Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!

Se você é um apaixonado pelas motos e quer saber como cuidar da Harley-Davidson de maneira adequada, o primeiro passo é entender que os cuidados vão muito além da manutenção. Nesse momento, é crucial ter atenção também à limpeza e conservação.


Neste post, você vai descobrir quais são as 8 principais dicas para cuidar da sua moto e mantê-la sempre no auge do desempenho. Boa leitura!

1. Faça a lavagem com a moto fria

Se o veículo estiver com o motor quente, a dica é esperar até que ele esfrie para iniciar a limpeza. Isso porque, caso ele entre em contato com a água gelada ou em temperatura ambiente, alguns elementos mais sensíveis poderão ser danificados por essa brusca mudança. Além disso, a ação gera vapor quente, fazendo com que você também possa correr o risco de se queimar.

2. Use os produtos certos para tirar manchas

Para não danificar a pintura da sua Harley, tenha em mãos pincel e óleo lubrificante. Esses itens vão permitir tirar as manchas mais complicadas, como resíduos que insistem em ficar agarrados no motor ou no escapamento.

3. Proteja as partes expostas durante a limpeza

Ao contrário de um carro, a moto não tem um capô e, portanto, seu motor, sistemas elétricos e outras partes ficam expostos. Por isso, é essencial proteger todas as partes aparentes antes da lavagem, de modo a evitar danos mecânicos ou até mesmo curtos-circuitos.

4. Faça a manutenção preventiva

O prazo para levar a moto até a oficina varia de acordo com o modelo e as condições de uso, sendo importante seguir as diretrizes do manual do proprietário e as recomendações do fabricante. No entanto, o ideal é realizar a revisão a cada 3 ou 6 mil quilômetros rodados, momento em que diversos itens devem ser verificados como freios, parte elétrica, transmissão, entre outros.

5. Verifique a calibragem dos pneus

Outro ponto que merece atenção de como cuidar da Harley é a calibragem dos pneus. Caso a pressão esteja baixa, a durabilidade ficará comprometida, além de haver um aumento no consumo de combustível. Da mesma forma, a pressão acima da recomendada compromete o conforto do condutor e aumenta o risco de acidentes em frenagens. Portanto, mantenha-os sempre calibrados.

6. Tenha cuidado com o tipo de combustível usado

Se você não tem o costume ou frequência de andar de moto, a recomendação é abastecê-la com a gasolina premium, que tenha alta octanagem. Por ter um prazo de validade elevado, ela dura mais tempo no tanque de combustível e mantém suas características essenciais por um prazo maior.

7. Preste atenção à bateria

Os modelos Harley-Davidson são equipados com baterias AGM, que são livres de manutenção. Ou seja, não é necessário abastecê-las com água ou outro tipo de solução. No entanto, se você vai deixar o veículo parado muito tempo na garagem, lembre-se de ligá-la e colocá-la em movimento por alguns momentos periodicamente para que o sistema elétrico recarregue a bateria.

8. Fique atento ao óleo

Por ter um papel crucial na lubrificação das partes móveis do motor, o óleo deve ser de qualidade e seguir as especificações definidas pelo fabricante. Também é importante ter atenção ao intervalo ideal de troca informado no manual, que varia de acordo com o modelo.

Se você quer manter a sua moto sempre em excelente estado, ser um motociclista cuidadoso deve ser parte fundamental da sua rotina. Por isso, coloque as nossas dicas em prática de como cuidar da Harley e aproveite muito mais conforto, segurança e alto desempenho ao pegar estrada sobre duas rodas.

Para conferir outras dicas e orientações de cuidados com a sua moto, sigas os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube!






Notícias recentes
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape!
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape! Saiba mais...
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido