novos e fabricados no país, bem como devem ter tecnologias que contribuam com a redução da pegada de carbono e promovam a eficiência energética.
E por último, mas ainda assim muito importante, é o fato do veículo, em alguns casos, precisar estar habilitado e credenciado junto ao sistema do BNDES para que o benefício seja liberado.
Perfis de clientes elegíveis
Para solicitar o financiamento verde, é necessário que o interessado cumpra também alguns requisitos, como ser maior de idade, não ter seu nome negativado em serviços de proteção ao crédito, oferecer comprovação de renda por meio de contracheques e extratos (bancários ou de cartões de crédito, ou mesmo através da declaração do IR e possuir um bom score de crédito.
No caso de empresas interessadas, é preciso que o CNPJ não tenha nenhum tipo de pendência com a Receita Federal vinculado, que o financiamento verde seja solicitado com foco em algum projeto relacionado à sustentabilidade, esteja alinhado com políticas públicas e também será avaliado o ineditismo e potencial de inserção no mercado do projeto.
Linhas de crédito e instituições financeiras participantes
São diversas linhas de crédito, e as instituições financeiras são as que mencionamos abaixo:
BNDES Finem: Para diferentes tipos de investimentos sustentáveis.
BNDES Crédito ASG: Apoio direto a planos de negócios que incentivem o desenvolvimento sustentável.
BNDES Finame e BNDES Automático: Focam no apoio a Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).
Banco do Brasil (BB): Possui linhas de crédito voltadas para a sustentabilidade.
BDMG Verde: Para financiamento de projetos que promovem a transição para a economia verde, voltado para médias e grandes empresas.
ABC Sicredi: Focado na redução da emissão de carbono e na economia verde.
Cabe ressaltar que algumas agências municipais e estaduais também oferecem linhas de crédito específicas para estimular a economia verde. Porém, é necessário checar junto à Prefeitura ou órgão do Governos se são aplicáveis.
Quais são as vantagens do financiamento verde?
Como o financiamento verde para veículos é um programa de estímulo ao uso de tecnologias sustentáveis, os responsáveis pela sua implementação e concessão oferecem algumas vantagens, vamos conhecê-las
Redução de juros e taxas
As taxas de juros e administrativas do financiamento verde são diferenciadas em relação às aplicadas aos veículos à combustão, o que os torna mais acessíveis, justamente para estimular o público e as empresas a adotarem medidas mais sustentáveis no seu dia a dia.
Benefícios fiscais (IPI Verde, ICMS reduzido)
Algumas montadoras e algumas cidades oferecem também descontos em taxas e impostos, como o IPI verde e redução no ICMS. Há também a chance de obter preços melhores ou até isenção no IPVA de veículos elétricos.
Incentivos ambientais e sustentabilidade
Sim, as vantagens financeiras são um fator muito considerável, mas os benefícios ambientais são o ponto alto deste tipo de iniciativa. Os veículos aprovados pelo financiamento verde emitem menos gases poluentes, os híbridos consomem menos combustíveis fósseis, os impactos ambientais de suas montadoras também são analisados antes de serem aprovados no programa, e o estímulo a práticas sustentáveis e à economia verde se intensificam com este tipo de incentivo.
Passo a passo para solicitar
Se você se enquadra nos requisitos necessários para solicitar um financiamento verde para compra do seu próximo veículo ou mesmo sua frota, a seguir daremos as dicas de como obtê-lo de forma mais ágil:
Consulta e simulação online
Pesquise quais são as instituições financeiras que oferecem este tipo de linha de crédito, ou tente diretamente com o BNDES. Se já escolheu o veículo e sabe seu custo, é possível realizar as simulações de financiamento online, e verificar se as taxas e valores praticados se encaixam na sua realidade financeira.
Escolhida a instituição, é necessário preencher o cadastro do financiamento verde e realizar o envio da documentação solicitada para que sua solicitação seja avaliada, juntamente com sua capacidade de pagamento dos valores envolvidos através da análise de crédito.
Aprovação de crédito
A instituição financeira escolhida vai avaliar suas informações, e se sua análise de crédito for positiva, o financiamento será liberado e em alguns dias você vai receber o retorno com a resposta com instruções para os próximos passos.
Assinatura do contrato e retirada do veículo
Depois de aprovada a solicitação, vem a parte burocrática, que é a assinatura do contrato de fornecimento verde após uma cuidadosa leitura de suas cláusulas, termos, taxas e custos totais, e finalmente seu crédito será liberado para o vendedor do veículo.
Dicas para aproveitar ao máximo
Um programa de crédito como o financiamento verde é a chance de muitas pessoas e empresas de realizar o sonho de conquistar o veículo desejado, e adotar medidas mais sustentáveis. Seguem algumas dicas para aproveitar ao máximo essa oportunidade:
Planejamento financeiro
Tenha certeza de que pode arcar com as parcelas do financiamento verde, e de que tem como fazer a comprovação da sua situação financeira, de forma a obter a aprovação e conseguir realizar a compra do seu veículo.
Escolha do veículo ideal
A escolha do veículo também é bastante importante. Lembre-se que veículos elétricos ou híbridos plug-in precisam de pontos de carregamento, e que a autonomia da sua bateria deve estar de acordo com sua rotina e realidade.
Manutenção preventiva e sustentável
Essa dica de ouro é válida para todos os tipos de veículos. Acredite nas dicas do manual do proprietário e realize manutenções preventivas e revisões dentro dos prazos recomendados pelo fabricante.
Esse tipo de medida evita que seu veículo fique mais tempo parado para reparos do que o estritamente necessário, e reduz os gastos com a substituição ou conserto de componentes e peças que poderiam ter sido melhor cuidados com a manutenção preventiva realizada em revisões.