Consórcio de moto e de carros: veja como funcionam e quando valem a pena!

Devido à facilidade de aquisição e à economia proporcionada, muitos brasileiros têm optado pelo consórcio para adquirir o primeiro veículo ou trocar o que já tem. Essa modalidade de compra se tornou interessante principalmente para quem gosta de se planejar e pretende obter um veículo sem pressa.


Afinal de contas, realizar um consórcio de veículos é uma ótima opção para quem precisa de disciplina na hora de juntar dinheiro, sem comprometer o orçamento mensal. No entanto, o consórcio de carro e moto ainda gera muitas dúvidas com relação às suas regras e funcionamento.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para explicar como funciona essa modalidade de investimento e quando ela vale a pena. Acompanhe a leitura do artigo e saiba mais!

O que é um consórcio?

De um modo geral, o consórcio é uma forma de comprar um carro ou uma moto pagando parcelas menores, comparadas a outras escolhas financeiras, e sem juros.

Trata-se de um investimento a longo prazo, por meio da junção de várias pessoas, com a intenção de partilhar recursos para atingir um objetivo comum. Em outras palavras, uma pessoa entra em um grupo, vai pagando os boletos e, ao final, é contemplada para receber o dinheiro e comprar um veículo.

Esse trabalho é administrado por uma empresa de consórcios, que cria o grupo, determina o valor das parcelas mensais e a duração do pagamento. Juntos, os participantes colaboram para uma poupança comum, usada para comprar o veículo de todos os integrantes do grupo. 

Como funciona o consórcio de motos e o de carros?

Antes de mais nada, é importante destacar que as regras do consórcio tanto na compra de carro quanto de moto são as mesmas. Então, o que você verá a seguir pode ajudar a entender como funciona nas duas modalidades!

Podemos dizer que o consórcio funciona da seguinte maneira: uma pessoa interessada em comprar o veículo entra em um grupo formado pela administradora. Então, todos os participantes contribuem com uma parcela mensal, definida em contrato, para montar uma espécie de “poupança conjunta”, chamada de carta de crédito.

A administradora fica responsável por guardar e gerenciar esse dinheiro, e uma vez por mês realiza um sorteio entre os participantes que estão com o pagamento em dia e um deles será contemplado. Caso a pessoa não queira aumentar as chances de ser sorteada, ela pode dar lances, como um leilão.

As prestações do consórcio incluem taxa administrativa, fundo comum e fundo de reserva, com percentual fixo estabelecido. Esses aspectos são calculados apenas uma vez e distribuídos ao longo do plano de consórcio de motos e de carros. Em geral, a compra pelo consórcio pode ser bem mais barata que um financiamento, já que o consórcio não apresenta juros.

O que fazer para aderir?

Para participar de um consórcio, você precisa procurar uma administradora do ramo ou um grupo em formação com interessados em um mesmo objetivo. A partir disso, pergunte sobre as condições do consórcio e a possibilidade de entrar no grupo.

Vale destacar que, ao pesquisar os planos disponíveis, é importante comparar e escolher o valor da carta de crédito, a taxa de administração e, até mesmo, a credibilidade da companhia. Além disso, lembre-se de levar em conta a sua capacidade financeira para pagar as parcelas durante o período do contrato.

É claro que não há uma forma certa ou errada de escolher seu grupo, uma vez que o melhor negócio depende da sua necessidade. No entanto, alguns cuidados podem fazer você optar por um consórcio que atenda suas expectativas.

Quando vale a pena realizar um consórcio?

Agora você já sabe como funciona o consórcio, talvez esteja pensando se esse investimento realmente vale a pena. E a resposta para isso seria: depende!

Podemos dizer que existem diferentes situações em que essa modalidade é a melhor alternativa. Uma delas é quando você deseja adquirir o veículo, mas não possui o valor para dar de entrada, e a outra é quando os juros de um financiamento, por exemplo, acabam sendo muito altos e desvantajosos.

Além disso, é interessante realizar o consórcio quando a pessoa não tem pressa de ter o veículo ou se ela apresenta dificuldade para guardar dinheiro e sempre acaba usando a reserva que seria destinada para adquirir o bem.

Portanto, o consórcio de moto e carro é uma ótima opção para quem deseja se organizar financeiramente e, dessa forma, programar melhor a aquisição do veículo próprio. Afinal, nem todo mundo tem o valor total para realizar a compra à vista. Na verdade, isso é para poucos. 

Cabe ressaltar que, quando se trata do orçamento, a aquisição de um bem não pode comprometer mais de 30% da renda. Por esse motivo, o consórcio se mostra vantajoso, pois o valor das parcelas é definido pelo participante de acordo com suas necessidades.

Quais são as principais vantagens?

Como você pôde ver, o consórcio garante diversas vantagens aos clientes, que vão além da flexibilidade e da redução dos juros em comparação ao financiamento. Afinal, sabemos que adquirir um bem durável, como uma moto ou um carro, requer uma boa dose de planejamento.

Ao participar de um consórcio, o participante apresenta uma noção prévia de quanto tempo dura o pagamento, assim como as condições de sorteio e de lance. Dessa forma, ele pode pagar as parcelas regularmente e esperar ser contemplado ou pode oferecer um lance para adiantar o recebimento do bem.

Outra vantagem de aderir ao consórcio é que ele não possui juros, apenas a taxa de administração da empresa responsável por gerenciar o grupo e garantir que as entregas sejam feitas. Assim, a utilização do recurso é mais eficiente e o participante passa a ter maior poder de compra.

Além das vantagens citados, podemos destacar:

  • crédito sem burocracia e sem juros;
  • liberdade na compra;
  • não é necessário pagar entrada;
  • uso do crédito de forma flexível;
  • segurança na hora da compra;
  • comodidade na contratação do serviço;
  • maior poder de negociação;
  • é uma maneira de economizar dinheiro;
  • prazos de pagamento que variam conforme as necessidades do cliente.

Esperamos que você tenha entendido como funciona o consórcio de moto e de carro e quais as principais vantagens de aderir a essa modalidade. Lembre-se que cada empresa oferece planos com prazos e créditos diferentes para pagamento. Por isso, o ideal é escolher aquele que cabe no seu bolso, sem prejudicar as finanças.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa modalidade, que tal conhecer algumas opções de consórcios para adquirir o seu próximo veículo? Não perca tempo, confira as opções do Grupo AB!



Notícias recentes
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape!
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape! Saiba mais...
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido